Henri Piéron, Roberto Mange e a História da Psicotécnica no Brasil: representações em disputa

Autores

Palavras-chave:

Henri Piéron, Roberto Mange, Psicotécnica, Historiografia

Resumo

Este artigo discute a gênese da psicotécnica nas décadas de 1920 a 1940, analisando, de forma comparada, três cursos de psicotécnica ministrados em São Paulo: por Roberto Mange, no Liceu de Artes e Ofícios, em 1926, e na Escola Livre de Sociologia e Política de São Paulo, em 1934; e por Henri Piéron, na Escola Normal de São Paulo, em 1926. A análise aqui envidada questiona a associação causal entre psicotécnica e taylorismo, que coloca o nome de Mange ao mesmo tempo como precursor e impulsionador das ideias de Taylor no Brasil. Além disso, ela mostra que, embora estes cursos respondam a projetos locais voltados à indústria e educação, eles expressam também a materialização de um projeto global, construído sobre ferramentas estatísticas, equipamentos padronizados e circulação internacional de textos e intelectuais, com implicações para a historiografia da psicologia no período.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Dadico (Brasil), Universidade Federal de Mato Grosso

Professora Adjunta de Psicologia na Universidade Federal de Mato Grosso e Professora de Pós-Graduação no Programa de Pesquisa em Estudos Culturais da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (USP), com período sanduíche na Scuola Normale Superiore di Pisa. Pós-doutorado em Psicologia (USP), Teoria Crítica da Sociedade (Universidade da Califórnia, Berkeley) e Estudos Culturais (USP).

Rogério Monteiro de Siqueira (Brasil), Universidade de São Paulo

Professor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP) desde 2007. É livre-docente em história da ciência, pela USP, e orientador do Programa de Pós-graduação em Estudos Culturais da EACH-USP. Foi coordenador desse mesmo programa de 2012 a 2016. É segundo vice presidente da Sociedade Brasileira de História da Ciência (SBHC) e editor associado da Revista Brasileira de História da Ciência. Fez dois estágios pós-doutorais em História das ciências: em 2008, na Universidad de Sevilla, Espanha, e na Université de Paris 6, França, em 2012.

Downloads

Publicado

2021-10-22

Como Citar

Dadico (Brasil), L., & Siqueira (Brasil), R. M. de. (2021). Henri Piéron, Roberto Mange e a História da Psicotécnica no Brasil: representações em disputa. Revista História Da Educação, 25, e104764. Recuperado de https://www.seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/104764

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo