Apresentação - Introduction

Autores

  • Gladys Mary Ghizoni Teive, Brasil Universidade do Estado de Santa Catarina - Udesc
  • Gabriela Ossenbach-Sauter, España Universidad Nacional de Educación a Distancia, Madrid.

Palavras-chave:

Manuais escolares, contexto de recepção

Resumo

O objetivo deste dossiê é o de socializar investigações realizadas recentemente pelas pesquisadoras do Centro de Investigação em Manuais Escolares - Manes -, da  Espanha, e por pesquisadores brasileiros ligados a este Centro, os quais  têm experimentado, de uma forma ou de outra, estes novos  caminhos teórico-metodológicos no sentido de aproximar-se dos contextos de recepção e interpretação dos manuais escolares. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gladys Mary Ghizoni Teive, Brasil, Universidade do Estado de Santa Catarina - Udesc

Gladys Mary Ghizoni Teive é doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná, (2005) com Sandwich na área de Currículo, no Centro de Investigación Manes, da UNED, em Madri. É professora associada do Departamento de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UDESC, na linha de História e Historiografia da Educação. Tem diversos trabalhos publicados na forma de livros, capítulos de livros e artigos, dentre os quais “Modernização econômica e formação de professores em Santa Catarina”, publicado pela EDUFSC, “Uma vez normalista, sempre normalista”: cultura escolar e produção de um habitus pedagógico (Escola Normal Catarinense: 1911-1935)”, publicado pela Editora Insular e “A Escola da República: os grupos escolares e a modernização do ensino primárioem Santa Catarina (1911-1918)”, em parceria com Norberto Dallabrida, publicado pela Mercado de Letras. Pós doutorado no Centro de Investigación MANES, da UNED,  Madri (2013).

Gabriela Ossenbach-Sauter, España, Universidad Nacional de Educación a Distancia, Madrid.

GABRIELA OSSENBACH-SAUTER é doutora em Ciencias de la Educación e Licenciada em História da América. Catedrática de Historia de la Educación e diretora do Centro de Investigación sobre manuales escolares Manes de la Universidad Nacional de Educación a Distancia, Madrid. Atualmente é presidente da Sociedad Española de Historia de la Educación.
Endereço: c/ Juan del Rosal, 14 - 28040 - Madrid - España.
E-mail: gossenbach@edu.uned.es.

Downloads

Publicado

2016-08-25

Como Citar

Teive, Brasil, G. M. G., & Ossenbach-Sauter, España, G. (2016). Apresentação - Introduction. Revista História Da Educação, 20(50), 25–28. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/62430

Edição

Seção

Dossiê "Contextos de recepção e interpretação dos manuais escolares"