Igualdade e diferença: diálogos sobre o camponês, a mulher e a criança no romance Noventa e três de Victor Hugo - Equality and difference: dialogues about the peasant, the woman and the child in the Ninety-three Victor Hugo’s novel

Autores

  • Alceu Ravanello Ferraro, Brasil UFRGS

Palavras-chave:

Palavras-chave, Igualdade e diferença. Camponês. Mulher. Criança. Escola.

Resumo

Este trabalho aborda a relação entre igualdade e diferença no romance Noventa e três de Victor Hugo, que trata da Guerra da Vendeia (1793), isto é, a contrarrevolução pelo restabelecimento da monarquia na França. Nesse romance histórico o autor discute, particularmente, duas concepções em conflito entre os revolucionários franceses, representadas pela espada e pelo machado, sobre o tipo de república a implantar e a possibilidade de igualdade do camponês, da mulher e da criança em relação, respectivamente, ao citadino, ao homem e ao adulto. Quanto ao destino da criança ganham relevo, no romance, as duas utopias revolucionárias em disputa: a caserna obrigatória e a escola obrigatória.

Palavras-chave: igualdade e diferença, camponês, mulher, criança, escola.

 

EQUALITY AND DIFFERENCE: DIALOGUES ABOUT THE PEASANT, THE WOMAN AND THE CHILD IN THE NINETY-THREE VICTOR HUGO’S NOVEL

Abstract

This article discusses the relationship between equality and difference in the Ninety-three Victor Hugo’s novel, which deals with the War in the Vendée (1793), i.e. the counter-revolution for the restoration of the monarchy in France. In this historical novel the author discusses two conflicting views among the French revolutionaries, represented by the sword and the axe, about the kind of Republic to be implanted and the possibility of equality of the peasant, the woman and the child in relation to the city dweller, the man and the adult. As far as the fate of the child is concerned, the novel highlights two revolutionary utopias in dispute, viz. compulsory military service and compulsory school education.

Key-words: equality and difference, peasant, woman, child, school.

 

IGUALDAD Y DIFERENCIA: DIÁLOGOS SOBRE EL CAMPESINO, LA MUJER Y EL NIÑO EN LA NOVELA NOVENTA Y TRES DE VÍCTOR HUGO

Resumen

Este trabajo trata de la relación entre igualdad y diferencia en la novela Noventa y tres de Víctor Hugo, versando sobre la guerra de la Vendée (1793) - la contrarrevolución por la restauración de la monarquía en Francia. En esta novela histórica, el autor discute, en particular, dos concepciones en conflicto entre los propios revolucionarios, representadas por la espada y por el hacha, respecto al tipo de república a implantar y respecto a la posibilidad de igualdad del campesino, de la mujer y del niño en relación, respectivamente, con el ciudadano, con el hombre y con el adulto. En lo que atañe al destino del niño, ganan protagonismo en la novela las dos utopías revolucionarias en disputa: el cuartel obligatorio y la escuela obligatoria.

Palabras-clave: igualdad y diferencia, campesino, mujer, niño, escuela.

 

ÉGALITÉ ET DIFFERENCE: DIALOGUES SUR LE PAYSAN, LA FEMME E L’INFANT DANS LE ROMAN QUATREVINGT-TREIZE DE VÍCTOR HUGO

Résumé

Cet article traite de la relation entre égalité e difference dans le roman Quatrevingt-treize de Victor Hugo sur la guerre de la Vendée (1793), c’est à dire la contre-révolution pour la restauration de la monarchie en France. Dans ce roman historique l’auteur discute particulièremente deux conceptions en conflict entre les revolutionaires français, reprérentées par l’épée e le hache, sur le type de république à implanter e la possibilité d’égalité du paysan, de la femme e de l’enfant par rapport au citoyen, à l’homme e à l’adult. En ce que se rapporte à la destinée de l’enfant, gagnent proéminence les deux utopies révolutionaires en confrontation: la caserne obligatoire e l’école obligatoire.

Mots-clé: égalité et diffference, paysan, femme, enfant, école.

Este trabalho aborda a relação entre igualdade e diferença no romance Noventa e três de Victor Hugo, que trata da Guerra da Vendeia (1793), isto é, a contrarrevolução pelo restabelecimento da monarquia na França. Nesse romance histórico o autor discute, particularmente, duas concepções em conflito entre os revolucionários franceses, representadas pela espada e pelo machado, sobre o tipo de república a implantar e a possibilidade de igualdade do camponês, da mulher e da criança em relação, respectivamente, ao citadino, ao homem e ao adulto. Quanto ao destino da criança ganham relevo, no romance, as duas utopias revolucionárias em disputa: a caserna obrigatória e a escola obrigatória.

Palavras-chave: igualdade e diferença, camponês, mulher, criança, escola.

 

 

EQUALITY AND DIFFERENCE: DIALOGUES ABOUT THE PEASANT, THE

WOMAN AND THE CHILD IN THE NINETY-THREE VICTOR HUGO’S NOVEL

 

Abstract

This article discusses the relationship between equality and difference in the Ninety-three Victor Hugo’s novel, which deals with the War in the Vendée (1793), i.e. the counter-revolution for the restoration of the monarchy in France. In this historical novel the author discusses two conflicting views among the French revolutionaries, represented by the sword and the axe, about the kind of Republic to be implanted and the possibility of equality of the peasant, the woman and the child in relation to the city dweller, the man and the adult. As far as the fate of the child is concerned, the novel highlights two revolutionary utopias in dispute, viz. compulsory military service and compulsory school education.

Key-words: equality and difference, peasant, woman, child, school.

 


IGUALDAD Y DIFERENCIA: DIÁLOGOS SOBRE EL CAMPESINO, LA MUJER

Y EL NIÑO EN LA NOVELA NOVENTA Y TRES DE VÍCTOR HUGO

 

Resumen

Este trabajo trata de la relación entre igualdad y diferencia en la novela Noventa y tres de Víctor Hugo, versando sobre la guerra de la Vendée (1793) - la contrarrevolución por la restauración de la monarquía en Francia. En esta novela histórica, el autor discute, en particular, dos concepciones en conflicto entre los propios revolucionarios, representadas por la espada y por el hacha, respecto al tipo de república a implantar y respecto a la posibilidad de igualdad del campesino, de la mujer y del niño en relación, respectivamente, con el ciudadano, con el hombre y con el adulto. En lo que atañe al destino del niño, ganan protagonismo en la novela las dos utopías revolucionarias en disputa: el cuartel obligatorio y la escuela obligatoria.

Palabras-clave: igualdad y diferencia, campesino, mujer, niño, escuela.

 

 

ÉGALITÉ ET DIFFERENCE: DIALOGUES SUR LE PAYSAN, LA FEMME E

L’INFANT DANS LE ROMAN QUATREVINGT-TREIZE DE VÍCTOR HUGO

 

Résumé

Cet article traite de la relation entre égalité e difference dans le roman Quatrevingt-treize de Victor Hugo sur la guerre de la Vendée (1793), c’est à dire la contre-révolution pour la restauration de la monarchie en France. Dans ce roman historique l’auteur discute particulièremente deux conceptions en conflict entre les revolutionaires français, reprérentées par l’épée e le hache, sur le type de république à implanter e la possibilité d’égalité du paysan, de la femme e de l’enfant par rapport au citoyen, à l’homme e à l’adult. En ce que se rapporte à la destinée de l’enfant, gagnent proéminence les deux utopies révolutionaires en confrontation: la caserne obligatoire e l’école obligatoire.

Mots-clé: égalité et diffference, paysan, femme, enfant, école.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alceu Ravanello Ferraro, Brasil, UFRGS

Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Gregoriana, Roma/Itália, 1969. Professor Titular aposentado do Departamento de Estudos Báscios da Faculdade de
Educação da UFRGS. A partir de março de 2010, docente convidado, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma UFRGS. Pesquisador do CNPq.

Referências

ARGENTINA. Ley 1420 (1883-1884). Estudio preliminar, selección y notas de Gregorio Weinberg. Buenos Aires: Centro Editor de América Latina, 1984.

AZEVEDO, Aluísio. O mulato. São Paulo: Martin Claret, 2004.

BURKE, Peter. Os usos da alfabetização no início da Itália Moderna. In: BURKE, Peter; PORTE, Roy (orgs.). História social da linguagem. São Paulo: Unesp, 1997, p. 15-41.

CONDORCET, Jean Antoine Nicolas de Caritat, Marquis de. Cinco memórias sobre a instrução pública. São Paulo: Unesp, 2008.

CONDORCET, Jean Antoine Nicolas de Caritat, Marquis de. Escritos sobre a instrução pública. Campinas: Autores Associados, 2010.

CUNHA, Euclides. Os sertões [1902]. In: SANTIAGO, Silviano. Intérpretes do Brasil. Volume I. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2002, p. 193-606.

CUNHA, Euclides. Diário de uma expedição. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

CURY, Carlos Roberto Jamil. Direito à educação: direito à igualdade, direito à diferença. Cadernos de Pesquisa, n. 116, 2007, p. 245-262.

DAIBERT JUNIOR, Robert. Canudos como vendeia brasileira? Ou os embates da consciência revolucionária republicana nas leituras euclidianas de Hugo e dos sertões baianos. Revista de História, v. 10, n. 1, 2004, p. 65-77.

ELIAS, Norbert; SCOTSON, John L. Os estabelecidos e os outsiders. sociologia das relações de poder a partir de uma pequena comunidade. Rio de Janeiro: José Olympio, 2000.

FERRARO, Alceu Ravanello. Neoliberalismo e políticas sociais: a naturalização da exclusão. Estudos Teológicos, São Leopoldo, v. 45, n. 1, 2005, p. 99-117.

GROULT, Benoîte. Le feminisme au masculin. Paris: Grasset, 2010.

HOSSEINI, Khaled. O caçador de pipas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.

HUGO, Victor. L’Homme qui Rit [1869]. Introduction de Pierre Albouy. Édition établie e annotée par Roger Borderie. Texte Integral. Paris: Gallimard, 2002a.

HUGO, Victor. Os miseráveis [1862]. Tradução: Frederico Ozanan Pessoa de Barros. Apresentação: Renato Janine Ribeiro. São Paulo: Cosac & Naify, 2002b.

HUGO, Victor. Quatrevingt-Treize [1874]. Introduction e notes par Bernard Leuilliot. Paris: Librairie Générale Fraçaise, 2001.

HUGO, Victor. Les miserables [1862]. Paris: Librairie Générale Francaise, 2000a.

HUGO, Victor. Le dernier jour d’un condamné [1829]. Édition de Roger Borderie. Paris: Gallimard, 2000b.

LAVALLE, Adrián Gurza. Cidadania, igualdade e diferença. Lua Nova, n. 59, 2003, p. 75-94.

LEE, Harper. O sol é para todos. Rio de Janeiro: José Olímpio, 2007.

LEULLIOT, Bernard. Introduction. In: HUGO, Victor. Quatrevingt-treize. Paris: Librairie Générale Fraçaise, 2001, p. 7-43.

LUKÁCS, György. O romance histórico. São Paulo: Boitempo, 2011.

MARINHO, Maria de Fátima. Victor Hugo e o romance histórico. Disponível em <http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/4387.pdf>. Acesso em 28 ago. 2011.

MARX, Karl. A ideologia alemã. São Paulo: Boitempo, 2007.

MARX, Karl. O 18 brumário e Cartas a Kugelmann. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

PERROT, Michelle. As mulheres ou os silêncios da história. Bauru: Edusc, 2005.

PIERUCCI, Antônio Flávio. Do feminismo igualitarista ao feminismo diferencialista e depois. In: BRABO, Tânia Suely Antonelli Marcelino (org.). Gênero e educação: lutas do passado, conquistas do presente e perspectivas futuras. São Paulo: Ícone, 2007, p. 30-44.

PIERUCCI, Antônio Flávio. Ciladas da diferença. São Paulo: USP/34, 2008.

RIBEIRO, Rosália Cristina Costa. O espaço revolucionário em Quatrevingt-treize de Victor Hugo. Revista Intertexto, Uberaba, v. 1, n. 2, 2008, p. 130-146. Disponível em <http://revistaintertexto.letras.uftm.edu.br>. Acesso em: 20 jul. 2011.

SCOTT, Joan W. O enigma da igualdade. Estudos Feministas, Florianópolis, v. 13, n. 1, 2005, p. 11-30.

SCOTT, Joan W. A cidadã paradoxal: as feministas francesas e os direitos do homem. Florianópolis: Mulheres, 2002.

SOWERWINE, Charles, GRIMSHAW, Patricia. Equality and difference in the twentieth-century west: North America, Western Europe, Australia, and New Zealand. In: MEADE, Teresa A., WIESNER-HANKS, Merry E. (ed.). A companion to gender history. Oxford, UK: Blackwell, 2006, p. 586-610.

Downloads

Publicado

2015-10-25

Como Citar

Ferraro, Brasil, A. R. (2015). Igualdade e diferença: diálogos sobre o camponês, a mulher e a criança no romance Noventa e três de Victor Hugo - Equality and difference: dialogues about the peasant, the woman and the child in the Ninety-three Victor Hugo’s novel. Revista História Da Educação, 20(48), 281–302. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/59434

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo