Aritmética nas escolas primárias gaúchas na primeira metade do século 20: o ensino prescrito - Arithmetic in Rio Grande do Sul primary schools in the first half of the 20 century: prescribed teaching

Autores

  • Elisabete Zardo Búrigo, Brasil Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

Da proclamação da República, no Brasil, em 1889, até a decretação da Lei Orgânica sobre o Ensino Primário, em 1946, as normatizações sobre o ensino primário foram incumbência dos Estados que compunham a federação. Neste texto examinam-se as normatizações estabelecidas, neste período, no Estado do Rio Grande do Sul, no período conhecido como Primeira República (1889-1930) e na chamada Era Vargas (1930-1945), enfocando as prescrições relativas ao ensino da Aritmética. São estabelecidas conexões entre as orientações programáticas e metodológicas para a Aritmética e as políticas governamentais de expansão, ordenamento, modernização e controle do ensino primário.

Palavras-chave: história da educação, história das disciplinas escolares, ensino primário, aritmética, educação matemática.

 

ARITHMETIC IN RIO GRANDE DO SUL PRIMARY SCHOOLS IN THE FIRST HALF OF THE 20TH CENTURY: PRESCRIBED TEACHING

Abstract

Since the proclamation of the Republic, in Brazil, in 1889, until the enactment of the Organic Law on Primary Education in 1946, the norms on primary schooling were on the responsibility of the States that make up the federation. The text examines the norms established in this period, in the state of Rio Grande do Sul, in the period known as the First Republic (1889-1930) and in the period named Era Vargas (1930-1945), focusing on the specifications concerning the teaching of Arithmetic. Connections are established between the programmatic and methodological guidelines for the Arithmetic and government policies of expansion, modernization, planning and control of primary education.

Key-words: history of education, history of school subjects, primary school, arithmetic, mathematics education.

 

ARITMÉTICA EN LAS ESCUELAS PRIMARIAS DE RIO GRANDE DO SUL EN LA PRIMERA MITAD DEL SIGLO 20: LA ENSEÑANZA PRESCRITA

Resumen

Desde la proclamación de la República, en Brasil, en 1889, hasta la promulgación de la Ley Orgánica de Educación Primaria en el año 1946, las normas acerca de la educación primaria estuvieron en la responsabilidad de los Estados que componen la federación. El texto examina las normas establecidas en este periodo, en el Estado de Rio Grande do Sul, en el período conocido como la Primera República (1889-1930) y en la Era Vargas (1930-1945), centrándose en las prescripciones para la enseñanza de la Aritmética. Se establecen conexiones entre las líneas programáticas y metodológicas para la Aritmética y las políticas gubernamentales de expansión, modernización, planificación y control de la educación primaria.

Palabras-clave: historia de la educación, historia de las materias escolares, escuela primaria, aritmética, educación matemática.

 

L’ARITHMÉTIQUE DANS LES ÉCOLES PRIMAIRES DE L’ÉTAT DU RIO GRANDE DO SUL DANS LA PREMIÈRE MOITIÉ DU VINGTIÈME SIÈCLE: L’ENSEIGNEMENT PRÉVU 

Résumé

Depuis la proclamation de la République au Brésil, en 1889, jusqu'à la promulgation de la Loi organique sur l'enseignement primaire en 1946, les normes sur l’enseignement primaire furent la responsabilité des États qui composent la fédération. Le texte examine les normes établies dans cette période, dans l'état du Rio Grande do Sul, dans la période dite de la Première République (1889-1930) et la période nommée Era Vargas (1930-1945), en mettant l'accent sur les prescriptions pour l'enseignement de l'Arithmétique. Des connexions sont établies entre les lignes programmatiques et méthodologiques pour l'Arithmétique et les politiques gouvernementales pour le développement, la modernisation, la planification et le contrôle de l'enseignement primaire.

Mots-clé: histoire de l'éducation, histoire des disciplines scolaires, primaire, arithmétique, l'enseignement des mathématiques.

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Biografia do Autor

Elisabete Zardo Búrigo, Brasil, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

ELISABETE ZARDO BÚRIGO é professora na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática no Brasil (GHEMAT), do Grupo de Trabalho Educação Matemática no Ensino Superior da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) e do Topic Study Group The history of the teaching and learning of mathematics do International Congress on Mathematical Education (ICME).

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Publicado

2014-05-10

Como Citar

Búrigo, Brasil, E. Z. (2014). Aritmética nas escolas primárias gaúchas na primeira metade do século 20: o ensino prescrito - Arithmetic in Rio Grande do Sul primary schools in the first half of the 20 century: prescribed teaching. Revista História Da Educação, 18(44), 9–25. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/46910

Edição

Seção

Dossiê - Dossier