A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E O ENSINO ANALISADOS EM DUAS OBRAS CLÁSSICAS: CÁRCEL DE AMOR E LA VIDA DE LAZARILLO DE TORMES

Autores

  • Conceição Solange Bution Perin (Brasil) Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR/campus de Paranavaí http://orcid.org/0000-0002-4033-270X
  • Silvana Malavasi (Brasil) Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR/campus de Apucarana

Palavras-chave:

História da Educação, Ensino, Obras clássicas, Literatura Espanhola

Resumo

O estudo tem como objetivo analisar duas obras clássicas, no ensino da literatura espanhola medieval: Cárcel de Amor, escrita no século XV por  Diego de San Pedro, e La vida de Lazarillo de Tormes, romance anônimo escrito no século XVI, no ensino. Partimos do pressuposto que, as obras clássicas auxilia-nos a entender melhor o passado e,consequentemente, podem ser consideradas como instrumentos para a compreensão e desenvolvimento do ensino. O objetivo central é evidenciar, por meio das obras, os acontecimentos cotidianos de cada período e analisar, como exemplo em Cárcel de Amor, a luta pela manutenção do amor e sentimentos demonstrados, principalmente, pelos nobres. Tais sentimentos tornaram-se modelo de aprendizado para a organização da sociedade. Para atender tal propósito por meio de um estudo bibliográfico, embasado na análise histórica promovida e fundamentada por autores da História Social, como Marc Bloch, apresentamos os aspectos de ensino e a aprendizagem presentes nas duas obras. Em seguida, abordamos as obras clássicas e seu conhecimento histórico para o ensino.

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Biografia do Autor

Conceição Solange Bution Perin (Brasil), Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR/campus de Paranavaí

Professora efetiva do Colegiado de Pedagogia e do Mestrado em Ensino - Formação Docente Interdisciplina - PPIFOR, da Unespar/campus de Paranavaí. Possui  Mestrado e Doutorado em Fundamentos da Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na gestão e docência da Educação Básica. No âmbito da pesquisa os estudos desenvolvidos estão centrados na Histórica da Educação, Educação e Ensino. 

Silvana Malavasi (Brasil), Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR/campus de Apucarana

Possui graduação em Letras Português/Inglês/Espanhol pela FAFIJAN (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jandaia do Sul), 1998 e especialização em língua Portuguesa pela mesma instituição, 1999. Professora Assistente e coordenadora do curso de Letras-Espanhol e do subprojeto do PIBID da UNESPAR, campus de Apucarana. Mestre em formação docente interdisciplinar_PPIFOR na Universidade Estadual do Paraná_- UNESPAR Campus 

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Publicado

2018-01-04

Como Citar

Perin (Brasil), C. S. B., & Malavasi (Brasil), S. (2018). A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E O ENSINO ANALISADOS EM DUAS OBRAS CLÁSSICAS: CÁRCEL DE AMOR E LA VIDA DE LAZARILLO DE TORMES. Revista História Da Educação, 22(54), 190–208. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/64229

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo