Pragmatismo e idealismo: o debate entre pioneiros e católicos em dois manuais no Brasil dos anos de 1930 - Pragmatism and idealism: the debate between catholics and pioneers in Brazil in two books of the 1930s

Autores

  • Maria de Lourdes Pinheiro Universidade Estadual de Campinas
  • Maria Cristina Menezes, Brasil Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

Coleções pedagógicas, estratégia, práticas, modelo escolar

Resumo

Na década de 1930 acentuava-se o debate educacional brasileiro entre dois grupos rivais, que se utilizaram do livro como um dispositivo estratégico para divulgar ou censurar concepções pedagógicas com a intenção de consolidar um determinado modelo escolar. Neste contexto e por uma perspectiva histórico-cultural, o presente trabalho apresenta uma discussão sobre dois impressos de coleções pedagógicas que circularam no Brasil: Democracia e educação, de John Dewey (1936) e A filosofia da educação sob o ponto de vista democrático, de Herman Harrel Horne (1938).

Palavras-chave: coleções pedagógicas, estratégia, práticas, modelo escolar.

 

PRAGMATISM AND IDEALISM: THE DEBATE BETWEEN CATHOLICS AND PIONEERS IN BRAZIL IN TWO BOOKS OF THE 1930S

Abstract

In the 1930 the Brazilian educational discussion took place between two opposing groups, who used the book as a strategic device aimed to disseminate or censure pedagogical concepts with the intent of consolidating a particular school model. In this context and a cultural-historical perspective, this paper presents a discussion of two printed collections pedagogical that circulated in Brazil: Democracy and Education by John Dewey (1936) and The Philosophy of Education from the democratic point of view, by Herman Harrell Horne (1938).

Key-words: pedagogical collections, strategy, practices, school model.

 

EL PRAGMATISMO Y EL IDEALISMO: EL DEBATE ENTRE CATÓLICOS Y PIONEROS EN BRASIL EN DOS LIBROS DE LA DÉCADA DE 1930

Resumen

En los años 1930 acentuado el debate educativo brasileño entre dos grupos rivales, que utilizan el libro como un mecanismo estratégico para dar a conocer o censurar conceptos pedagógicos con la intención de consolidar un modelo de escuela particular. En este contexto y una perspectiva histórico-cultural, este artículo presenta un análisis de dos colecciones impresas pedagógicos distribuidos en Brasil: Democracia y educación, de John Dewey (1936) y La filosofía de la educación desde el punto de vista democrática, de Herman Harrell Horne (1938).

Palabras-clave: colecciones pedagógicas, estrategia, prácticas, escuela modelo.

 

LE PRAGMATISME ET IDÉALISME: LE DÉBAT ENTRE LES CATHOLIQUES ET LES PIONNIERS AU BRÉSIL DANS DEUX LIVRES DES ANNÉES 1930

Résumé

Dans les années 1930 accentué le débat sur l'éducation brésilienne entre deux groupes rivaux, qui ont utilisé le livre comme un dispositif stratégique pour faire connaître ou de censurer concepts pédagogiques avec l'intention de consolider un modèle d'école en particulier. Dans ce contexte et dans une perspective historico-culturelle, cet article présente une discussion de deux recueils imprimés pédagogiques distribués au Brésil: Démocratie et éducation par John Dewey (1936) et La Philosophie de l'éducation du point de vue démocratique par Herman Harrell Horne (1938).

Mots-clé: collections pédagogiques, stratégie, pratiques, model school.

 

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Biografia do Autor

Maria de Lourdes Pinheiro, Universidade Estadual de Campinas

Pesquisadora do CIVILIS (Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação, Cultura Escolar e Cidadania) da Faculdade de Educação/Universidade Estadual de Campinas. Possui doutorado em Educação pela FE/Unicamp (área de História, Filosofia e Educação).

Maria Cristina Menezes, Brasil, Universidade Estadual de Campinas

Docente de História da Educação, no Departamento de Filosofia e História da Educação, da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas e Coordenadora do CIVILIS (Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação, Cultura Escolar e Cidadania) da FE/Unicamp. Possui pós-doutorado em História da Educação pela Universidade de Lisboa e doutorado em Educação, História da Educação, pela Universidade Estadual de Campinas.

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Publicado

2014-10-11

Como Citar

Pinheiro, M. de L., & Menezes, Brasil, M. C. (2014). Pragmatismo e idealismo: o debate entre pioneiros e católicos em dois manuais no Brasil dos anos de 1930 - Pragmatism and idealism: the debate between catholics and pioneers in Brazil in two books of the 1930s. Revista História Da Educação, 19(45), 127–139. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/42100

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo