A grafia dos corpos no espaço urbano: os escolares no álbum biografia duma cidade, Porto Alegre, 1940 - The body's register in the urban space: the students in the album biography of a city, Porto Alegre, 1940

Autores

  • Zita Rosane Possamai, Brasil Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

Uma das formas de circulação das imagens fotográficas de temática educacional foi a edição dos álbuns comemorativos. No álbum Porto Alegre: biografia duma cidade, editado em 1940, a educação é mostrada pelas imagens de edificações e dos sujeitos fotografados. As complexas relações entre visível e invisível podem ser chaves para a compreensão dos modos a partir dos quais o poder constrói determinadas visualidades ligadas à educação. Nas imagens analisadas, a visibilidade é imperativo a partir do qual atesta-se a presença dos sujeitos, docilizados pela cultura escolar. A partir das imagens são construídos sentidos de ordem escolar e ordem urbana. A grafia da educação no espaço urbano se faz a partir do exercício do olhar do poder possibilitado pela grafia da luz - a fotografia.

Palavras-chave: Porto Alegre-RS, fotografia, cultura visual escolar, cultura fotográfica.

 

THE BODY'S REGISTER IN THE URBAN SPACE: THE STUDENTS IN THE ALBUM BIOGRAPHY OF A CITY, PORTO ALEGRE, 1940

Abstract

The edit of commemorative albums represented a way of circulation of photographs with educational thematic. In the album “Porto Alegre: the biography of a city”, issued in 1940, the education can be seen in the pictures of people and buildings. The complex relationship between the visible and the invisible can be important for the understanding of the ways the power uses to construct certain visual issues connected to education. In the analyzed pictures, the visual aspect is an imperative, as it makes it possible to see the subjects of study which have been educated and softened by the school’s culture. School and urban issues are built from pictures. The education register in the urban space is made from what can be seen and this is possible thanks to the light register - the photography.

Key-words: Porto Alegre-RS, photography, school’s visual culture, photographic culture.

 

EL REGISTRO DE LOS CUERPOS EN EL ESPACIO URBANO: LOS ESCOLARES EN EL ÁLBUM BIOGRAFÍA DE UNA CIUDAD, PORTO ALEGRE, 1940

Resumen

Una de las formas de circulación de imágenes fotográficas de temática educacional fue la edición de álbumes conmemorativos. En el álbum Porto Alegre: biografía de una ciudad, editado en 1940, la educación está presente a través de las imágenes de las edificaciones y de los sujetos fotografiados. Las complejas relaciones entre lo visible y lo invisible pueden ser consideradas clave para la comprensión de las formas, a partir de las cuales, el poder construye determinadas visualidades ligadas a la educación. En las imágenes analizadas, la visibilidad es un imperativo a partir del cual se ven los sujetos escolarizados y suavizados por la cultura escolar. A partir de las imágenes, se construyen los sentidos de orden escolar y urbana. El registro de la educación en el espacio urbano se realiza a partir de lo que se puede ver y esto es gracias al registro de la luz - la fotografía.

Palabras-clave: Porto Alegre-RS, fotografía, cultura visual escolar, cultura fotográfica.

 

LE GRAHPIE DES CORPS DANS L’ESPACE URBAINE: LES ÉCOLIERS DANS L’ALBUM PHOTOGRAPHIQUE BIOGRAFIA DUMA CIDADE, PORTO ALEGRE, 1940

Resumé

L’article analise les images photographiques sur l’education dans l’álbum Porto Alegre: biografia duma cidade, edité  en 1940, à Porto Alegre-RS, Brésil.  Dans ces imagens sont presentées lês batiments scolaires et lês sujets de l’école. Les relations entre le visible et l’invisible sont proposés pour comprendre les divers moyens de création des visualités pour le pouvoir. Dans ces images les scolaires sont presentées dans une ordre scolaire et urbaine, possibilité par la photographie.

Mots-clé: Porto Alegre-RS, photographie, culture visuel scolaire, culture photographique.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Zita Rosane Possamai, Brasil, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Curso de Museologia

Programa de Pòs-Graduação em Educação

Referências

ALBUQUERQUE, Durval Muniz de. A história em jogo: a atuação de Michel Foucault no campo da historiografia. Anos 90, Porto Alegre: Ufrgs, v. 11, n. 19/20, 2004, p.79-100.

BARROS, Armando Martins de. Imagem, cultura, escola: os cartões postais e o ensino público no Distrito Federal da primeira república. REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 17, 1994. Anais ... Caxambu: Anped, 1994, p. 203-212.

BASTOS, Maria Helena Camara. A revista do ensino no Rio Grande do Sul (1939-1942): o novo e o nacional em revista. Pelotas: Seiva, 2005.

BENCOSTTA, Marcus Levy Albino. Memória e cultura escolar: a imagem fotográfica no estudo da escola primária de Curitiba. História (São Paulo), v. 30, n. 1, 2011, p. 397-411.

BENCOSTTA, Marcus Levy Albino. Desfiles patrióticos: cultura cívica nos grupos escolares de Curitiba (1003-1971). CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 3, 2004. Anais ... Curitiba: PUCPR, 2004.

DUBOIS, Philippe. O acto fotográfico. Lisboa: Vega, 1992.

DUSSEL, Inés. Uniformes escolares y la disciplina de lãs apariencias: hacia uma historia de la regulación de los cuerpos en los sistemas educativos modernos. In: POPKEWITZ, Thomas S.; FRANKLIN, Barry M.; PEREYRA, Miguel A. (comp.). Historia cultural y educación: ensayos críticos sobre conocimiento y escolarización. Barcelona: Pomares, 2003, p. 15-58.

FARIA FILHO, Luciano Mendes de; VIDAL, Diana Gonçalves. Os tempos e os espaços escolares no processo de institucionalização da escola primária no Brasil. Revista Brasileira de Educação, n. 14, 2000, p. 19-34.

FELGUEIRAS, Margarida Louro. Materialidade da cultura escolar: a importância da museologia na conservação/comunicação da herança educativa. Pro-Posições, Campinas: Unicamp, v. 16, n. 1, 2005, p. 87-102.

FERREZ, Marc; FERREZ, Gilberto; SANTOS, Paulo F. O álbum da Avenida Central: um documento fotográfico da construção da Avenida Rio Branco, Rio de Janeiro, 1903-1906. Rio de Janeiro: João fortes engenharia/Ex-Libris, 1982.

FISCHMAN, Gustavo E.; CRUDER, Gabriela. Fotografias escolares como evento na pesquisa em educação. Educação e Realidade, Porto Alegre: Ufrgs, v. 28, n. 2, 2003, p. 39-53.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: história da violência nas prisões. Petrópolis: Vozes, 1989.

FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.

FRANCO, Álvaro et al. Porto Alegre: biografia duma cidade - monumento do passado, documento do presente, guia do futuro. Porto Alegre: Tipografia do Centro, s.d.

FRIZOT, Michel. Fotografia: um destino cultural. In: SANTOS, Alexandre; CARVALHO, Ana Albani de. Imagens: arte e cultura. Porto Alegre: Ufrgs, 2012, p. 19-45.

GERTZ, René E. O Estado Novo no Rio Grande do Sul. Passo Fundo: UPF, 2005.

HERNANDEZ, Fernando. Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 2000.

KNAUSS, Paulo. O desafio de fazer história com imagens: arte e cultura visual. Artcultura, Uberlândia, v. 8, n. 12, 2006, p. 97-115.

KOSSOY, Boris. Realidades e ficções na trama fotográfica. São Paulo: Ateliê, 2002.

KREUTZ, Lucio. Escolas da imigração alemã no Rio Grande do Sul: perspectiva histórica. In: MAUCH, Cláudia, VASCONCELLOS, Naira. Os alemães no sul do Brasil: cultura, etnicidade, história. Canoas: Ulbra, 1994, p. 149-161.

JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira da Educação, n. 1, 2001, p. 9-43.

MACHADO, Arlindo. A ilusão especular: introdução à fotografia. São Paulo: Brasiliense, 1984.

MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. Rumo a uma história visual. In: MARTINS, José de Souza ; ECKERT, Cornelia; NOVAES, Sylvia (org.). O imaginário e o poético nas ciências sociais. Bauru: Edusc, 2005, p. 33-56.

MONDENARD, Anne de. A emergência de um novo olhar sobre a cidade: as fotografias urbanas de 1870 a 1918. Projeto História, São Paulo, n. 18, 1999.

MONTEIRO, Charles. Construindo a história da cidade através de imagens. In: PESAVENTO, Sandra Jatahy; SANTOS, Nádia Maria Weber; ROSSINI, Miriam de Souza. Narrativas, imagens e práticas sociais: percursos em história cultural. Porto Alegre: Asterisco, 2008, p. 148-171.

OLIVEIRA, Marcos A. Taborda de. Educando pelo corpo: saberes e práticas na instrução pública primária paranaense (finais do séc. 19, início do séc. 20). Educativa, Goiânia, v. 9, n. 2, 2006, p. 185-199, 2006.

POSSAMAI, Zita Rosane. Nos bastidores do museu: patrimônio e passado da cidade de Porto Alegre. Porto Alegre: Est, 2001.

POSSAMAI, Zita Rosane. Ensaio de um olhar moderno: imagens fotográficas no álbum Porto Alegre de Virgílio Calegari. Revista Latino-Americana de História, v. 2, n. 7, 2013, p. 41-53.

POSSAMAI, Zita Rosane. A cultura fotográfica e a escola desejada. ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS DA IMAGEM, 2, 2009. Anais ... Londrina: UEL, 2009.

SANTOS, Alexandre Ricardo dos. Corpo e controle: o olho do poder e o esquadrinhamento individual: uma leitura foucaultiana dos primórdios da fotografia. Porto Arte, v. 7, n. 13, 1996, p. 55-68.

SOUZA, Rosa Fátima de. Fotografias escolares: a leitura de imagens na história da escola primária. Educar em Revista, Curitiba: UFPR, n. 18, 2001, p. 75-101.

VIDAL, Diana; ABDALA, Rachel. A fotografia como fonte para a história da educação: questões teórico-metodológicas e de pesquisa. Educação, Santa Maria: UFSM, v. 30, n. 2, 2005, p. 177-194.

VIÑAO, Antonio. Memória, patrimonio y educación. Educatio Siglo XXI, v. 28, n. 2, 2010, p. 17-42.

Downloads

Publicado

2015-08-20

Como Citar

Possamai, Brasil, Z. R. (2015). A grafia dos corpos no espaço urbano: os escolares no álbum biografia duma cidade, Porto Alegre, 1940 - The body’s register in the urban space: the students in the album biography of a city, Porto Alegre, 1940. Revista História Da Educação, 19(47), 129–148. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/46286

Edição

Seção

Dossiê "Imagem e cultura visual - Dossier Image and visual culture"