As políticas para o livro didático durante a ditadura militar: a Colted e a Fename - Policies for the textbook during the military dictatorship: and the Colted Fename

Autores

  • Juliana Miranda Filgueiras, Brasil Instituto Superior de Educação Vera Cruz

Palavras-chave:

história da educação, livro didático, Fename, Colted

Resumo

Neste artigo se analisa a constituição e realizações da Comissão do Livro Técnico e do Livro Didático e da Fundação Nacional do Material Escolar. Os dois órgãos foram criados pelo MEC nos anos 1960, mas possuíam diretrizes diferentes para os livros didáticos. Enquanto a Colted tinha o objetivo de estimular a expansão da indústria do livro, a Fename deveria produzir materiais didáticos para distribuição ou venda a preço de custo. O estudo revelou que a criação dos órgãos respondiam aos debates sobre a urgência de se organizar a expansão do ensino, com o crescimento do público escolar e o consequente problema do livro didático. As políticas seguiam ainda as orientações da Unesco, que indicavam o incentivo à produção de manuais pelas editoras privadas, além da assistência aos estudantes carentes.

Palavras-chave: livro didático, Fename, Colted.

 

POLICIES FOR THE TEXTBOOK DURING THE MILITARY DICTATORSHIP: AND THE COLTED FENAME

Abstract

The article analyzes the establishment and accomplishments of the Technical Books and Textbooks Committee and the School Material National Foundation. The two agencies were created simultaneously in the 1960s, but had different policies for textbooks. While Colted was intended to encourage the expansion of the book industry, the Fename should produce textbooks for distribution or sale materials at price of cost. The study revealed that creation of agencies responded to the debates about the urgency of organizing the education expansion, the increase of school audience and the textbook problem. The policies still followed the guidelines of Unesco that indicated the incentive to increase the manuals production by private publishers, in addition to assistance to needy students.

Key-words: textbook, Fename, Colted.

 

POLÍTICAS PARA EL LIBRO DE ENSEÑANZA DURANTE LA DICTADURA MILITAR: LA COLTED E LA FENAME

Resumen

El artículo analiza la constitución y los logros de la Comisión de libros técnicos y libros de enseñanza de la Fundación Nacional del material escolar. Las dos instituciones fueron creadas al mismo tiempo en la década de 1960, pero tenían diferentes políticas para los libros de enseñanza. Mientras la Colted está dirigida a promover la expansión de la industria del libro, la Fename debería producir libros de enseñanza para su distribución o venta por el precio de coste de su producción. El estudio ha revelado que la creación de las dos instituciones son una respuesta a los debates acerca de la urgencia de la organización de la expansión de la educación, el aumento de público en la escuela y el problema del libro de enseñanza. Las políticas seguían las orientaciones de la Unesco que indicaban  el incentivo para aumentar la producción de los manuales por editores privados, más allá de la asistencia a los estudiantes necesitados.

Palabras-clave: libro de enseñanza, Fename, Colted

 

LES POLITIQUES POUR LE LIVRE DIDACTIQUE PENDANT LA DICTATURE MILITAIRE: LE COLTED ET LE FENAME

Résumé

L'article analyse la Constitution et les réalisations de la Commission sur le Livre Technique et Livre Didactique et de la Fondation Nationale des Fournitures Scolaires. Les deux organes ont été créés par le Ministère de l'éducation et de la culture - MEC - dans les années 1960, mais ils avaient des lignes directrices différentes pour les manuels scolaires. Tandis que le Colted avait pour objectif de stimuler l'expansion de l'industrie du livre, le Fename devrait produire des matériels didactiques pour la distribution ou la vente à prix. L'étude a révélé que la création des agences ont répondu aux débats sur l'urgence d'organiser le développement de l'enseignement, avec la croissance des écoles publiques et le conséquent problème de manuels scolaires. Les politiques suivaient les directives de l'Unesco, qui indiquaient l'encouragement de la production de manuels pour les éditeurs privés, ainsi que l'assistance aux étudiants nécessiteux.

Mots-clé: manuel, Fename, Colted.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Miranda Filgueiras, Brasil, Instituto Superior de Educação Vera Cruz

Graduada em História pela USP. Mestrado e doutorado em Educação pelo Programa Pós-graduado em Educação: História, Política, Sociedade da PUC/SP. Pós-doutorado em História pela Unifesp.

Referências

BATISTA, Antônio Augusto Gomes. Um objeto variável e instável: textos, impressos e livros didáticos. In: ABREU. Márcia (org.). Leitura, história e história da leitura. Campinas: Mercado das Letras/ALB/Fapesp, 2002, p. 529-575.

BEISIEGEL, Celso de Rui. Educação e sociedade no Brasil após 1930. In: FAUSTO, Boris (org.). História geral da civilização brasileira: o Brasil republicano, v. 4. São Paulo: Difel, 1984, p. 381-416.

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de história: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2005.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. São Paulo: Vozes, 1990.

COSTA, Bianca Silva. O ensino superior na ditadura militar brasileira: um olhar através da Revista MEC. Porto Alegre: PUCRS, 2009. 125f. Dissertação (mestrado em História). Programa de Pós-Graduação em História, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

CHOPPIN, Alain. Las políticas de libros escolares en el mundo: perspectiva comparativa e histórica. In: SILLER, Javier Pérez; GARCÍA, Verena Randkau (org.). Identidad en el imaginario nacional: reescritura y enseñanza de la historia. Puebla: Universidad Autónoma de Puebla, 1998, p. 169-180.

CHOPPIN, Alain. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa, v. 30, n. 3, 2004, p. 549-566.

CURY, Carlos Roberto Jamil. Livro didático como assistência ao estudante. Revista Diálogo Educacional. Curitiba, v. 9, n. 26, 2009, p. 119-130.

FILGUEIRAS, Juliana Miranda. Os processos de avaliação de livros didáticos no Brasil (1938-1984). São Paulo: PUCSP, 2011. 252f. Tese (doutorado em Educação). Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

FONSECA, James Braga; GASMAN, Lydineia. Guia metodológico para cadernos MEC - História. Rio de Janeiro: MEC/Fename, 1971.

FRANCO, Maria Laura. A política do livro didático a nível de legislação. Plural, ano 3, n. 6, 1980, p. 25-41.

FREITAG, Barbara et al. O Estado da arte do livro didático no Brasil. Brasília: Inep/Reduc. 1987.

HALLEWELL, Laurence. O livro no Brasil. São Paulo: USP, 1985.

KRAFZIK. Maria Luiza de Alcântara. Acordo MEC/Usaid: a Comissão do Livro Técnico e do Livro Didático - Colted (1966-1971). Rio de Janeiro: Uerj, 2006. 151f. Dissertação (mestrado em Educação) Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

MUNAKATA, Kazumi. Investigações acerca dos livros escolares no Brasil: das idéias à materialidade. CONGRESSO IBEROAMERICANO DE HISTORIA DE LA EDUCACIÓN LATINOAMERICANA, 6, 2003. Anais ... San Luis Potosí: Cihela, 2003, p.1-15.

MUNAKATA, Kazumi. A política do livro didático no regime militar: da campanha do livro didático e manuais de ensino (Caldeme) à Comissão do Livro Técnico e Didático (Colted) e à Fundação Nacional de Material Escolar (Fename). Relatório técnico, CNPq, 2006.

OLIVEIRA, João Batista Antônio et. al. A política do livro didático. Campinas: Unicamp, 1984.

PAIXÃO, Léa; PAIVA, Edil. A americanização do ensino elementar no Brasil? Niterói: UFF, 2002.

SPOSITO, Marília. O povo vai à escola. São Paulo: Loyola, 1992.

Publicado

2014-10-11

Como Citar

Miranda Filgueiras, Brasil, J. (2014). As políticas para o livro didático durante a ditadura militar: a Colted e a Fename - Policies for the textbook during the military dictatorship: and the Colted Fename. Revista História Da Educação, 19(45), 85–102. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/44800

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo