(Re)pensar o corpo e a Educação: uma contribuição para a História da Educação

Autores

Palavras-chave:

História do corpo, educação, movimentos educacionais.

Resumo

Os autores convidam o leitor a ter uma visão ampla da história do corpo, aprofundando os conhecimentos acerca dos movimentos educacionais, a mulher e o corpo, crianças, higiene, emoções, esporte e ginástica, educação da pessoa com deficiência e dos delinquentes juvenis, como fenômenos sociais e históricos que marcaram o início e o fim da primeira parte do século XX. Finalizo essa resenha parabenizando os editores e os autores deste livro – não havia momento mais oportuno para a chegada dessa obra, principalmente em tempos de pandemia, que nos possibilita refletir que novas formas de controle do corpo estão sendo implementadas no contexto da educação atual. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Liege Rodrigues Pimenta (Hungria), Eötvös Loránd University

Carla Liege Rodrigues Pimenta é doutoranda em Ciências da Educação pela Faculdade de Educação e Psicologia da Eötvös Loránd Universidade, Hungria, com bolsa do Stipendium Hungaricum. Possui um Mestrado em Ciências da Educação (2016, Universidade do Porto) com enfoque na Qualidade do Ensino Superior em Portugal. Membro do Programa de Pedagogia Histórica, Teórica e Comparada. Atualmente, sua linha de pesquisa está relacionada a um estudo comparativo sobre Qualidade no Ensino Superior na Hungria e na Alemanha.

Downloads

Publicado

2022-03-29

Como Citar

Rodrigues Pimenta (Hungria), C. L. (2022). (Re)pensar o corpo e a Educação: uma contribuição para a História da Educação. Revista História Da Educação, 26. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/112177

Edição

Seção

Resenha / Digest / Reseña