Apresentação do Dossiê Independência e Instrução no Brasil, Chile e nos Estados Unidos da América (XIX e XX)

Autores

Palavras-chave:

Independência, Instrução na América, Instrução na África, Processos emancipatórios

Resumo

Como se processaram as independências em países da América? Que relações foram estabelecidas entre os projetos de nação e os de formação das populações? Como a temática da emancipação marcou (e marca) a história dos países e a educação dos povos? Com base nessas complexas questões, o dossiê analisa o acontecimento da emancipação e suas celebrações no Chile, EUA e Brasil; condição para tornar pensável a geopolítica da educação e da pedagogia em escala nacional e transnacional.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Gonçalves Gondra (Brasil), Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Possui mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2000). Realizou estágio de pós-doutoramento no Departamento de História da UNICAMP e na Divisão de História da École des Hautes Études en Sciences Sociales, de Paris (2008-2009). Atualmente é professor associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Integrou e coordenou o Comitê Científico da ANPEd entre 2008 e 2010. Participou do comitê editorial da Revista Brasileira de História da Educação e atualmente integra os comitês das revistas Cadernos de História da Educação (Uberlândia), História da Educação (ASPHE) e Pro-posições (UNICAMP). Coordenou o GT de História da Educação da ANPEd (2002-2005). É sócio fundador da Sociedade Brasileira de História da Educação, tendo sido eleito vice-presidente da mesma para o biênio 2010-2011 e reeleito para o biênio 2012-2013. É consultor ad-hoc de periódicos especializados, editoras e agências de fomento. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação brasileira, educação no império, história da infância e historiografia. É pesquisador da FAPERJ no programa Jovem Cientista do Nosso Estado, do PROCIENCIA UERJ/FAPERJ e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Publicado

2021-07-15

Como Citar

Gondra (Brasil), J. G. (2021). Apresentação do Dossiê Independência e Instrução no Brasil, Chile e nos Estados Unidos da América (XIX e XX). Revista História Da Educação, 25, e106141. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/106141

Edição

Seção

Dossiê "Independência e instrução no Brasil, Chile e nos Estados Unidos da América"