Equidifferença e proporção: qual a relação destes conteúdos com o ensino de álgebra na instrução elementar do final do século XIX e início do século XX

Autores

Palavras-chave:

Ensino de álgebra, história da educação matemática, resolução de equações, livro didático

Resumo

Este texto problematiza relações do ensino de equidifferença e proporção com outros conteúdos no ensino elementar. A partir de base teórico metodológica da história cultural foram analisados livros didáticos do final do século XIX e início do século XX e dois relatórios estadunidenses. Observou-se a relação destes conteúdos com o tema de progressões e saberes algébricos, sem que estes se estabelecessem como uma preparação para a abordagem da Álgebra no ensino secundário.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jeremias Stein Rodriguês (Brasil), Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC.

Professor do Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Caratina - UFSC.

David Antonio da Costa (Brasil), Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Docente no Centro de Ciências da Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2021-02-22

Como Citar

Rodriguês (Brasil), J. S., & Costa (Brasil), D. A. da. (2021). Equidifferença e proporção: qual a relação destes conteúdos com o ensino de álgebra na instrução elementar do final do século XIX e início do século XX. Revista História Da Educação, 25, e102348. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/102348

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo