O papel da escola na concepção de educação integral de Makarenko

Autores

Palavras-chave:

instrução escolar, Makarenko, educação integral, história da educação soviética

Resumo

Por meio de uma análise bibliográfica, o presente artigo, busca discutir o papel da instrução escolar na concepção de educação do pedagogo Anton Semionovich Makarenko (1888-1939), a partir das suas experiências na Colônia Gorki (1920-1928) e na Comuna Dzerjinski (1927-1935), desenvolvidas na União Soviética. A complexidade do período pós-Revolução Russa de 1917, tensionaram a sua obra. Inicialmente, a vinculação da educação à atividade de trabalho dos alunos, destaca-se em relação à aprendizagem escolar, até como uma questão de sobrevivência no cenário de destruição gerada pela guerra contrarrevolucionária. À medida que as dificuldades iniciais foram superadas, a instrução escolar começou a se tornar importante e passou a ser usada como um instrumento de superação da vida camponesa, um dos objetivos da Nova Política Econômica - NEP (1920-1928). A instrução escolar articula-se a uma concepção de educação integral, que tenta contemplar diferentes espaços de atuação da vida de seus educandos.

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Biografia do Autor

Cezar Ricardo de Freitas (Brasil), UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Toledo

É Doutor em Educação (UEM) MEstre em Educação (UNIOESTE), Licenciado em História pela Universidade Paranaense e e Pedagogia (UNIOESTE). Professor Adjunto do Curso de Licenciatura em Matemática, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Campus de Toledo. Ênfase nas áreas de Políticas Educacionais e Gestão Escolar

Ângela Mara de Barros Lara (Brasil), Unicesumar - Centro Universitário de Maringá

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (1986), mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1992), doutorado em
Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e pós-doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professora aposentada da Universidade Estadual de Maringá. Está atuando como professora da graduação, mestrado e doutorado na Unicesumar, nos programas de pós-graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações e na Promoção a Saúde, bem como no curso de graduação em Pedagogia. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, Estado, educação básica, políticas públicas e políticas educacionais.

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Publicado

2022-03-29

Como Citar

Freitas (Brasil), C. R. de, & Lara (Brasil), Ângela M. de B. (2022). O papel da escola na concepção de educação integral de Makarenko. Revista História Da Educação, 26. Recuperado de https://www.seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/112906

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo