A constituição da esfera especializada das ciências da educação na democracia portuguesa - The establishment of the specialised sphere of educational sciences in the portuguese democracy

Autores

Palavras-chave:

Ciências da educação, esfera pública especializada, Portugal

Resumo

Neste artigo documenta-se a constituição da esfera especializada das Ciências da Educação na democracia portuguesa, entre 1976 e 1987. Analisa-se a evolução histórica da ciência da educação às ciências, no plural, da educação, o processo da sua institucionalização universitária e a relação entre oportunidades discursivas e visibilidade do seu campo disciplinar, assim como atores relevantes. Os resultados dessa análise sugerem que foram as oportunidades discursivas proporcionadas pelo governo que, convocando a partir de 1986 a expertise científica dos especialistas em Ciências da Educação, contribuíram decisivamente para a infraestruturação desta esfera especializada.

Palavras-chave: ciências da educação, esfera pública especializada, Portugal.

 

THE ESTABLISHMENT OF THE SPECIALISED SPHERE OF EDUCATIONAL SCIENCES IN THE PORTUGUESE DEMOCRACY

Abstract

This article documents the establishment of the specialised sphere of educational sciences in the Portuguese democracy as from 1976 to 1987. It analyses the historical development of educational science into educational sciences, in the plural, the process of its institutionalisation at the universities and the relationship between discursive opportunities and visibility of its disciplinary field and relevant actors. The results of that analysis suggest that it was the discursive opportunities provided by the government that, by convening since 1986 the scientific expertise of educational sciences specialists, decisively made a contribution to the substructure of this specialised sphere.

Key-words: educational sciences, specialised public sphere, Portugal.

 

LA CONSTITUCIÓN DE LA ESFERA PÚBLICA ESPECIALIZADA DE LAS CIENCIAS DE LA EDUCACIÓN EN LA DEMOCRACIA PORTUGUESA

 

Resumen

Este artículo documenta la constitución de la esfera pública especializada de las ciencias de la educación en la democracia portuguesa entre 1976 y 1987. Analiza el desarrollo histórico de la ciencia de la educación a las ciencias, en plural, de la educación, el proceso de su institucionalización universitaria y la relación entre oportunidades discursivas y la visibilidad de su campo disciplinar y actores relevantes. Los resultados de este análisis sugieren que fueron las oportunidades discursivas proporcionadas por el gobierno que, convocando a partir de 1986 la expertise científica de los especialistas en ciencias de la educación, han contribuido decisivamente a la infra-estructuración de esa esfera especializada.

Palabras-clave: ciencias de la educación, esfera pública especializada, Portugal.

 

LA CONSTITUTION DE L'ESPACE PUBLIQUE SPECIALISÉ DES SCIENCES DE L'EDUCATION DANS LA DEMOCRATIE PORTUGAISE

Résumé

Cet article propose de documenter la constitution de l'espace publique spécialisé des sciences de l'éducation dans la démocratie portugaise entre 1976 et 1987. Il analyse le développement historique de la science d’éducation à des sciences, au pluriel, de l’éducation, le processus de son institutionnalisation universitaire et la relation entre opportunités discursives et la visibilité de son champ disciplinaire et acteurs saillants. Les résultats de cette analyse suggèrent qui ont été les opportunités discursives assurés par le gouvernement qui, depuis 1986 appelant à l'expertise scientifique des spécialistes en sciences de l'éducation, ont contribué décisivement pour la structuration de cet espace publique spécialisé.

Mots-clé: sciences de l’éducation, espace public spécialisé, Portugal.

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Publicado

2016-08-25

Como Citar

Lopo, Portugal, T. T. (2016). A constituição da esfera especializada das ciências da educação na democracia portuguesa - The establishment of the specialised sphere of educational sciences in the portuguese democracy. Revista História Da Educação, 20(50), 353–371. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/64705

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Artigo / Article / Artículo