As pesquisas na área da educação infantil e a história da educação: construindo a história do atendimento às crianças pequenas no Brasil - Childhood education researches and history of education: building the history of early childhood education in Brazil
Resumo
ResumoO presente trabalho tem por objetivo, através da análise da produção acadêmica na área de Educação Infantil e de História da Educação presente nas teses e dissertações defendidas entre 1987 e 2001 nos programas de Pós-Graduação de nosso país, apresentar elementos que forneçam uma visão ampla do que se tem pesquisado a respeito da história da Educação Infantil, apontando para as lacunas existentes neste campo.
Palavras-chave: história da educação, educação infantil, pesquisa educacional.
CHILDHOOD EDUCATION RESEARCHES AND HISTORY OF EDUCATION: BUILDING THE HISTORY OF EARLY CHILDHOOD EDUCATION IN BRAZIL
Abstract
The aim of this paper is to present an analysis of the academic production in early childhood education and history of education that appears in doctorate thesis and masters degree dissertations between 1987 and 2001 in Brazil. This paper intends to present the variety of researches done in the field of early childhood education, looking forward for its floss.
Keywords: history of education, early childhood education, educational research.
LAS INVESTIGACIONES EN EL ÁREA DE LA EDUCACIÓN INFANTIL Y LA HISTORIA DE LA EDUCACIÓN: CONSTRUYENDO LA HISTORIA DEL ATENDIMIENTO A LOS NIÑOS PEQUEÑOS EN BRASIL
Resumen
Este trabajo tiene el objetivo de presentar elementos que suministren una visión amplia de lo que ha investigado la historia de la educación de la primera niñez a través del análisis de la producción académica en el área de la Educación Infantil y de la Historia de la Educación presente en las teses y disertaciones defendidas entre 1987 y 2001 en los programas de Pos-Graduación de nuestro país, apuntando así, los huecos existentes en este campo.
Palabras-clave: historia de la educación, educación infantil, investigación educacional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
História da Educação utiliza como base para transferência de direitos a licença CreativeCommons BY (creativecommons.org) para periódicos de acesso aberto - Open ArchivesIniciative (OAI), categoria greenroad.
Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution, que permite o compartilhamento do texto com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.