Filas, vaias, assuadas e desacato: a indisciplina discente no ensino secundário alagoano (1856-1886)

Autores

Palavras-chave:

indisciplina, ensino secundário, cultura juvenil.

Resumo

Analisa a indisciplina discente no ensino secundário nas Alagoas no século XIX e as práticas e táticas lidas como disputas travadas no âmbito escolar e para além deste. Consideram-se os rebatimentos provocados pela atuação dos sujeitos, discentes do ensino secundário, enunciados por autoridades ou membros da sociedade que foram divulgados como notícias na imprensa local. Tomando como fontes os periódicos locais como O Lyceista Alagoano, Diário das Alagoas e O Orbe, além de outros documentos acondicionados no Arquivo Público de Alagoas, o texto evidencia tensas relações de poder permeadas por conflitos num ambiente que visava vínculos de dominação, controle e disciplina. O modelo educativo marcou as personalidades dos sujeitos no controle de suas pulsões a partir da incorporação de um padrão de comportamento produzido no constante movimento das relações sociais. Conclui-se que os estudantes assumiram posicionamentos críticos, por vezes, subversivos, vistos como indisciplina, sobretudo quando questionavam as autoridades educacionais resultando em tensões e conflitos que se tornaram públicos na Província das Alagoas.
Palavras-chave: indisciplina, ensino secundário, cultura juvenil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivanildo Gomes dos Santos, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2018). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (2012). Especialista em Administração de Arquivos e Documentação pela Universidade Federal de Alagoas (2009). Graduado em História pela Universidade Federal de Alagoas (2005). Atualmente é professor na Universidade Federal da Paraíba. Tem interesse por estudos na área do Ensino de História e da História da Educação, com ênfase nas culturas escolares, sujeitos e história institucional.

Mauricéia Ananias, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas- UNICAMP. Atualmente professora da Universidade Federal da Paraíba- UFPB, lotada no Centro de Educação lecionando na graduação a disciplina de política educacional e na pós-graduação - Programa de pós-graduação em Educação- PPGE- a disciplina de História da Educação.

Downloads

Publicado

2022-08-30

Como Citar

dos Santos, I. G., & Ananias, M. (2022). Filas, vaias, assuadas e desacato: a indisciplina discente no ensino secundário alagoano (1856-1886). Revista História Da Educação, 26. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/109409

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo