Orphanato Municipal de Belém: acolhimento, educação e instrução a meninas (1893-1911) - Orphanato Municipal de Belém: greeting, education and instruction to girls (1893-1911)

Autores

  • Antonio Valdir Monteiro Duarte, Brasil Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

Meninas órfãs. Práticas educativas. Orphanato Municipal de Belém.

Resumo

Este artigo analisa as práticas educativas aplicadas a centenas de meninas que viveram em condição asilar durante a administração de Antonio José de Lemos (1897-1911), período marcado por transformações políticas, econômicas e sociais na capital paraense. Com o objetivo entender as práticas educativas no internato, o estudo revelou que, mesmo se tratando de uma instituição de natureza filantrópica, pelo menos no seu início, os regulamentos, programas e compêndios eram semelhantes aos estabelecidos para as demais escolas públicas. Ficou evidenciado que as disciplinas que envolviam as habilidades práticas, como trabalhos manuais, trabalhos de agulha e as prendas domésticas, tinham prioridade e ocupavam grande parte do tempo das educandas órfãs.

Palavras-chave: meninas órfãs, práticas educativas, Orphanato Municipal de Belém.


ORPHANATO MUNICIPAL DE BELÉM: GREETING, EDUCATION AND INSTRUCTION TO GIRLS (1893-1911)

Abstract

This article examines the educational practices applied to hundreds of girls who lived in asylum status during the administration of Antonio José de Lemos (1897-1911), in a period marked by major political, economic and social transformations in the capital of Pará. In order to understand, the educational practices at boarding school, the study revealed that, even with a philanthropic nature, at least in its beginning, regulations, programs and textbooks were similar to those established for other public schools. However, it became evident that the subjects involving practical skills like arts and crafts, needlework and household gifts, had priority and occupied much of the time of grassroots orphans. 

Key-words: orphan girls, educational practices, Orphanato Municipal de Belém.


ORPHANATO MUNICIPAL DE BELÉM: SALUDO, EDUCACIÓN E INSTRUCCIÓN A LAS CHICAS (1893-1911)

Resumen

Este artículo examina las prácticas educativas aplicadas a cientos de chicas que vivió en estado de asilo durante la administración de Antonio José de Lemos (1897-1911), período marcado por grandes transformaciones políticas, económicas y sociales en la capital de Pará. Para entender las prácticas educativas en el internado, el estudio reveló que, incluso con carácter filantrópico, al menos en sus inicios, normas, programas y libros de texto eran similares a las establecidas por otras escuelas. Sin embargo, se hizo evidente que los temas que implican habilidades prácticas como artes y manualidades, costura y regalos hogares, tenía prioridad y ocuparon gran parte del tiempo de los huérfanos de la base. 

Palabras clave: niñas huérfanas, prácticas educativas, Orphanato Municipal de Belém.


ORPHANATO MUNICIPAL DE BELÉM: SALUTATION, L'EDUCATION ET L'INSTRUCTION AUX FILLES (1893-1911)  

Résumé

Cet article examine les pratiques éducatives appliquées à des centaines de filles qui vivaient dans l'asile au cours de l'administration de Antonio José de Lemos (1897-1911), période marquée par des transformations politiques, économiques et sociales majeures dans la capitale du Pará. Afin de comprendre les pratiques éducatives au pensionnat, l'étude a révélé que, même avec un caractère philanthropique, au moins dans ses débuts, règlements, programmes et manuels scolaires étaient semblables à celles établies pour les autres écoles publiques. Toutefois, il est devenu évident que les sujets impliquant des compétences pratiques comme l'artisanat, travaux d'aiguille et cadeaux ménagers, avait priorité et occupaient une grande partie du temps des orphelins de la base. 

Mots-clé: orphelines, pratiques éducatives, Orphanato Municipal de Belém. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

A ESCOLA - REVISTA OFFICIAL DE ENSINO. Belém, anno I, volume II, out. de 1900 a mar. de 1901.

CONSELHO MUNICIPAL BELÉM. Lei n. 283, de 27 de dezembro de 1900. Autoriza o Intendente a receber da Associação Protectora dos Orphãos o instituto de caridade denominado “Orphelinato Paraense”. Leis e Resoluções Municipaes codificadas na administração Municipal do Senador Antonio José de Lemos. Belém: Typographia de Tavares Cardoso e Cia., 1901.

BELÉM. Relatório apresentado ao Conselho Municipal de Belém na sessão de 15 de novembro de 1902, referente aos anos de 1897-1902, pelo Intendente Municipal Senador Antonio José de Lemos. Belém: Typographia de Alfredo Augusto Silva, 1902.

BELÉM. Relatório apresentado ao Conselho Municipal de Belém na sessão de 15 de novembro de 1904, referente ao ano de 1903, pelo Intendente Municipal Senador Antonio José de Lemos. Belém: Typographia de Alfredo Augusto Silva, 1904.

BELÉM. Relatório apresentado ao Conselho Municipal de Belém na sessão de 15 de novembro de 1905, referente ao ano de 1904, pelo Intendente Municipal Senador Antonio José de Lemos. Belém: Archivo da Intendência Municipal, 1905.

BELÉM, O Município de./Relatório apresentado ao Conselho Municipal de Belém, referente ao ano de 1906, pelo Intendente Municipal Senador Antonio José de Lemos. 5º volume. Belém: Archivo da Intendência Municipal, 1907.

BELÉM. Relatório apresentado ao Conselho Municipal de Belém, referente ao ano de 1908, pelo Intendente Municipal Senador Antonio José de Lemos. 7º volume. Belém: Archivo da Intendência Municipal, 1909.

GONÇALVES NETO, Wenceslau. O município e a educação em Minas Gerais: a implementação da instrução pública no início do período republicano. In: GONÇALVES NETO, Wenceslau; CARVALHO, Carlos Henrique de (orgs.). O município e a educação no Brasil: Minas Gerais na primeira república. Campinas: Alínea, 2012, p. 23-42.

GONDRA, José Gonçalves; SCHUELER, Alessandra. Educação, poder e sociedade no império brasileiro. São Paulo: Cortez, 2008.

GONDRA, José Gonçalves. Cronologias da vida e formas de escola. In: BENCOSTTA, Marcus Levy. (org.). Culturas escolares, saberes e práticas educativas: itinerários históricos. São Paulo: Cortez, 2007, p. 212-236.

LIVRO DE MATRÍCULADO - Orphanato Municipal Antonio Lemos. Belém, 1893.

LOBO, Lilia Ferreira. Os infames da história: pobres, escravos e deficientes no Brasil. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.

MACHADO, Maria Cristina Gomes. O decreto de Leôncio de Carvalho e os pareceres de Rui Barbosa em debate: a criação da escola para o povo no Brasil no século 19. In: STEPHANOU, Maria; BASTOS, Helena C (orgs.). Histórias e memórias da educação no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2005.

NAGLE, Jorge. Educação e sociedade na primeira república. São Paulo: EPU, 1976.

NASCIMENTO, Terezinha A. Q. Ribeiro do. Pedagogia liberal modernizadora: Rui Barbosa e os fundamentos da educação republicana. Campinas: Autores Associados, 1997.

PARÁ. Album de Belém do. Paris: Imprimé par Phillippe Renouard, 1902.

PARÁ. A Instrucção Publica no Estado do Pará em 1890. Relatório apresentado ao Exmo. Governador do Estado Dr. Justo Leite Chermont, pelo Director Geral da Instrução Pública José Veríssimo. Belém: Typographia de Tavares Cardoso e Comp., 1891.

PARÁ. Decreto n. 1.689, de 28 de abril de 1910. Dá nova organização ao Ensino Primario do Estado. Belém: Imprensa Official do Estado do Pará, 1910.

RIZZINI, Irene. O século perdido: raízes históricas das políticas públicas para a infância no Brasil. São Paulo: Cortez, 2008.

RIZZINI, Irene. Crianças e menores - do pátrio poder ao pátrio dever: um histórico da legislação para a infância no Brasil. In: RIZZINI, Irene; PILOTTI, Francisco (orgs.). A arte de governar crianças: a história das políticas sociais, da legislação e da assistência à infância no Brasil. São Paulo: Cortez, 2009, p. 97-151.

SARGES, Maria de Nazaré. Belém: riquezas produzindo a belle-époque (1870-1912). Belém: Paka-Tatu, 2002 a.

SARGES, Maria de Nazaré. Memórias do velho intendente (1869-1973). Belém: Paka-Tatu, 2002b.

SOUZA, Rosa Fátima de. História da cultura material escolar: um balanço inicial. In: BENCOSTTA, Marcus Levy. (org.). Culturas escolares, saberes e práticas educativas: itinerários históricos. São Paulo: Cortez, 2007, p. 163-189.

VEIGA, Cynthia Greive. História da educação. São Paulo: Ática, 2007.

VIDAL, Diana Gonçalves Vidal; GVIRTZ, Silvina. O ensino da escrita e conformação da modernidade escolar: Brasil e Argentina (1880-1940). Revista Brasileira de Educação. Caxambu, v. 8, 1998, p. 13-30.

YAZBECK, Lola. A criação de escolas e o preparo do professor (1892-1906). In: GONÇALVES NETO, Wenceslau; CARVALHO, Carlos Henrique de (orgs.). O município e a educação no Brasil: Minas Gerais na primeira república. Campinas: Alínea, 2012, p. 73-87.

Downloads

Publicado

2014-05-07

Como Citar

Duarte, Brasil, A. V. M. (2014). Orphanato Municipal de Belém: acolhimento, educação e instrução a meninas (1893-1911) - Orphanato Municipal de Belém: greeting, education and instruction to girls (1893-1911). Revista História Da Educação, 18(43), 163–182. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/43531

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo