UMA CONFIGURAÇÃO PARA O ENSINO SECUNDÁRIO (1930-1960): CULTURA, FORMAÇÃO HUMANA E BOA EDUCAÇÃO

Autores

  • Fabiany de Cássia Tavares Silva (Brasil) UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
  • Maurinice Evaristo Wenceslau (Brasil) Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Brasil

Palavras-chave:

História do Ensino Secundário, História político-jurídica, Estudos Curriculares

Resumo

Neste texto apresentamos alguns resultados de pesquisa, inscrita no campo da história da educação, circunscrita ao cruzamento dos campos da história política-jurídica e do pensamento curricular, que buscou mapear uma configuração do ensino secundário nos discursos projetados sobre as noções de cultura, formação humana e boa educação. Tal projeção tomou como fontes um conjunto de dissertações produzidas sobre o ensino secundário pelos/nos Grupos de Estudos e Pesquisas, Observatório de Cultura Escolar (UFMS) e História da Educação (UFMG), no período de 1999 a 2010. Tais fontes são tomadas na perspectiva de investigar comparativamente como foram tratados, observados e/ou analisados documentos oficias (Leis, Decretos, Portarias, entre outros) do ensino secundário, publicados no período de 1930 a 1960. Neste enquadramento, essa investigação está ancorada na hipótese de que os estudos sobre ensino secundário, produzidos pelas dissertações e teses, em comparação, de um lado, podem registrar processos de relativização cultural e ideológica, promotoras de novas formas de entender a apropriação dos documentos legais nacionais e locais. De outro, demonstram a necessidade de desmistificação das noções de cultura, formação humana e consciência patriótica que, quando transpostas para os documentos, parecem apenas uma versão singular fundada no processo de “universalização” deste nível de ensino. 

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Biografia do Autor

Fabiany de Cássia Tavares Silva (Brasil), UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

Pós-doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação, UNIFESP. Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Professora-pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Observatório de Cultura Escolar (OCE), Bolsista produtividade em pesquisa – CNPQ.

Maurinice Evaristo Wenceslau (Brasil), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Brasil

Doutora (2005) e Mestre (1997) em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professora adjunta e pesquisadora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), atua na Graduação e no Programa 213 de Pós-Graduação em Direitos Humanos (Curso de Mestrado). Pesquisadora do Observatório de Cultura Escolar e Líder do Laboratório de Estudos e Pesquisa em Direito Difuso.

 

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Publicado

2018-01-04

Como Citar

Silva (Brasil), F. de C. T., & Wenceslau (Brasil), M. E. (2018). UMA CONFIGURAÇÃO PARA O ENSINO SECUNDÁRIO (1930-1960): CULTURA, FORMAÇÃO HUMANA E BOA EDUCAÇÃO. Revista História Da Educação, 22(54), 232–245. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/64137

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Seção

Artigo / Article / Artículo