Representações da infância em memórias e autobiografias - Minas Gerais (1900-1960) - Representations of childhood in memoirs and autobiographies - Minas Gerais (1900-1960)

Autores

  • Simone Aparecida Neves Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ana Maria de Oliveira Galvão, Brasil Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

História da infância. Memórias e autobiografias. História da educação.

Resumo

Neste artigo se analisa as experiências de infância reconstruídas em autobiografias e memórias escritas por sujeitos que viveram essa fase da vida em Minas Gerais, no período compreendido entre 1900 e 1960, com o intuito de perceber de que modo diferentes pertencimentos - de gênero, classe social, raça/etnia, origem geográfica - podem influenciar na construção de representações sobre a infância. Foram utilizadas como fontes doze memórias e autobiografias, além de dados demográficos do período. Fundamentado nos estudos sobre a sociologia e a historiografia da infância, evidencia-se a existência de múltiplas infâncias engendradas pelas diferentes interações entre a criança e os diversos contextos históricos e sócio-culturais.

Palavras-chave: história da infância, memórias e autobiografias, história da educação.

 

REPRESENTATIONS OF CHILDHOOD IN MEMOIRS AND  AUTOBIOGRAPHIES - MINAS GERAIS (1900-1960)

Abstract

This article examines the experiences of childhood rebuilt in autobiographies and memoirs written by people who lived this period of life, in Minas Gerais, between 1900 and 1960. It aims to analyse how different affiliations - gender, social class, race/ethnicity, geographic origin - can influence the construction of representations of childhood. We used as sources twelve memoirs and autobiographies, as well as demographic data for the period. Based on studies of sociology and historiography, the article shows the existence of multiple childhoods engendered by different interactions between the child and the different historical and socio-cultural contexts.

Key-words: history of childhood, memoirs and autobiographies, history of education.

 

REPRESENTACIONES DE LA INFANCIA EM MEMORIAS E AUTOBIOGRAFÍAS (MINAS GERAIS 1900-1960)

Resumen

El presente artículo analiza las experiencias de la infancia reconstruidas en autobiografías y memorias escritas por sujetos que vivieron esa etapa de la vida en Minas Gerais, en el período comprendido entre 1900 y 1960, en razón de percibir de qué modo diferentes pertenencias - de género, clase social, raza/etnia, origen geográfico, entre otros - pueden influir en la construcción de representaciones sobre la niñez. Se han utilizado como fuentes doce memorias y autobiografías, además de datos demográficos del período. Fundamentado en los estudios sobre la sociología y la historiografía de la infancia, el artículo evidencia la existencia de múltiples infancias engendradas por las diferentes interacciones entre el niño y los diversos contextos históricos y socio-culturales.

Palabras-clave: historia de la infancia, memorias y autobiografías, historia de la educación.

 

REPRÉSENTATIONS DE L’ENFANCE DANS LES MÉMOIRES ET AUTOBIOGRAPHIES - MINAS GERAIS (1900-1950)

Résumé

Cet article examine les expériences de l'enfance reconstruits dans les autobiographies et les mémoires écrits par des personnes qui ont vécu cette étape de la vie, dans le Minas Gerais, dans la période comprise entre 1900 et 1960, en vue de réaliser comment les différentes affiliations - sexe, la classe sociale, la race/ethnicité, origine géographique, entre autres - peuvent influencer la construction des représentations de l'enfance. Ont été utilisés comme sources douze mémoires et autobiographies, ainsi que des données démographiques pour la période. Basé sur des études de sociologie et de l'historiographie de l'enfance l'article montre l'existence de multiples enfances engendrés par différentes interactions entre l'enfant et les différents contextes historiques et socio-culturelles.

Mots-clé: histoire de l'enfance, mémoires et autobiographies, histoire de l'éducation.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Aparecida Neves, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.

Ana Maria de Oliveira Galvão, Brasil, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.

Referências

ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Rio de Janeiro: Guanabana Koogan, 1981.

BARRACHO, Helenice Vanetti Barbosa. Os passos da zefinha. Belo Horizonte: Mazza, 2006.

BORGES, Irmã Domitila Ribeiro. O que viveu meu coração. Uberaba: Pinti, [19-].

BOURDIEU, Pierre. A ilusão biográfica. In: FERREIRA, Marieta de Moraes e AMADO, Janaína (orgs.). Usos e abusos da história oral. Rio de Janeiro: FGV, 2006, p.183-191.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O trabalho de saber: cultura camponesa e escola rural. Porto Alegre: Sulina, 1999.

CAIAFA FILHO, Carlos. Vida de menino: histórias de minha infância. Belo Horizonte: Imprensa oficial, [19-]

CARNEIRO, Giane Araújo Pimentel. As práticas educativas familiares no processo de distinção geracional criança/adulto (Caetité-BA, 1910-1930). Belo Horizonte: UFMG, 2011, 146f. Dissertação (mestrado em Educação). Universidade Federal de Minas Gerais, Programa de Pós-Graduação em Educação.

CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Bertrand Brasil/Difel, 1990.

COSTA, Oswaldo José da. História e mistérios de minha vida. Belo Horizonte: Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, 1979.

DINIZ, José Henrique. Pelas trilhas da vida. Belo Horizonte: Mazza, 2001.

FRAGO, A. V. Las autobiografias y diários como fuente historico educativa: tipologia y usos. Revista Teias, Rio de Janeiro: Uerj, v.1, n.1, 2000, p. 1-26.

GALVÃO, Ana Maria de Oliveira, LOPES, Eliane Teixeira Lopes. Território plural: a pesquisa em história da educação. São Paulo, Ática, 2010.

GALVÃO, Ana Maria de Oliveira. Autobiografias e novos letrados: um estudo comparado (Illinois, EUA, e Minas Gerais, Brasil, primeira metade do século 20). Relatório final de pesquisa de Estágio Sênior/Capes. Dekalb, Ill: Northern Illinois University, 2013.

GALVÃO, Ana Maria de Oliveira. História das culturas do escrito: tendências metodológicas e possibilidades de pesquisa. In: MARINHO, Marildes; CARVALHO, Gilcinei Teodoro (orgs.). Cultura escrita e letramento. Belo Horizonte: UFMG, 2010, p. 218-248.

GOUVÊA, Maria Cristina Soares de. O mundo da criança: a construção do infantil na literatura brasileira. Bragança Paulista: USF, 2004.

GRAFF, Harvey. A alfabetização na leitura e na vida: um exemplo do início do século 20. In: GRAFF, Harvey. Os labirintos da alfabetização. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994, p. 271-293.

GULLESTAD, Marianne. Infâncias imaginadas: construções do eu e da sociedade nas histórias de vida. Revista Educação & Sociedade, Campinas: Unicamp, v. 26, n. 91, 2005, p. 509-534.

HUMPHRIES, Jane. Childhood and child labour in the British industrial revolution. New York: Cambridge University Press, 2010.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (1957). Enciclopédia dos municípios brasileiros (v. XXIV). Rio de Janeiro. Disponível em <http://biblioteca.ibge.gov.br>. Acesso em 15 mar., 2014.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Estatísticas do século 20. Disponível em <http://seculo20.ibge.gov.br/populacionais-sociais-politicas-e-culturais/busca-por-palavra-chave/populacao>. Acesso em 15 mar., 2014.

JINZENJI, Mônica Y; GALVÃO, Ana Maria de Oliveira; SILVA, Simone A. Memórias da infância em meio rural: a escola e outros espaços de sociabilidade (Minas Gerais - Brasil, 1920-1950). Revista Portuguesa de Educação, Braga: Universidade do Minho, v. 25, n. 2, 2012, p. 9-33.

KASSOUF, Ana Lúcia. O que conhecemos sobre o trabalho infantil? Revista Nova Economia, Belo Horizonte: UFMG, v. 17, n. 2. 2007, p. 324-350.

KUHLMANN JR., Moysés. Infância e educação infantil: uma abordagem história. Porto Alegre: Mediação, 2010.

KUHLMANN JR., Moysés; FERNANDES, Rogério. Sobre a história da infância. In: FARIA FILHO, Luciano Mendes (org.). A infância e sua educação: materiais, práticas e representações (Portugal e Brasil). Belo Horizonte: Autêntica, 2004, p. 15-33.

LAUWE, Marie-José Chomboart. Um outro mundo: a infância. São Paulo: Perspectiva, 1991.

MALUF, Marina; MOTT, Maria Lúcia. Recônditos do mundo feminino. In: SAVENKO, Nicolau (org.). História da vida privada no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1998, p. 368-421.

MARTINS, Beatriz Borges. A vida é esta. Belo Horizonte: B. B. Martins, 2000.

MELO, Alfredo César. Saudosismo e crítica social em Casa grande e senzala: a articulação de uma política da memória e de uma utopia. Revista Estudos Avançados, São Paulo: USP, v. 23, n. 67, 2009, p. 279-296.

MELO, Juliana Ferreira de. Modos e condições de participação nas culturas do escrito: Pedro Nava e a formação na família (1903-1913). Belo Horizonte: UFMG, 2008. 243f. Dissertação (mestrado em Educação). Universidade Federal de Minas Gerais, Programa de Pós-graduação em Educação.

NEVES, Elzira Augusta Pereira. Minhas lembranças, minhas saudades. [S.l]: [s.n], 1984.

NOGUEIRA, Vitória Maria Rezende. Uma vida de vitória. Belo Horizonte: [s.n], 2004.

OLIVEIRA, Marta Kohl de oliveira; TEIXEIRA, Edival. A questão da periodização do desenvolvimento psicológico. In: OLIVEIRA, Marta Kohl de Oliveira. Cultura e psicologia: questões sobre o desenvolvimento do adulto. São Paulo: Hucitec, 2009, p. 331-359.

ORLANDO, Evilyn de Almeida. Os manuais de catecismo nas trilhas da educação: notas de história. Hist. Educ. (Online). Porto Alegre: Asphe, v. 17, n. 41, 2013, p.159-176.

PESAVENTO, Sandra Jatahy. História & história cultural. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

QUEIROZ, Vanda Fagundes. Uma candeia na janela: memórias de infância. Curitiba: [s.n], 1997.

RENAULT, Pitucha Godoy. Rua São Paulo 2189: cenas da infância. [S.l]: Impressão Gráfica, [19-].

RIZZINI, Irma. Assistência à infância no Brasil: século XIX e XX. Rio de Janeiro: Universitária Santa Úrsola, 1993.

ROCHA, Heloísa Helena Pimenta.; GOUVÊA, Maria Cristina Soares de. Infâncias na História. Educação em Revista, Belo Horizonte: UFMG, v. 26, n. 1, 2010, p.187-194.

ROCHA, Maria Cecília Maurício da. A travessia e a margem: memórias de infância. São Paulo: Pancrom, 1992.

SANTOS, Luís Gonzaga dos. Memórias de um carpinteiro. Belo Horizonte: Bernardo Álvares, 1963.

VALENTE, Ana Lúcia Farah. As irmandades de negros: resistência e repressão. Horizonte: Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, Belo Horizonte: PUCMG, v. 9, n. 21, 2011, p. 202-218.

VEIGA, Cynthia Greive. Infância e modernidade: ações, saberes e sujeitos. In: FARIA FILHO, Luciano Mendes (org.). A infância e sua educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2004, p. 35-82.

VINCENT, David. Bread, knowledge and freedom: a study of nineteenth-century working class autobiography. London: Methuen, 1981.

VINCENT, David. Literacy and popular culture (England, 1750-1914). Cambridge: Cambridge University Press, 1993.

Downloads

Publicado

2015-09-30

Como Citar

Neves, S. A., & Galvão, Brasil, A. M. de O. (2015). Representações da infância em memórias e autobiografias - Minas Gerais (1900-1960) - Representations of childhood in memoirs and autobiographies - Minas Gerais (1900-1960). Revista História Da Educação, 20(48), 259–280. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/49458

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo