A linguagem posta à prova pelo tempo: Carlo Ginzburg e suas contribuições para a história da educação

Autores

  • Rodrigo Ribeiro Paziani Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Marechal Candido Rondon
  • Humberto Perinelli Neto Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de São José do Rio Preto/SP.

Palavras-chave:

Teoria da História, Linguagem, Educação

Resumo

A produção historiográfica de Carlo Ginzburg parece estar cada vez mais consolidada no Brasil, a ponto de ser alvo de inúmeras análises, interpretações e críticas. Contudo, este historiador ainda é pouco conhecido pelo público acadêmico, com destaque para os intelectuais que se debruçam sobre história e história da educação. Partindo deste contexto, a proposta central deste artigo será a de promover reflexões sobre o “paradigma indiciário” proposto por Ginzburg. Para tanto, apresentamos o percurso formativo, as obras de cunho teórico-metodológico e as perspectivas analíticas deste historiador, bem como possíveis relações que se pode estabelecer com os domínios da Linguagem, especificamente a Análise do Discurso, caso da corrente representada por Michel Pêcheux.    

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Biografia do Autor

Rodrigo Ribeiro Paziani, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Marechal Candido Rondon

Professor Adjunto dos Programas de Graduação e Pós-Graduação do do Colegiado do Curso de História.

Humberto Perinelli Neto, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de São José do Rio Preto/SP.

Professor do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação Interunidades (UNESP).

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Publicado

2018-07-12

Como Citar

Paziani, R. R., & Perinelli Neto, H. (2018). A linguagem posta à prova pelo tempo: Carlo Ginzburg e suas contribuições para a história da educação. Revista História Da Educação, 314–333. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/71676

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo