Entre pedagogia e história: questões e observações sobre a avaliação dos objetivos do ensino da história da educação
Resumo
Neste artigo, o autor esboça a história da história da educação, analisando-a a partir de seu itinerário de pesquisa. Argumenta que existem, basicamente, duas linhas contrastantes no desenvolvimento da história da educação. A tradicional, que ainda pode ser encontrada em algumas abordagens da história da educação como objeto de ensino, pois é parte da Pedagogia e ensina lições para o futuro. Contrastando com esta linha de continuidade, mais ou menos, é a ideia, realizada nas pesquisas das últimas décadas, de que a história da educação é parte da história geral e social e da história cultural, em particular.
Palavras-chave: história da educação; continuidade; descontinuidade; campo de pesquisa; matérias de ensino; pedagogia; história cultural.
BETWEEN HISTORY AND PEDAGOGY: QUESTIONS AND OBSERVATIONS ON THE EVALUATION OF THE OBJECTIVES OF TEACHING THE HISTORY OF EDUCATION
Abstract
In this article the author sketches the history of the history of education, as he has discovered it via his own research. Basically, there are two contrasting lines in the development of the history of education. The traditional one, which still can be found in some approaches of the history of education as a teaching subject, is that history of education is part of Pedagogy and teaches us lessons for the future. Contrasting with this more or less continuity line, is the idea, which has been realized in the research of the last decades, that history of education is part of history in general and social and cultural history in particular.
Key-words: history of education; continuity; discontinuity; field of research; teaching subject; pedagogy; cultural history.
ENTRE HISTORIA Y PEDAGOGÍA PREGUNTAS Y COMENTARIOS SOBRE LA EVALUACIÓN DE LOS OBJETIVOS DE LA ENSEÑANZA DE LA HISTORIA DE LA EDUCACIÓN
Resumen
En este artículo, el autor esboza la historia de la historia de la educación como se analiza a partir de su propia investigación. Básicamente hay dos líneas opuestas de desarrollo en la historia de la educación. El tradicional, que todavía se pueden encontrar en algunos enfoques de la historia de la educación como objeto de enseñanza, que es parte de la Pedagogía y enseña lecciones para el futuro. En contraste con esta línea de continuidad, más o menos, la idea se lleva a cabo en las encuestas de las últimas décadas que la historia de la educación es parte de la historia en general y la historia social y cultural en particular.
Palabras-clave: historia de la educación; la continuidad; la discontinuidad; la investigación de campo; materiales de enseñanza; la pedagogía; la historia cultural.
ENTRE PÉDAGOGIE ET HISTOIRE: QUESTIONS ET REMARQUES SUR L'EVOLUTION DES OBJECTIFS DE L'ENSEIGNEMENT DE L'HISTOIRE DE L'EDUCATION
Résumé
Dans cet article, l’auteur esquisse l’histoire de l’histoire de l’éducation, comme il l’a constate à travers de sés propres recherches. Fondamentalement, il y a deux lignes contrastées dans le développement de l’histoire de l’éducation. L’une traditionnelle, qui peut toujours être trouvée dans certaines approches de l’histoire de l’éducation comme un objet d’enseignement, c’est que l’histoire de l’éducation fait partie de la Pédagogie et enseigne nous donne des leçons pour l’avenir. Constrastant avec ce ligne de continuité, plus ou moins, c’est l’idée, qui a éte réalisé dans la recherche des dernières décennies, que l’histoire de l’éducation fait partie de l’histoire générale et sociaux, et de l’histoire culturelle em particulier.
Mots-clé: histoire de l’éducation; continuité; discontinuité; champ de recherche; discipline scolaire; pédagogie; histoire culturelle.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
História da Educação utiliza como base para transferência de direitos a licença CreativeCommons BY (creativecommons.org) para periódicos de acesso aberto - Open ArchivesIniciative (OAI), categoria greenroad.
Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution, que permite o compartilhamento do texto com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.