Cedoc e Ceihe: espaços de preservação da memória escolar - Cedoc and Ceihe: spaces of preservation of the school memory
Resumo
O artigo tem como objetivo principal apresentar as ações de salvaguarda, pesquisa e preservação de acervos escolares desenvolvidas pelo Centro de Documentação - Cedoc - parte constitutiva do Centro de Estudos e Investigações em História da Educação - Ceihe. Como espaço de preservação da História da Educação, visa comunicar seu acervo de diferentes formas, possibilitando assim, a divulgação e o acesso da memória escolar. Ao desenvolver atividades cotidianas de seleção, organização, tratamento técnico e comunicação, o Cedoc, consolida-se como importante espaço de preservação da História da Educação.
Palavras-chave: história da educação; centro de documentação, preservação de acervos, cultura material escolar, memória escolar.
Downloads
Referências
DÍAS, José Maria Fernandes. La etnografia en la historia de la escuela. In. BENITO, Agustín escolano; DÍAZ, José maria Hernández. La memoria y el deseo: cultura de la escuela y educación deseada. Valencia: Humanidades Pedagógicas, 2002, p. 227-230.
ECO, Humberto. Memória vegetal e outros escritos sobre bibliofilia. Rio de Janeiro: Record, 2010.
GRAZZIOTIN, Luciane Sgarbi Santos, FRANK, Joana. Do Schüler-Beitung ao O Ateneu: marcas da cultura escolar nas páginas dos periódicos (São Leopoldo/RS, 1964-1973). Hist. Educ. (Online), v. 17, n. 40, 2013, p. 319-336.
BENITO, Agustín Escolano. La cultura material de la escuela: en el centenario de la junta para la ampliación de estudios, 1907-2007. Berlanga del Duero: Varona, 2007.
SAENGER, Lilian Sofia. Entrevista a Luciane Sgarbi Santos Grazziotin. São Leopoldo, maio, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
História da Educação utiliza como base para transferência de direitos a licença CreativeCommons BY (creativecommons.org) para periódicos de acesso aberto - Open ArchivesIniciative (OAI), categoria greenroad.
Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution, que permite o compartilhamento do texto com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.