A biblioteca da Escola Normal de São Paulo: organização do acervo e do espaço

Autores

Palavras-chave:

Biblioteca, Escola Normal de São Paulo, história transnacional

Resumo

Este artigo investiga a constituição da biblioteca da Escola Normal de São Paulo, nas últimas décadas do século XIX, identificando e analisando processos de composição do acervo, instalação, funcionamento, bem como os significados que esse espaço e suas práticas vão assumindo para a escola e para a própria educação paulista. Analisam-se regulamentos, ofícios, relatórios, cartas, notícias de jornais, recibos de compra e venda. Busca-se desenvolver uma narrativa historiográfica que privilegia fenômenos de trocas, circulação, transferências de sujeitos, objetos, materiais e saberes, destacadamente entre São Paulo e França, que se expressam na constituição da biblioteca. Entre a especialização e a ampliação, a biblioteca para a formação de professores fundia saberes pedagógicos a conteúdos específicos, relacionados às matérias do ensino e à cultura geral, tornando-se parte do repertório da pedagogia moderna e científica que, por meio de sujeitos, ideias e artefatos, circulava globalmente, cruzando fronteiras nacionais.
Palavras-chave: Biblioteca, Escola Normal de São Paulo, livros, manuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Mostaro Neves da Silva, Universidade de São Paulo

Pós-doutoranda no projeto temático "SABERES E PRÁTICAS EM FRONTEIRAS: por uma história transnacional da educação (1810-...)", com financiamento FAPESP, sob supervisão da professora Carlota Boto. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, na área temática "História da Educação e Historiografia" (2016). Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, na linha de pesquisa História da Educação (2010). Graduada em História pela Universidade Federal de Minas Gerais. Integrante do Grupo de Pesquisa História e historiografia das ideias e dos intelectuais da educação (CNPq/FEUSP) e do Grupo de Estudos de Filosofia e História das Ideias Pedagógicas (GEFHIPE).  Atua principalmente nos seguintes temas: biblioteca, escola normal, ensino profissional, imprensa e educação. 

Downloads

Publicado

2022-08-30

Como Citar

Silva, C. M. N. da. (2022). A biblioteca da Escola Normal de São Paulo: organização do acervo e do espaço. Revista História Da Educação, 26. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/113976

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo