OS FRANCISCANOS NA PARAÍBA: FORMAÇÃO RELIGIOSA, INSTRUÇÃO E LIVRARIA CONVENTUAL (SÉCULOS XVIII e XIX)

Autores

Palavras-chave:

Franciscanos, Instrução, Livrarias Conventuais, Séculos XVIII e XIX, Paraíba

Resumo

O artigo analisa a atuação dos frades franciscanos da Província de Santo Antônio do Brasil, no campo da Instrução intra e extramuros, com foco especial sobre a Paraíba entre os séculos XVIII e XIX. Pretende-se, por meio da documentação consultada, compreender como eram designadas as funções de mestre e lente entre os franciscanos, bem como identificar, a partir de duas Relações elaboradas pelo superior provincial em 1779 e remetidas à rainha D. Maria I, quais dentre os frades professos da província as exerciam. Analisa-se também a importância das livrarias conventuais para as atividades de docência dos franciscanos, bem como o acervo da livraria da casa paraibana, por meio de inventário elaborado pela Ordem em 1852.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Mary S. Oliveira (Brasil), Universidade Federal da Paraíba

Carla Mary S. Oliveira é historiadora, Doutora em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba. Realizou estágio pós-doutoral junto ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Minas Gerais em 2009, com o financiamento de uma bolsa Capes/ PROCAD-NF. Professora Associada do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Paraíba. Líder do Grupo de Pesquisa Arte, Cultura e Sociedade no Mundo Ibérico (séculos XVI a XIX) (Diretório CNPq/ PPGH-UFPB). Membro do Grupo de Pesquisa História da Educação no Nordeste Oitocentista – GHENO (Diretório CNPq/ PPGH/PPGE-UFPB). Membro da Sociedade Brasileira de História da Educação.

Downloads

Publicado

2017-09-16

Como Citar

Oliveira (Brasil), C. M. S. (2017). OS FRANCISCANOS NA PARAÍBA: FORMAÇÃO RELIGIOSA, INSTRUÇÃO E LIVRARIA CONVENTUAL (SÉCULOS XVIII e XIX). Revista História Da Educação, 21(53), 120–143. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/64462

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo