Apresentação - Introduction
Resumo
Com o processo de internacionalização das universidades e das pesquisas vinculadas a programas de pós-graduação e a grupos de pesquisadores, cada vez mais é premente prospectar e divulgar os diferentes espaços constituídos para estudos na área de História da Educação.
Em 2014 Stephanou e Bastos publicaram, na revista História da Educação, uma entrevista com Pierre Caspard sobre sua trajetória na área de História da Educação na França. Seguindo perspectiva similar, no número 49 da mesma revista, Bastos e Barausse (2016) publicaram uma entrevista realizada com Roberto Sani, na Universidade de Macerata/Itália. Neste número privilegia-se o pesquisador Agustín Escolano Benito, fundador e diretor do Centro Internacional de la Cultura Escolar - Ceince -, localizado em Berlanga del Duero/Espanha, e doutor honoris causa pela Universidad de Lisboa (2015).
O professor Agustín Escolano Benito foi catedrático, entre 1992 e 2010, de Teoría e Historia de la Educación de la Universidad de Valladolid. Na Universidad de Salamanca foi professor catedrático entre 1975 e 1992. Além de suas tarefas como docente e pesquisador foi diretor do Departamento de Educación Comparada e Historia de la Educación y del Instituto de Ciencias de la Educación. Foi fundador da revista interuniversitária Historia de la Educación, publicação de comunicação científica da Sociedad Española de Historia de la Educación desde 1982. Também fundou e dirigiu a coleção Ciencias de la Educación da Universidad de Salamanca e a revista Studia Paedagogica. Foi presidente de la Sociedad Española de Historia de la Educación - Sedhe -, entre 1995 y 2000, e integrante do Executive Committee da International Standing Conference for the History of Education - Ische -, entre 2000 e 2005. Consultor da Unesco no âmbito disciplinar da educação superior nos países mediterrâneos e visitante de numerosas universidades de Europa e América.
Tem uma extensa produção de pesquisa, sendo suas publicações mais recentes: La cultura empírica della scuola: esperienza, memoria, arqueologia (2016); La España cubista de Luis Bello: visiones desde la escuela (2015); Cambio educativo y cultura de la sostenibilidad (coord, 2007); La cultura material de la escuela: en el centenario de la Junta para la Ampliación de Estudios, 1907-2007 (coord. 2007); Historia ilustrada de la escuela en España: dos siglos de perspectiva histórica (coord. 2006); El pensil de las niñas: la educación de la mujer: invención de una tradición (2004). Cumpre mencionar o livro traduzido no Brasil, em 1998, em parceria com Antonio Viñao Frago, intitulado Currículo, espaço e subjetividade: a arquitetura como programa, que tem sido inspiração para muitas pesquisas sobre instituições escolares.
É um pesquisador engajado em grupos locais, nacionais e internacionais; preocupado com a pesquisa documental e a constituição de acervos e repertórios. A entrevista é um estímulo aos pesquisadores de ofício e aos aprendizes de feiticeiros.
Downloads
Referências
BASTOS, Maria Helena Camara. A pesquisa em história da educação na Itália - testemunho de um autor: entrevista com Roberto Sani. Hist. Educ. (Online), Porto Alegre, v. 20, n. 49, 2016, p. 5-32.
STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria Helena Camara. A pesquisa francesa em história da educação: testemunho de um autor - entrevista com Pierre Caspard. Hist. Educ. (Online), Porto Alegre, v. 18, n. 42, 2014, p. 215-229.
MAGALHÃES, Justino Pereira. Honoris causa: elogio de Agustín Escolano Benito. Hist. Educ. (Online), Porto Alegre, v. 19, n. 47, 2015, p. 15-19.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
História da Educação utiliza como base para transferência de direitos a licença CreativeCommons BY (creativecommons.org) para periódicos de acesso aberto - Open ArchivesIniciative (OAI), categoria greenroad.
Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution, que permite o compartilhamento do texto com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.