APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO CATÓLICA: PRODUÇÃO E CIRCULAÇÃO DE SABERES PEDAGÓGICOS

Autores

  • Evelyn de Almeida Orlando (Brasil) Pontifícia Universidade católica do Paraná
  • Paula Leonardi (Brasil) Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

História da educação, história, educação

Resumo

Apresentação

 

Este dossiê apresenta parte das pesquisas desenvolvidas no âmbito do projeto Igreja Católica e circulação de saberes pedagógicos: intelectuais, impressos e práticas educativas (1916-1970)[1]. Embora a ação de intelectuais leigos católicos de destaque tenha história de pesquisa em nosso país, veja-se, por exemplo, os estudos sobre Gustavo Corção e Alceu Amoroso Lima[2], para além, contudo do Centro Dom Vital e da Revista A Ordem, lócus privilegiado da intelectualidade católica leiga e combativa a partir de 1922, há outros espaços em que intelectuais leigos, mais ou menos brilhantes, com maior ou menor visibilidade, atuaram fazendo circular saberes, representações, defendendo valores e divulgando uma moral. A ampliação dos estudos sobre outros espaços de circulação desta intelectualidade visa a contribuir para a compreensão das várias formas assumidas pelo catolicismo (como prática e como conjunto de ideias) em nosso país, intervindo na educação, seja ela entendida como escolarização ou como socialização.

Os artigos aqui apresentados versam sobre um conjunto de práticas educativas produzidas e postas em circulação por diferentes estratégias e enderaçadas a públicos distintos. Todas, no entanto, se valeram do impresso - de forma mais ou menos privilegiada – para sistematizar e difundir os saberes que estavam sendo produzidos por meio dessas práticas. O proselitismo, a doutrinação e a evangelização por meio de impressos foi assunto bastante cuidado pela hierarquia da Igreja Católica, veja-se, para o final do século XIX e início do século XX, o documento resultante do I Concílio Plenário da América Latina, que orientaria as ações de religiosos/religiosas e leigos/leigas na região (BITTENCOURT; LEONARDI, no prelo). O alvo era a cultura e a sociedade em geral com multiplicidade de ações que buscavam dar conta de diferentes segmentos da sociedade envolvendo adultos e crianças, leigos/leigas e religiosos/religiosas. Investigar as ações pedagógicas/evangelizadoras empreendidas por intelectuais e educadores leigos favorece a compreensão de como as determinações da Igreja católica, atravessando diversos sujeitos em situações distintas, contribuiu para a permanência do catolicismo na sociedade e no cenário educacional brasileiro ao transitar no campo da produção, mediação e circulação dos saberes pedagógicos, influenciando a reconfiguração do campo educacional no Brasil.

Com público mais amplo ou direcionado ao campo pedagógico, os impressos colocam em evidência um conjunto de estratégias de difusão e imposição dos modelos pedagógicos ou de comportamento e de táticas de apropriação desses modelos, utilizados como importantes dispositivos pelos diferentes atores que ocupavam o campo educacional na primeira metade do século XX (CARVALHO; TOLEDO, 2007). Assim, além de difundir determinadas práticas, são, eles mesmos, uma prática.

Os impressos aparecem aqui, de forma transversal ou como ponto de intersecção entre os sujeitos e suas práticas. Muitos deles produziram livros, escreveram em jornais ou simplesmente tiveram suas ações noticiadas por esse veículo, foram editores ou articulistas de revistas. De uma forma ou de outra, usaram a palavra impressa para difundir valores, hábitos, comportamentos que defendiam como os ideais para a sociedade brasileira e portuguesa. O uso dos impressos na conformação de um campo pedagógico ou educacional inspira o que Marta Carvalho e Maria Rita Toledo (2007) denominam de “multifacetado campo de investigações”. São essas investigações que, segundo as autoras, “dão sólido suporte a uma história cultural dos saberes pedagógicos interessada na materialidade dos processos de difusão e imposição desses saberes e na materialidade das práticas que deles se aproxima” (CARVALHO & TOLEDO, 2007, p. 89). Educar pelas leituras tornou-se uma estratégia eficaz e utilizada de modo geral, por diferentes grupos de educadores.

Os textos apresentados neste dossiê cobrem o período 1930-1960 e dirigem seu olhar para a ação de leigos ou para a formação de leigos, por meio do estudo do bandeirantismo, da Escola de Pais, dos Focolares, da Escola Ativa católica e do Ensino Religioso. Todos tem o impresso como fonte e/ou como objeto. O período dos estudos cobre a ditadura Vargas, a II Guerra Mundial e o pós-guerra. No campo da educação assistimos aos embates entre leigos e católicos no Brasil pelo sistema Nacional de Educação, à retomada da Igreja na cena pública brasileira e à inserção de seus pontos de pauta nas Constituições e na primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Os leigos forneciam a base de apoio social e combatiam nas mais diversas frentes tendo os impressos como meio.

Os três primeiros artigos abordam práticas educativas distintas e dois deles tem a marca do protagonismo feminino. É sabido do papel fundamental que as mulheres tiveram no projeto de recatolicização, fosse como religiosas ou como leigas (LANGLOIS, 1984). Na qualidade de leigas é possível identificar suas ações nas mais diversas áreas dando visibilidade e difundindo os padrões de comportamento e valores católicos nos espaços públicos, atuando muitas vezes como mediadoras culturais (SIRINELLI, 1996) no ensino primário, secundário, profissional ou superior, na imprensa periódica ou nas associações filantrópicas (PINHEIRO,

O bandeirantismo brasileiro e suas relações com o catolicismo é perscrutado por Alexandra Lima, a partir das páginas do Correio da Manhã, marcado pela atuação de Maria José de Queiroz Austregésilo de Athayde na década de 1950. O estudo indica que, por meio de tal movimento as mulheres constituíram uma rede de sociabilidade, apoio e prestígio.

O movimento dos Focolares e o periódico Cidade Nova, criados pela professora italiana Chiara Lubich durante a Segunda Guerra são objeto de Maria José Dantas (2013). O movimento, simultaneamente eclesial, pedagógico e civil utilizava-se deste impresso que circulava no Brasil, para divulgar sua perspectiva educacional. Neste artigo, Maria José atenta para o conjunto de códigos que favorece a formação educacional em tempos e espaços distintos.

O terceiro artigo chama a atenção para as práticas endereçadas às famílias, pondo em relevo não apenas os saberes produzidos e endereçados às mesmas, como também as estratégias de formação e mobilização dos pais como verdadeiros agentes da causa educacional no Brasil e em Portugal.  Foi nesse escopo de atuação mais diversificado que o movimento da Escola de Pais nasceu no Brasil em 1963, liderado por um grupo de pais e intelectuais católicos. Filiado à Fédération Internacional Pour L’Education des Parents, com sede em Sèvres/França, estrutura sua matriz em São Paulo, desdobrando-se daí para todo o país e estendendo-se à Portugal e outros países da América Latina. Neste artigo, Evelyn Orlando e Helder Henrique Martins analisam os contornos do movimento e os saberes produzidos e endereçados à sociedade, tanto no Brasil quanto em Portugal, apoiados na documentação de ambos os países.

Esses três primeiros textos chamam a atenção para outros movimentos relacionados à educação empreendidos pela Igreja, os quais - sem perder de vista a escola - buscaram alcançar outras instituições, ampliando com isso as frentes de ação do laicato católico no projeto de recatolicização da sociedade brasileira.  Já os dois últimos artigos abordam impressos pedagógicos, de naturezas distintas, que se propuseram a servir como veículo de formação nos dois países aqui abordados.  

Joaquim Pintassilgo, por dentro do regime autoritário português de Salazar, investiga o jornal dos estudantes do Colégio católico Manuel Bernardes intitulado A Nova Floresta. Encontra, aí, uma experiência de «self-government» e de «educação integral» articulada a «escola ativa» com um projeto católico e conservador, que contribui para reforçar a identidade institucional do Colégio.

Sérgio Junqueira e Claudia KlucK analisam o livro didático do Ensino Religioso a partir da perspectiva da História Cultural, buscando discutir a historicidade desta disciplina e identificar práticas, discursos, apropriações e formas assumidas relacionando-a com o contexto de produção e as variadas concepções pedagógicas que podem ser apreendidas nesse tipo de fonte.

O conjunto de textos reunidos neste dossiê busca dar visibilidade à multiplicidade de ações desenvolvidas pela hierarquia eclesiástica e o laicato católico em diferentes setores da sociedade que, por diferentes caminhos, fizeram circular ideias, saberes e práticas que configuraram o pensamento educacional católico no Brasil.

As pesquisas no campo da História da Educação já vêm atentando para a importância de se pensar na circulação de saberes e modelos pedagógicos como caminhos de compreensão dos processos educacionais, de escolarização, da formação e da profissão docente. Nessa relação direta com Portugal, alguns colegas pesquisadores buscam aprofundar a discussão sobre as estratégias mobilizadas por diferentes sujeitos, atentando para as relações que estes atores estabelecem no cenário internacional, considerando, em alguns casos, uma compreensão a partir de uma perspectiva comparada. Este dossiê visa a ser mais uma contribuição nessa direção, trazendo como foco privilegiado a relação entre Igreja e Sociedade nos projetos educacionais desses dois países em relevo[3]. O leitor poderá identificar inúmeros pontos de contato, estratégias similares, repertórios que se aproximam – sobretudo, pela circulação dos sujeitos e suas produções pondo em relevo a formação e a experiência dos diferentes atores que estiveram envolvidos, de diversos modos, nos processos de produção dos saberes que conformaram o campo pedagógico no Brasil e em Portugal, especialmente ao longo do século XX.


[1] Processo CNPq n. 471050/2014-8

[2] Há inúmeros estudos a respeito, aqui, para citar alguns:  PAULA, Cristiane Jalles de. Combatendo o bom combate: política e religião nas crônicas jornalísticas de Gustavo Corção (1953-1976). (Tese de Doutorado). Tese de doutorado em Ciência Política, Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007; CASIMIRO, Ana Palmira Bittencourt Santos. Estado, igreja e educação no Brasil nas primeiras décadas da república: intelectuais, religiosos e missionários na reconquista da fé católica Acta Scientiarum. Education, v. 32, n. 1, p. 83-92, 2010; ARDUINI, Guilherme Ramalho. O Centro Dom Vital: estudo de caso de um grupo de intelectuais católicos no Rio de Janeiro entre os anos 1920 e 1940. In: Intelectuais e militância católica no Brasil. Cuiabá: EdUFMT, 2012; ARDUINI, Guilherme Ramalho. Em busca da Idade Nova: Alceu Amoroso Lima e os projetos católicos de organização social (1928-1945), Edusp, 2014; RODRIGUES, Candido M. A Ordem. Uma revista de intelectuais católicos (1934-1945). Belo Horizonte: Fapesp, Autêntica, 2005; RODRIGUES, Candido M. Aproximações e conversões: o intelectual Alceu Amoroso Lima no Brasil dos anos 1928-1946, São Paulo: Alameda, 2013.

[3] Os livros organizados por Pintassilgo et al (2006), Araújo (2009), Carvalho & Pintassilgo (2011), Cardoso (2014), Xavier (2013) e os artigos publicados em co-autoria por Xavier & Mogarro (2011) Mogarro & Orlando (2015), Mogarro & Magaldi (2015), dentre outros, vêm dando conta de ressaltar essas questões. Os livros organizados por Rodrigues & Zanotto (2013) e Pintassilgo (2013) reúnem diferentes pesquisadores que vêm atentando para essa questão da laicidade e religiosidades nas escolas públicas, considerando suas práticas de circulação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evelyn de Almeida Orlando (Brasil), Pontifícia Universidade católica do Paraná

Professora da Escola de Educação e Humanidades e do Programa de Pós-Graduação da PUCPR. Doutora em Educação pela UERJ na Linha "Instituições, práticas educativas e História". Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe.

Paula Leonardi (Brasil), Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Pós-doutora em História da Educação e Historiografia pela Faculdade de Educação da USP. Doutora em Educação pela área História da Educação e Historiografia da Faculdade de Educação pela mesma instituição.

Referências

ARAÚJO, Marta Maria de (Org.). História(s) Comparada(s) da Educação. Brasília: Líber Livro/UFRN, 2009.

ARDUINI, Guilherme Ramalho. O Centro Dom Vital: estudo de caso de um grupo de intelectuais católicos no Rio de Janeiro entre os anos 1920 e 1940. In: Intelectuais e militância católica no Brasil. Cuibá: EdUFMT, 2012

ARDUINI, Guilherme Ramalho. Em busca da Idade Nova: Alceu Amoroso Lima e os projetos católicos de organização social (1928-1945), Edusp, 2014

CASIMIRO, Ana Palmira Bittencourt Santos. Estado, igreja e educação no Brasil nas primeiras décadas da república: intelectuais, religiosos e missionários na reconquista da fé católica Acta Scientiarum. Education, v. 32, n. 1, p. 83-92, 2010

CARDOSO, Teresa Fachada Levy (Org.). História da Profissão docente no Brasil e em Portugal. Rio de Janeiro: Mauad X/FAPERJ, 2014.

CARVALHO, Marta Maria Chagas de; PINTASSILGO, Joaquim. Modelos Culturais saberes pedagógicos, instituições educacionais. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo/FAPESP, 2011.

CARVALHO, Marta Maria Chagas de; TOLEDO, Maria Rita de Almeida. “Os sentidos da forma: análise material das coleções de Lourenço Filho e Fernando de Azevedo”. In: OLIVEIRA, Marcos Aurélio Taborda de (org.). Cinco estudos em História e Historiografia da Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p. 89-110.

LANGLOIS, Claude. Le catholicisme au féminin. Les congrégations françaises à supérieure générale au XIXe siècle. Paris: Les Editions du Cerf, 1984.

LEONARDI, Paula. De documento religioso à fonte histórica: as Atas e Decretos do I Concílio Plenário de América Latina. Revista Educação e Filosofia, Uberlândia, no prelo.

SIRINELLI, Jean-François. “Os intelectuais”. In: René Rémond (org.) Por uma História política. Rio de Janeiro: UFRJ; Fundação Getúlio Vargas, 1996. p. 231-269.

MAGALDI, Ana Maria Bandeira de Mello; MOGARRO, Maria João. Mulheres de letras e educação feminina no espaço luso-brasileiro: lições em torno da infância nos escritos de Julia Lopes de Almeida e Emília de Sousa Costa. SILVA, Alexandra Lima; ORLANDO, Evelyn de Almeida; DANTAS, Maria José. Mulheres em trânsito: intercâmbios, formação docente, circulação de saberes e práticas pedagógicas. Curitiba: CRV, 2015, p. 81-107.

ORLANDO, Evelyn de Almeida. Educar-se para Educar: o projeto pedagógico do Monsenhor Álvaro Negromonte dirigido a professoras e famílias través de impressos (1936-1964). Rio de Janeiro: Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do estado do Rio de Janeiro, 2013. (Tese de doutoramento)

ORLANDO, E. A.; MOGARRO, J. M. Estratégias católicas de formação de professores e circulação de modelos culturais e pedagógicos no Brasil e em Portugal. Rev. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 15, n. 46, p. 749-769, set./dez. 2015.

PAULA, Cristiane Jalles de. Combatendo o bom combate: política e religião nas crônicas jornalísticas de Gustavo Corção (1953-1976). 2007. (Tese de Doutorado). Tese de doutorado em Ciência Política, Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.

PINTASSILGO, Joaquim ET all (org.). História da escola em Portugal e no Brasil: circulação e apropriação de modelos culturais. Lisboa: Colibri, 2006.

PINHEIRO, Ana Regina. Instrução do povo sob a proteção do catolicismo – militância docente e a expansão da escolarização em São Paulo. Revista Brasileira de História da Educação, Maringá-PR, v. 15, n. 2 (38), p. 193-219, maio/ago. 2015.

RODRIGUES, Candido M. A Ordem. Uma revista de intelectuais católicos (1934-1945). Belo Horizonte: Fapesp, Autêntica, 2005

RODRIGUES, Candido M. Aproximações e conversões: o intelectual Alceu Amoroso Lima no Brasil dos anos 1928-1946, São Paulo: Alameda, 2013.

XAVIER, L. N.. Associativismo Docente e Construção Democrática: Brasil-Portugal (1950-1980). 1. ed. Rio de Janeiro: EDUERJ - FAPERJ, 2013.

XAVIER, L. N. ; MOGARRO, M. J. . Itinerários profissionais de professores no Brasil e em Portugal: redes de intercâmbio no contexto de expansão do movimento da Escola Nova. História da Educação (UFPel), v. 15, p. 117-136, 2011.

Downloads

Publicado

2017-05-08

Como Citar

Orlando (Brasil), E. de A., & Leonardi (Brasil), P. (2017). APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO CATÓLICA: PRODUÇÃO E CIRCULAÇÃO DE SABERES PEDAGÓGICOS. Revista História Da Educação, 15–20. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/70533

Edição

Seção

Dossiê "História da educação católica: produção e circulação de saberes pedagógicos"