Fazer a história do ensino das línguas e das civilizações estrangeiras no ensino superior francês no século XX - Historicizing language and foreign: civilization teaching in french universities in the 20th century

Autores

  • Emmanuelle Picard, Tradução Sabina Ferreira Alexandre Luz Institut d’études politiques de Paris.

Resumo

Resumo

O ensino de língua e literatura estrangeiras no ensino superior francês, na época contemporânea, só foi o objeto de um número restrito de trabalhos. Este artigo se propõe, a partir do caso do germanismo, traçar a história destas disciplinas desde sua aparição dentro da universidade por volta de 1830 até à época posterior à reforma de 1968. Três grandes etapas aparecem, em um processo contínuo de construção disciplinar: um período de indeterminação, dos anos 1830 aos anos 1880, durante o qual se fala de línguas estrangeiras em geral; um período de especialização, na virada do século, com a aparição das cadeiras de estudos alemães, italianos e, enfim, na metade do século XX, um movimento de respeitabilidade que visa elevar estas disciplinas dentro da hierarquia universitária.

Palavras-chave: ensino superior; línguas estrangeiras; França; época contemporânea.

 

HISTORICIZING LANGUAGE AND FOREIGN: CIVILIZATION TEACHING IN FRENCH UNIVERSITIES IN THE 20TH CENTURY

Abstract

In contemporary period, the study of language and foreign literature teaching in French Universities was the target of a reduced number of works. Since the Germanist case, this article intends to describe these disciplines’histories up to their University introduction around 1830, until the period after the 1968 University Reform. Three big stages of constant process of disciplinary organization appear: an undeterminated process, from the 1830’s to the 1880’s, when we talk about foreign languages in general; an specialization period, at the century turning, with Germain, Italian disciplines and studies. Finally, in the middle 20th century, a respectfulness movement which proposes to elevate these disciplines within academic hierarchy take place.

Keywords: further education; foreign languages; France; contemporary.

 

HACER LA HISTORIA DE LA ENSEÑANZA DE LAS LENGUAS Y DE LAS CIVILIZACIONES EXTRANJERAS EN LA ENSEÑANZA SUPERIOR FRANCESA EN EL SIGLO XX

Resumen

La enseñanza de lengua y literatura extranjeras en la enseñanza superior francesa, en la época contemporánea, sólo fue objeto de un número restricto de trabajos. Este artículo se propone, a partir del caso del germanismo, trazar la historia de estas disciplinas desde su aparición dentro de la universidad alrededor de 1830 hasta la época posterior a la reforma de 1968. Tres grandes etapas aparecen, en un proceso continuo de construcción disciplinar: un período de indeterminación, de los años 1830 a los años 1880, durante lo cual se habla de lenguas extranjeras en general; un período de especialización, en la virada del siglo, con la aparición de las cátedras de estudios alemanes, italianos y, en fin, en la mitad del siglo XX, un movimiento de respetabilidad que visa elevar estas disciplinas dentro de la jerarquía universitaria.

Palabras-clave: enseñanza superior; lenguas extranjeras; Francia; época contemporánea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emmanuelle Picard, Tradução Sabina Ferreira Alexandre Luz, Institut d’études politiques de Paris.

Emmanuelle Picard - Professora concursada em História, doutora em História pelo Institut d’études politiques de Paris.

Publicado

2012-05-31

Como Citar

Tradução Sabina Ferreira Alexandre Luz, E. P. (2012). Fazer a história do ensino das línguas e das civilizações estrangeiras no ensino superior francês no século XX - Historicizing language and foreign: civilization teaching in french universities in the 20th century. Revista História Da Educação, 11(21), 9–21. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/29388

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo