“Crueldade sem exemplo”: divulgação de uma inédita fonte que trata de um prodigioso caso de infanticídio publicado em Portugal no século XVIII

Autores

  • Fernando Cezar Ripe (Brasil) Universidade Federal de Pelotas
  • Mauro Dillmann (Brasil) Universidade Federal de Pelotas

Palavras-chave:

Infanticídio, fonte, impresso, história da infância, século XVIII.

Resumo

O documento que apresentamos trata da divulgação, por meio de um impresso de quatro páginas, de um relato de infanticídio ocorrido em um vilarejo no Reino Espanhol no ano de 1728. A fonte foi impressa em Lisboa no ano de 1732 na oficina tipográfica de Pedro Ferreira, tendo todas as licenças necessárias e reconhecimento real. O documento original se encontra salvaguardado na Biblioteca Nacional de Portugal (BNP) e está disponível para consulta local. Apresentamos também uma pequena reflexão sobre os potenciais usos e interesses pela fonte de pesquisa, bem como uma possibilidade analítica sobre as disposições simbólicas para perceber o sentimento social do adulto em relação à infância em um contexto moderno de transformação nos modos de viver no universo cristão do Antigo Regime ibérico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Cezar Ripe (Brasil), Universidade Federal de Pelotas

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pelotas-UFPEL (2019). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS (2011). Especialista em Educação Matemática pela Universidade Luterana do Brasil-ULBRA (2006). Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS (2004) e História pelo Centro Universitário de Maringá - Unicesumar (2020). Atuou como professor substituto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul na Faculdade de Educação (2010-2011). Atualmente é professor de Matemática na Rede Municipal de Educação em Porto Alegre (2011-atual). Foi bolsista de iniciação a docência no Projeto PIBID/UFPel (2018-2020). Faz parte do Grupo de Estudos sobre Ensino de Matemática nos Anos Iniciais (GEEMAI/UFPel), do Centro de Estudos e Investigações em História da Educação (Ceihe/UFPel) e do Cultura e Educação nos Impérios Ibéricos (CEIbero/UFMG). Temáticas de interesse: Filosofia e História da Educação (e) Matemática, em especial História da Infância, Literatura de Comportamento Social, século XVIII, teorizações foucaultianas, práticas educativas escolares e não-escolares. 

Mauro Dillmann (Brasil), Universidade Federal de Pelotas

Professor Adjunto no Departamento de História e no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Entre 2014 e 2017 atuou como docente do Programa de Pós-Graduação em História (Mestrado Profissional) e no Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Doutor em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS/RS (2013), com período Sanduíche na Universidade de Coimbra (UC), Mestre em História, UNISINOS/RS (2007), Graduado em História, UFPEL (2003). Foi coordenador do Grupo de Trabalho História das Religiões e Religiosidades (Anpuh-RS) entre 2014 e 2018, membro do GT História Cultural (Anpuh-RS), membro dos seguintes Grupos de Pesquisa (CNPq): 'Imagens da Morte: a morte e o morrer no mundo Ibero-Americano' (Linha de pesquisa 'Práticas e representações sobre a morte, o morrer e o além túmulo) e 'Paisagens Híbridas' (Linha de Pesquisa Cemitérios: lugares de dor, luto e memórias paisagísticas). A produção bibliográfica está diretamente relacionada com projetos de pesquisa, de ensino ou de extensão. O principal direcionamento das produções tem sido o campo das religiões e religiosidades. Atuais projetos de pesquisa se voltam para literatura religiosa do período moderno europeu e luso-americano e seus discursos religiosos sobre devoção, virtudes, pecados e morte e para os cemitérios do campo como evidências de religiosidade e patrimônio. Em função das atividades de ensino e de extensão, também tem interesse em temas como Patrimônio, Educação, Cemitérios, Cultura do campo e Ensino de História.

Downloads

Publicado

2021-07-15

Como Citar

Ripe (Brasil), F. C., & Dillmann (Brasil), M. (2021). “Crueldade sem exemplo”: divulgação de uma inédita fonte que trata de um prodigioso caso de infanticídio publicado em Portugal no século XVIII. Revista História Da Educação, 25, e103438. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/103438

Edição

Seção

Documento / Document / Documento