A independência perdida: reflexões sobre educação e movimento cabano no Grão-Pará da América Portuguesa (1755-1840)

Autores

Palavras-chave:

Movimento Cabano, independência perdida, liberdade

Resumo

Este estudo pretende refletir sobre independência e educação no Brasil a partir da história do Pará da América portuguesa, ocorrida entre 1755-1840. São 85 anos de uma história marcada por lutas sangrentas, na qual à educação cabia transformar populações nativas em cidadãos úteis a uma pátria distante. Nesse contexto, o Movimento Cabano se coloca como acontecimento importante na recondução da liberdade política que não foi.

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Biografia do Autor

Sonia Maria da Silva Araujo (Brasil), UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ -UFPA

Sônia Maria da Silva Araújo é professora titular do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará (ICED/UFPA). Graduada em Pedagogia, possui doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP/SP). Realizou estágio pós-doutoral no Centro de Ciências Sociais da Universidade de Coimbra (CES/UC), Portugal. Atua como docente no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA, orientando mestrado e doutorado. Foi representante Norte na Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE), entre 2009-2013, e vice-presidente Norte da ANPEd, biênio 2017-2019.  Coordena o Grupo de Pesquisa “José Veríssimo e o Pensamento educacional Latino-Americano”.

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Publicado

2021-07-15

Como Citar

Araujo (Brasil), S. M. da S. (2021). A independência perdida: reflexões sobre educação e movimento cabano no Grão-Pará da América Portuguesa (1755-1840). Revista História Da Educação, 25, e106200. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/106200

Edição

Seção

Dossiê "Independência e instrução no Brasil, Chile e nos Estados Unidos da América"