O espírito de horror à vida educativa nos campos: a educação rural paulista nas décadas de 1930 e 1940 - The spirit of horror to educational life in the country: the rural education in the State of São Paulo in the 1930s and 1940s

Autores

  • Macioniro Celeste Filho, Brasil UNESP - Faculdade de Ciências - Departamento de Educação - campus de Bauru

Palavras-chave:

Escolas rurais, Escolas isoladas, História da Educação, Ensino primário paulista

Resumo

Nas décadas de 1930 e 1940 o sistema escolar paulista se consolidou em nova organização institucional em todo o Estado. Administradores escolares, os delegados regionais do ensino, organizaram em novo patamar a educação primária neste período. No espaço urbano, os grupos escolares eram o modelo a ser seguido. Contudo, como se encontravam as escolas rurais? Apresenta-se neste trabalho a visão destes delegados de ensino sobre a situação da educação ruralem São Pauloneste período. O texto aborda o conflito entre a realidade cotidiana do sistema escolar possível e o ideal almejado para a educação rural no Estado de São Paulo. Os documentos utilizados foram os relatórios destes administradores escolares, preservados no Arquivo Público do Estado de São Paulo.

Palavras-chave: escolas rurais, escolas isoladas, história da educação, ensino primário paulista.


THE SPIRIT OF HORROR TO EDUCATIONAL LIFE IN THE COUNTRY: THE RURAL EDUCATION IN THE STATE OF SÃO PAULO IN THE 1930s AND 1940s

Abstract

In the 1930s and 1940s, the school system was consolidated in new institutional organization in the State of São Paulo. School administrators, the regional teaching delegates organized in a new level the primary education in this period. In urban areas, school groups were the model to be followed. However, how the rural schools were? This paper will present the vision of these teaching delegates about the calamitous situation of the rural education inSão Pauloduring this period. This text will address the conflict between the everyday reality of the feasible school system and the targeted ideal for rural education inSão Paulo. The source material utilized for this study contemplates the reports of the school administrators preserved in the Public Archives of the State of São Paulo.

Key-words: rural schools, isolated schools, history of education, primary education of the State of São Paulo


EL ESPÍRITU DEL HORROR A LA VIDA EDUCATIVA EN EL CAMPO: LA EDUCACIÓN RURAL EN EL ESTADO DE SÃO PAULO EN LOS AÑOS 1930 Y 1940 

Resumen

En los años 1930 y 1940 el sistema escolar de São Paulo se ha consolidado en una nueva organización institucional en todo el estado. Administradores escolares, los delegados regionales de la enseñanza organizaron en nuevo nivel la educación primaria en este período. En las ciudades, los grupos escolares fueron el modelo a seguir. Sin embargo, ¿cómo eran las escuelas rurales? En este trabajo se presenta la visión de estos delegados de enseñanza acerca de la grave situación de la educación rural en São Paulo. El texto trata del conflicto entre la realidad cotidiana del sistema escolar posible y el ideal deseado para la educación rural en São Paulo. Como fuente documental se utilizaron los informes de los administradores escolares conservados en el Archivo del Estado de São Paulo.

Palabras-clave: escuelas rurales, escuelas aisladas, historia de la educación, enseñanza primaria en São Paulo.


L'ESPRIT D'HORREUR DE LA VIE EDUCATIF AUX CHAMPS: L'EDUCATION RURALE A SÃO PAULO DANS LES DECENNIES DE 1930 ET 1940

Résumé

Dans les années 1930 et 1940, le système scolaire a consolidée à São Paulo une nouvelle organisation institutionnelle à travers l'État. Les administrateurs scolaires, les délégués régionaux ont organisés l’enseignement l'enseignement primaire à un neuf niveau dans au cours de cette période. Dans les zones urbaines, les groupes scolaires étaient le modèle à suivre. Cependant, comment se trouvent les écoles rurales? Ce document presentera la vision de ces délégués d'enseignement sur la situation désastreuse de l'éducation rurale. Le texte traite du conflit entre la réalité quotidienne du système scolaire possible et de l'idéal recherché par l'éducation rurale dans São Paulo. Le source documentel utilisé étaient les rapports scolaires, conservés dans les Archives de l'État de São Paulo.

Mots-clé: écoles rurales, écoles isolées, histoire de l'éducation, l'enseignement primaire à São Paulo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Macioniro Celeste Filho, Brasil, UNESP - Faculdade de Ciências - Departamento de Educação - campus de Bauru

Historiador graduado pela USP. Mestre e Doutor em Educação pela PUC-SP. Professor Assistente Doutor responsável pela área de História da Educação no Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da UNESP, campus de Bauru.

Referências

AVANCINI, Lino. Relatório de Lins de 1942. Disponível em http://www.arquivoestado.sp.gov.br/upload/revistas/RDRLS1942.pdf. Acesso em 14 jul., 2012.

AZEVEDO, Francisco Lopes de. Relatório de Taubaté de 1935. Disponível em http://www.arquivoestado.sp.gov.br/upload/revistas/RDRTA1935.pdf. Acesso em 4 jul., 2012.

BARRETO, Miguel Omar. Relatório de Presidente Prudente de 1940. Disponível em http://www.arquivoestado.sp.gov.br/upload/revistas/RDRPP1940.pdf. Acesso em 17 jul., 2012.

BARROS, João Batista Afonso de. Relatório de Jaboticabal de 1940. Disponível em http://www.arquivoestado.sp.gov.br/upload/revistas/RDRJB1940.pdf. Acesso em 13 jul., 2012.

CELESTE FILHO, Macioniro. Os relatórios das Delegacias Regionais de Ensino do Estado de São Paulo como fonte de pesquisa para a história da educação - décadas de 1930 e 1940. Revista Brasileira de História da Educação. Campinas: SBHE/Autores Associados, v. 12, n. 1, 2012, p. 71-111.

CLOZEL, José. Relatório de São José do Rio Preto de 1934. Disponível em http://www.arquivoestado.sp.gov.br/upload/revistas/RDRRI1934.pdf. Acesso em 11 jul., 2012.

CORRÊA, Valdomiro Guerra. Relatório de São Carlos de 1933. Disponível em http://www.arquivoestado.sp.gov.br/upload/revistas/RDRSC1933.pdf. Acesso em 21 jul., 2012.

EBOLI, José Ferreira. Relatório de Guaratinguetá de 1943. Disponível em http://www.arquivoestado.sp.gov.br/upload/revistas/RDRGR1943.pdf. Acesso em 12 jul., 2012.

FAGUNDES, Collatino. Relatório de Santa Cruz do Rio Pardo de 1936. Disponível em http://www.arquivoestado.sp.gov.br/upload/revistas/RDRSR1936.pdf. Acesso em 23 jul., 2012.

GUELLI, Oscar Augusto. Relatório de Botucatu de 1940. Disponível em http://www.arquivoestado.sp.gov.br/upload/revistas/RDRBO1940.pdf. Acesso em 12 jul., 2012.

LARA, João Teixeira de. Relatório de Botucatu de 1933. Disponível em http://www.arquivoestado.sp.gov.br/upload/revistas/RDRBO1933.pdf. Acesso em 10 jul., 2012.

LARA, João Teixeira de. Relatório de Piracicaba de 1940. Disponível em http://www.arquivoestado.sp.gov.br/upload/revistas/RDRPI1940.pdf. Acesso em 23 jul., jul., 2012.

LARA, João Teixeira de. Relatório de Piracicaba de 1942. Disponível em http://www.arquivoestado.sp.gov.br/upload/revistas/RDRPI1942.pdf. Acesso em 15 jul., 2012.

MOURÃO, Francisco Alves. Relatório de Ribeirão Preto de 1936. Disponível em http://www.arquivoestado.sp.gov.br/upload/revistas/RDRRP1936.pdf. Acesso em 3 jul., jul., 2012.

NETTO, Francisco de Faria. Relatório de Piracicaba de 1933. Disponível em http://www.arquivoestado.sp.gov.br/upload/revistas/RDRPI1933.pdf. Acesso em 29 jul., 2012.

NETTO, Francisco de Faria. Relatório de São Carlos de 1942. Disponível em http://www.arquivoestado.sp.gov.br/upload/revistas/RDRSC1942.pdf. Acesso em 30 jul., 2012.

NEVES, Silvio da Costa. Relatório de Lins de 1936. Disponível em http://www.arquivoestado.sp.gov.br/upload/revistas/RDRLS1936.pdf. Acesso em 29 jul., 2012.

NEVES, Silvio da Costa. Relatório de Casa Branca de 1939. Disponível em http://www.arquivoestado.sp.gov.br/upload/revistas/RDRCB1940.pdf. Acesso em 16 jul., 2012.

PENNA, Luiz Damasco. Relatório de Santos de 1935. Disponível em http://www.arquivoestado.sp.gov.br/upload/revistas/RDRSA1936.pdf. Acesso em 13 jul., 2012.

PENNA, Luiz Damasco. Relatório de Santos de 1936. Disponível em http://www.arquivoestado.sp.gov.br/upload/revistas/RDRSA1937.pdf. Acesso em 15 jul., 2012.

PENNA, Luiz Damasco. Relatório de Santos de 1938. Disponível em http://www.arquivoestado.sp.gov.br/upload/revistas/RDRSA1939.pdf. Acesso em 17 jul., 2012.

PENNA, Luiz Damasco. Relatório de Santos de 1940. Disponível em http://www.arquivoestado.sp.gov.br/upload/revistas/RDRSA1941.pdf. Acesso em 18 jul., 2012.

PIZA, Ottoni Pompeu. Relatório de Araraquara de 1936. Disponível em http://www.arquivoestado.sp.gov.br/upload/revistas/RDRAR1936.pdf. Acesso em 23 jul., 2012.

RIOS, Fernando. Relatório de Itapetininga de 1936. Disponível em http://www.arquivoestado.sp.gov.br/upload/revistas/RDRIT1936.pdf. Acesso em 19 jul., 2012.

SERRAT, Paulo Monte. Relatório de São Carlos de 1943. Disponível em http://www.arquivoestado.sp.gov.br/upload/revistas/RDRSC1943.pdf. Acesso em 28 jul., 2012.

WEBER, Max. Parlamento e governo na Alemanha reordenada: crítica política da burocracia e da natureza dos partidos. Petrópolis: Vozes, 1993.

Downloads

Publicado

2014-04-17

Como Citar

Celeste Filho, Brasil, M. (2014). O espírito de horror à vida educativa nos campos: a educação rural paulista nas décadas de 1930 e 1940 - The spirit of horror to educational life in the country: the rural education in the State of São Paulo in the 1930s and 1940s. Revista História Da Educação, 18(43), 49–70. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/39618

Edição

Seção

Dossiê - Dossier