Duas práticas pedagógicas na formação de professores brasileiros na década de 1930: livros e cadernos - Two pedagogical practicies in the brazilian teachinhg training courses in the 1930’s: textbooks and notebooks

Autores

  • Eurize Caldas Pessanha Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Carla Busato Zandavalli Maluf de Araújo UFMS

Resumo

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar a articulação entre duas práticas pedagógicas presentes nos cursos de formação de professores na década de 1930: a utilização de livros didáticos e a anotação dos "pontos" nos cadernos dos alunos das Escolas Normais da época. Constituem corpus da pesquisa, os livros didáticos comprovadamente utilizados, a documentação escolar existente nos arquivos das escolas e as anotações dos cadernos de duas alunas da época. Os livros identificados e analisados foram: Noções de Higiene de Afrânio Peixoto, Editora Francisco Alves; Didactica (Nas escolas Primárias) de João Toledo, Livraria Liberdade; Pedagogia Científica: Psicologia e direção da aprendizagem de Alfredo Miguel Aguayo y Sanches, Companhia Editora Nacional e Noções de Psicologia Aplicada à Educação, de Iago Pimentel, Editora Melhoramentos. A análise confirmou o papel dos livros didáticos como suporte das práticas pedagógicas, mas indicou também que, embora as anotações nos cadernos tenham sido baseadas nos livros adotados, estes não eram seguidos religiosamente pois há omissões, acréscimos e interferências que tanto podem ser atribuídos a outros livros utilizados quanto aos próprios professores das disciplinas. Parece claro, portanto, que a formação de habitus nas Escolas Normais da década de 1930 não era pautada integralmente pelos conteúdos e valores dos livros didáticos adotados.

Palavras-chave: livro didático; formação de professores; escola normal; cadernos escolares.

 

TWO PEDAGOGICAL PRACTICIES IN THE BRAZILIAN TEACHINHG TRAINING COURSES IN THE 1930’S: TEXTBOOKS AND NOTEBOOKS

Abstract

The aim of this paper is to analyze the link between two teaching practices in teaching training courses in the 1930’s: the use of textbooks and the writing of "topics" in the student’s notebooks in the Normal Schools of the time. The corpus of the research is formed by the textbooks provenly used, the documentation available in the schools files and the notes taken in the notebooks of two students of the time. The identified and analyzed textbooks were: Notions of Hygiene by Afrânio Peixoto, Francisco Alves Publisher; Didatics (In Primary Schools) by João Toledo, Livraria Liberdade Publisher; Scientific Pedagogy: Psychology and learning management by Alfredo Miguel Aguayo y Sanches, Companhia Editora Nacional Publisher and Notions of Psychology Applied to Education by Iago Pimentel, Melhoramentos Publisher. The analysis confirmed the role of the textbooks as a support to the teaching practices, but it also indicated that, although the notes in the notebooks had been based in the used textbooks, the textbooks were note religiously followed, since omissions, additions and interferences, attributed either to other textbooks used or to the teachers themselves, could be noticed. It seems to be clear, therefore, that the formation of habitus in the Normal Schools in the 1930’s was not entirely ruled by the contents and the values of the used textbooks.

Keywords: textbooks; teacher training; normal school; notebooks.

 

DOS PRÁCTICAS PEDAGÓGICAS EN LA FORMACIÓN DE PROFESORES BRASILEROS EN LA DÉCADA DE 1930: LIBROS Y CUADERNOS.

Resumen

El objetivo de este trabajo es analisar la articulación entre dos prácticas pedagógicas presentes en cursos de formación de profesores en la década de 1930: la utilización de libros didácticos y la anotación de los "puntos" en los cuadernos de los alumnos de las Escuelas Normales de la época. Constituyen corpus de la pesquisa, los libros didácticos comprovadamente utilizados, la documentación escolar existente en los archivos de las escuelas y las anotaciones de los cuadernos de dos alumnas de la época. Los libros identificados y analisados fueron: Nociones de Higiene de Afrânio Peixoto, Editora Francisco Alves; Didactica (En las escuelas Primárias) de João Toledo, Librería Libertad; Pedagogía Científica: Psicología y dirección del aprendizaje de Alfredo Miguel Aguayo y Sanches, Compania Editora Nacional y, Nociones de Psicología Aplicada a la Educación, de Iago Pimentel, Editora Melhoramentos. El análisis confirmó el papel de los libros didácticos como soporte de las prácticas pedagógicas, pero indicó también que, aunque las anotaciones en los cuadernos hayan sido baseadas en libros adoptados, éstos no eran seguidos religiosamente pues hay omisiones, aumentos e interferencias que tanto puedem ser atribuídos a otros libros utilizados cuanto a los propios profesores de las disciplinas. Parece claro, portanto, que la formación de habitus en las Escuelas Normales de la década de 1930  no era pautada integralmente por los contenidos y valores de los

libros didácticos adoptados.

Palabras-clave: libro didáctico; formación de profesores; escuela normal; cuadernos escolares.

 

DEUX PRATIQUES PÉDAGOGIQUES DANS LA FORMATION DE PROFESSEURS BRÉSILIENS DANS LA DÉCENNIE DE 1930: DES LIVRES ET DES CAHIERS

Résumé

Le but de ce travail est celui d’analyser l’articulation entre deux pratiques pédagogiques présentes aux cours de formation de professeurs dans la décennie de 1930: l’utilisation de livres didactiques et la notation des "points" sur les cahiers des élèves des Écoles Normales à l’époque. Le corpus de la recherche est constitué par les livres didactiques utilisés, par la documentation scolaire préservée aux archives des écoles et par les notations faites à l’époque sur les cahiers de deux élèves. Voilà les livres identifiés et analysés:Notions d’hygiène, d’Afrânio Peixoto, Francisco Alves éditeur; Didactique (dans les écoles primaires), de João Toledo, Librairie Liberdade; Pédagogie Scientifique: psychologie et direction de l’apprentissage, d’Alfredo Miguel Aguayo y Sanches, Companhia Editora Nacional et Notions de Psychologie appliquée à l’éducation, d’Iago Pimentel, Melhoramentos éditeur. L’analyse a confirmé le rôle des livres didactiques comme support des pratiques pédagogiques; elle a indiqué par contre que les notations sur les cahiers, tout en étant appuyées sur les livres adoptés, ne les suivaient pas rigoureusement, car l’on peut y trouver des omissions, des ajouts et des interférences qui peuvent être attribués à d’autres livres aussi bien qu’aux professeurs eux-mêmes. Il paraît donc évident que la formation de l’habitus dans les Écoles Normales de la décennie de 1930 n’était pas définie par les contenus et les valeurs des livres didactiques adoptés.

Mots-clé: livre didactique; formation de professeurs; école normale; cahiers scolaires.

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Biografia do Autor

Eurize Caldas Pessanha, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Eurize Caldas Pessanha é professora associada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), onde atua no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós-graduação em Educação

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Publicado

2012-05-24

Como Citar

Pessanha, E. C., & de Araújo, C. B. Z. M. (2012). Duas práticas pedagógicas na formação de professores brasileiros na década de 1930: livros e cadernos - Two pedagogical practicies in the brazilian teachinhg training courses in the 1930’s: textbooks and notebooks. Revista História Da Educação, 13(27), 139–166. Recuperado de https://www.seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/29030

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo