Por uma disciplina rigorosa e ilustrada: a inspeção na capital do Império

Autores

  • Angélica Borges Universidade de São Paulo - Brasil

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar os procedimentos manejados na fiscalização de professores primários, por meio do estudo a respeito do serviço de inspeção da instrução na Corte Imperial, a partir de sua institucionalização com base no Regulamento da Instrução Primária e Secundária da Corte em 1854. Na pesquisa procurou discutir como a visibilidade dada à escola e aos seus atores, via inspeção, permitiram inseri-los em um esquema disciplinar, cujos efeitos encontram-se articulados e justificados em nome de um projeto de ordenação e civilização da capital do Império brasileiro.

Palavras-chave: inspeção, instrução, professores primários.

 

FOR A STRICT AND ILLUSTRATED DISCIPLINE: INSPECTION IN THE CAPITAL OF THE EMPIRE

Abstract

This article analyzes the procedures handled to supervise primary school teachers, through the study about the inspection service of education in the Brazilian Imperial Court, from the education reform established by the Regulation of Primary and Secondary Education of the Court in 1854. The research aimed at discussing how the visibility given to the school and its characters, through inspection, allowed to insert them in a disciplinary scheme, whose effects are articulated and justified in the name of a project to order and civilize the society.

Key-words: inspection, education, primary school teachers.

 

POR RIGUROSA DISCIPLINA ILUSTRADA: LA INSPECCIÓN EM LA CAPITAL DEL IMPERIO DE BRASIL

Resumen

El objetivo de este estudio es analizar los procedimientos para el monitoreo del tratamiento de los maestros de primaria, a través del estudio del servicio de inspección en la Corte Imperial, a partir de su institucionalización sobre la base de reglas de la enseñanza primaria y secundaria de la Corte en 1854. La investigación trato de analizar cómo la visibilidad otorgada a la escuela y sus grupos de interés, por el servicio de inspección, los ha colocado en un sistema disciplinario, los efectos son articulados y justificados en el nombre de un proyecto ordenanza y la civilización de la capital del Imperio de Brasil.

Palabras-clave: inspección, educación, maestros de enseñanza primaria.


PAR UNE DISCIPLINE RIGOREUSE ET ILLUSTRÉS: L'INSPECTION DANS LA CAPITALE DE L'EMPIRE BRÉSILIEN

Résumé

L'objectif de cette étude est d'analyser les procédures traitées à la surveillance des enseignants du primaire, par le biais de l'étude du service d'inspection dans la Cour Impériale, a partir de leur institutionnalisation basée sur Règlement de L'enseignement Primaire et Secondaire de la Cour de 1854. L'investigation a cherché à discuter comment la visibilité donnée à l'école et ses acteurs, par le service d'inspection, a permis de les mettre dans un régime disciplinaire, dont les effets sont articulés et justifiés au nom d'un projet de l'ordenation et civilisation de la capitale de l'Empire brésilien.

Mots-clé: inspection, instruction, enseignants du primaire.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angélica Borges, Universidade de São Paulo - Brasil

 

Downloads

Publicado

2012-08-24

Como Citar

Borges, A. (2012). Por uma disciplina rigorosa e ilustrada: a inspeção na capital do Império. Revista História Da Educação, 16(38), 101–124. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/31512

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo