A Legião Brasileira de Assistência em São Paulo e a interiorização de políticas para a infância - The Brazilian Legion of Assistance in São Paulo and the interiorization of policies for children

Autores

  • Sérgio César da Fonseca USP - FFCLRP
  • Elmir de Almeida, Brasil ELMIR DE ALMEIDA é professor na Universidade de São Paulo, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto.

Palavras-chave:

Legião Brasileira de Assistência, políticas assistenciais, interiorização, infância

Resumo

De comitê nacional de apoio ao esforço de guerra a Legião Brasileira de Assistência - LBA - logo se tornou uma agência federal para a assistência social com filais por todo o território nacional. Em São Paulo, particularmente, dessa virada resultaram ações importantes da LBA, a exemplo da sopa escolar, da caixa escolar e dos postos de puericultura que, neste artigo, tomamos como casos de estudo e temas pelos quais é possível apontar os caminhos de interiorização que seguiram suas políticas no Estado. Da leitura de documentos oficiais da LBA paulista procuramos destacar características das citadas políticas, seu modo de operação, os locais de execução, as parcerias institucionais a fim de indicar traços da interiorização em curso.

Palavras-chave: Legião Brasileira de Assistência, políticas assistenciais, interiorização, infância.

 

THE BRAZILIAN LEGION OF ASSISTANCE IN SÃO PAULO AND THE INTERIORIZATION OF POLICIES FOR CHILDREN

Abstract

First a National Committee to support the war effort, the Brazilian Legion of Assistance - LBA - soon became a federal agency for social assistance with branches throughout the national territory. In São Paulo, particularly this change resulted in substantial actions of LBA such as the school soup, the school fund and childcare centers that, in this article, we take as study case and topics for which it is possible to point the internalization paths that followed its policies in the state. After reading official documents from the state LBA, we seek to highlight features of the mentioned policies, its way of operation, the local of implementation, institutional partnerships in order to indicate traces of internalization in progress.

Key-words: Brazilian Legion of Assistance, welfare policies, internalization, childhood.

 

LA LEGIÓN BRASILEÑA DE ASISTENCIA EN SÃO PAULO Y LA INTERIORIZACIÓN DE POLÍTICAS PARA LA NIÑEZ

Resumen

De comité nacional de apoyo al esfuerzo de la guerra la Legión Brasileña - LBA - pronto se convirtió en una agencia federal para la asistencia social con filiales por todo el territorio nacional. En São Paulo, particularmente, de ese cambio han resuelto acciones importantes de la LBA como por ejemplo de la sopa escolar, de la caja escolar y de los puestos de puericultura que, en este artículo, vamos a tomar como casos de estudio y de temas por los cuales es posible señalar los caminos de interiorización que siguieron sus políticas en el estado. De la lectura de los documentos oficiales de la LBA paulista, buscamos llamar la atención para las características de susodichas políticas, su modo de operación, los locales de ejecución, las colaboraciones institucionales a fines de indicar los rasgos de la interiorización en curso.

Palabras-clave: Legión Brasileña de Asistencia, políticas asistenciales, interiorización, niñez.

 

LA LEGION BRÉSILIENNE D’AIDE À SÃO PAULO ET LES POLITIQUES D’INTÉRIORISATION POUR LES ENFANTS

Résumé

Au debut un Comité national pour soutenir l'effort de guerre, la Légion Brésilienne de l'aide - LBA - est vite devenu une agence fédérale pour l'aide sociale avec des branches à travers le territoire national. A São Paulo, en particulier ce changement a entraîné d'importantes actions de LBA comme la soupe a l’ école, le fonds d’école et les centres de garde d'enfants que, dans cet article, nous prenons comme des études de cas et des sujets pour lesquels il est possible de pointer les chemins d'intériorisation qui ont suivi ses politiques dans l'état. Après la lecture des documents officiels de la LBA de l'état, nous cherchons à mettre en évidence les caractéristiques des politiques mentionnées, son mode de fonctionnement, lês lieus de la mise en œuvre, de partenariats institutionnels pour indiquer des traits d’ intériorisation en cours.

Mots-clé: Légion brésilienne de l'aide, les politiques sociales, l' intériorisation, l'enfance.

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Biografia do Autor

Sérgio César da Fonseca, USP - FFCLRP

Sérgio César da Fonseca é professor doutor II na Universidade de São Paulo, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, também coordena o Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Infância, Juventude e Educação (LEPINJE).Ministra as disciplinas História da Educaçaõ e História da Educação no Brasil.

Endereço: Rua Guarujá, n. 341, Apto. 93 - CEP 14090-102
Ribeirão Preto-SP

E-mail: sérgiofonseca@usp.br

 

Elmir de Almeida é professor doutor II na Universidade de São Paulo, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, coordena o Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Infância, Juventude e Educação (LEPINJE), também coordena o PPG-Educação da USP-FFCLRP. Ministras as disciplinas Educação de Jovens e Adultos e Política, Organização e Gestão da Educação no Brasil.

 Endereço: Avenida Bandeirantes, 3900 - CEP - 14040-901 - Monte Alegre - Ribeirão Preto-SP

E-mail: elmir@ffclrp.usp.br

Elmir de Almeida, Brasil, ELMIR DE ALMEIDA é professor na Universidade de São Paulo, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto.

ELMIR DE ALMEIDA é professor na Universidade de São Paulo, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto. Coordena o Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Infância, Juventude e Educação e o Programa de Pós-Graduação em Educação da USP-FFCLRP.

Endereço: Avenida Bandeirantes, 3900 - 14040-901 - Ribeirão Preto - SP - Brasil.

E-mail: elmir@ffclrp.usp.br.

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Publicado

2016-04-23

Como Citar

Fonseca, S. C. da, & de Almeida, Brasil, E. (2016). A Legião Brasileira de Assistência em São Paulo e a interiorização de políticas para a infância - The Brazilian Legion of Assistance in São Paulo and the interiorization of policies for children. Revista História Da Educação, 20(49), 123–141. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/59433

Edição

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Artigo / Article / Artículo