A NOVA FLORESTA: UM OLHAR SOBRE O JORNAL DOS ESTUDANTES DE UMA ESCOLA CATÓLICA PORTUGUESA – O COLÉGIO MANUEL BERNARDES

Autores

  • Joaquim António de Sousa Pintassilgo (Portugal) Universidade de Lisboa - Lisboa - Lisboa

Palavras-chave:

Imprensa estudantil, Educação católica, Salazarismo, Self-government, Escola ativa

Resumo

O artigo analisa o jornal A Nova Floresta, órgão dos alunos do Colégio Manuel Bernardes, uma escola privada de inspiração católica fundada em 1935. O jornal iniciou a sua publicação em 1938. É aqui trabalhado o período correspondente os anos 30 a 50 do século XX. Refletir-se-á sobre esta experiência de self-government desenvolvida num contexto conservador e autoritário, o Estado Novo português; sobre os pontos de contacto entre a instituição e a ideologia do regime; e sobre a apropriação que a pedagogia católica vigente no Colégio fez das teses da Educação Nova.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joaquim António de Sousa Pintassilgo (Portugal), Universidade de Lisboa - Lisboa - Lisboa

Professor e Investigador do Grupo de História da Educação.

Referências

CABELEIRA, Helena. O Artista enquanto Aluno: Ensino Artístico, Práticas Culturais e Conceções de Si na Imprensa Académica da Universidade de Lisboa (1878-2007). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2013, 956f. Tese de doutoramento em Educação na especialidade de História da Educação.

Ó, Jorge Ramos do. O governo de si mesmo: Modernidade pedagógica e encenações disciplinares do aluno liceal (último quartel do século XIX – meados do século XX). Lisboa: Educa, 2003.

PINTASSILGO, Joaquim & HANSEN, Patrícia Santos. A laicização da sociedade e da escola em Portugal: um olhar sobre o século XX. In PINTASSILGO, J. (Coord.). Laicidade, Religiões e Educação na Europa do Sul no Século XX. Lisboa: Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 2013, p. 13-33.

PINTASSILGO, Joaquim. Igreja, Estado e Família no debate sobre o ensino particular em Portugal (meados do século XX). In CARVALHO, C. H.; NETO, W. G. (Org.). Estado, Igreja e Educação: O mundo ibero-americano nos séculos XIX e XX. Campinas: Editora Alínea, 2010, p. 181-198.

REIS, Isabel Sofia. História e memória do Colégio Manuel Bernardes. Lisboa: Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 2011, 207f. Dissertação de Mestrado em Educação na especialidade de História da Educação.

ROSAS, Fernando. Salazar e o poder: a arte de saber durar. Lisboa: Tinta-da-China, 2013.

SANTOS, Paula Borges. Educação e Ensino: matérias de concórdia ou disputa entre o Estado e a Igreja Católica durante o regime autoritário português? Historia y Memoria de la Educación: revista da Sociedade Espanhola de Historia da Educação, n. 4, 2016, p. 215-247.

Publicado

2017-05-08

Como Citar

Pintassilgo (Portugal), J. A. de S. (2017). A NOVA FLORESTA: UM OLHAR SOBRE O JORNAL DOS ESTUDANTES DE UMA ESCOLA CATÓLICA PORTUGUESA – O COLÉGIO MANUEL BERNARDES. Revista História Da Educação, 81–95. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/70532

Edição

Seção

Dossiê "História da educação católica: produção e circulação de saberes pedagógicos"