NAS PUBLICAÇÕES SOBRE LIVROS DE LEITURA NO INÍCIO DO SÉCULO XX: TRAÇOS DE UMA CULTURA MATERIAL ESCOLAR

Autores

  • Ilsa do Carmo Vieira Goulart (Brasil) Universidade Federal de Lavras

Palavras-chave:

Livros de leitura, representações de leitura, cultura material escolar.

Resumo

O texto traz como objetivo apresentar quais representações a respeito de livros de leitura se fizeram presentes em algumas publicações impressas, no período entre 1927 a 1946, como também destacar as possibilidades da influência destas ideias nas práticas de atuação da leitura nas escolas públicas paulistas. Parte da premissa de que livro pode ser considerado um objeto concreto de uma cultura material escolar, por encontrar-se ali um espaço, uma temporalidade e uma linguagem. Para tanto, seleciona-se para a análise quatro textos publicados entre 1927 a 1946: o artigo publicado na Revista Escolar, de Emerson White, em 1927, intitulado Preparação do mestre: o mestre – uso do livro de leitura; a obra publicada em 1946, pelo Departamento de Educação, intitulada Programa de Linguagem; o artigo de Marjory Hardy, A leitura de livros no Primeiro Grau, publicado pela Revista de Educação em 1933 e o artigo de José Calvo, O livro de texto, publicado em 1934 pela Revista de Educação. A análise indica que os enunciados escritos se mostraram direcionados, a princípio, à instituição e legitimação de interesses políticos para se implementar um ensino nacionalizado e uniformizado, ao estabelecerem critérios de configuração de uma obra didática de qualidade para, em seguida, voltarem-se aos leitores alunos e professores. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ilsa do Carmo Vieira Goulart (Brasil), Universidade Federal de Lavras

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras.

Referências

ANTUNHA, Heladio Cesar Gonçalves. A reforma de 1920 da instrução pública no estado de São Paulo. 1967. 379f. Tese de Doutorado. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Universidade de São Paulo. São Paulo, 1967.

AZEVEDO, Fernando de. O Livro e a Escola Nova. Revista de Educação. Secção: Atraves de Revistas. Vol. IV, dezembro, 1933.

CHARTIER, Roger. A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII. Trad. M. Del Priore. Brasília: Ed. UnB, 1994.

______. (Org.) Práticas da leitura. São Paulo: Estação da Liberdade, 1996.

______. A aventura do livro: do leitor ao navegador. Trad. Reginaldo de Moraes. São Paulo: UNESP, 1999.

______. História Cultural: entre práticas e representações. Trad. M. M. Galhardo. Lisboa: Difel; Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.

______. A história ou a leitura do tempo. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

VIDAL, Diana Gonçalves; FARIA FILHO, Luciano Mendes. As lentes da história: estudos de história e historiografia da educação no Brasil. Campinas: autores Associados, 2005.

VIDAL, Diana Gonçalves. No interior da sala de aula: ensaio sobre cultura e prática escolares. Currículo sem fronteiras. v. 9, n.1, p. 25-41, 2009.

Downloads

Publicado

2017-05-08

Como Citar

Goulart (Brasil), I. do C. V. (2017). NAS PUBLICAÇÕES SOBRE LIVROS DE LEITURA NO INÍCIO DO SÉCULO XX: TRAÇOS DE UMA CULTURA MATERIAL ESCOLAR. Revista História Da Educação, 235–249. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/55270

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo