PEQUENO GUIA AOS PROBLEMAS DA EDUCAÇÃO NO BRASIL - ANÁLISE E BIBLIOGRAFIA SELECIONADA - MALVINA ROSAT MCNEILL, PH.D., 1970

Autores

Palavras-chave:

Pensamento educacional brasileiro, Estado da arte, pesquisa, intelectuais brasileiros

Resumo

A obra está dividida em duas partes, na primeira, aborda “o desenvolvimento do pensamento educacional do Brasil, do Período Colonial com sua orientação aristocrática à visão predominante em nossos dias que acentua a relação entre o desenvolvimento econômico-político e social da Nação e a expansão, diversificação e democratização do sistema educacional” (1970, p.1). Essa parte ocupa somente 12 páginas, nas quais as referências bibliográficas estão indicadas por número, que são identificados na Parte II, que apresenta um conjunto de 198 referências comentadas, divididas em 11 tópicos.

Para os historiadores da Educação Brasileira, a obra é um documento datado, que evidencia a produção de intelectuais que pensavam a realidade nacional na década de 1950-1960, o que possibilita aos pesquisadores analisar quem e o que era produzido no Brasil e foi selecionado para um público estrangeiro. Além desse documento, a própria trajetória de Malvina pode oferecer possibilidades para estudos aprofundados, sobre protagonismos intelectuais de homens e mulheres no campo da educação, considerando variados sujeitos que constroem e construíram a história da educação e a que a historiografia precisa considerar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Helena Camara Bastos (Brasil), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Programa de Pós-Graduação em Educação e e em História/PUCRS

Referências

McNeill, Malvina Rosat Ph.D. Pequeno Guia aos Problemas da Educação no Brasil. Análise e Bibliografia Selecionada. 1970

_________. “Guidelines to Problems to Problems of Education in Brazil. A Review and Selected Bibliography. New York: Centre for Education in Latin America/Teachers College Press/Columbia University, 1970. 63p.

Downloads

Publicado

2017-09-16

Como Citar

Bastos (Brasil), M. H. C. (2017). PEQUENO GUIA AOS PROBLEMAS DA EDUCAÇÃO NO BRASIL - ANÁLISE E BIBLIOGRAFIA SELECIONADA - MALVINA ROSAT MCNEILL, PH.D., 1970. Revista História Da Educação, 21(53), 338–392. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/73451

Edição

Seção

Documento / Document / Documento