O bordado com ferramenta educacional no Brasil entre os séculos XIX e XX.

Autores

Palavras-chave:

Bordado, desenho, educação, mulher, Brasil

Resumo

Este artigo discorre sobre a presença do desenho como ferramenta doutrinadora, de técnicas rígidas e temas angelicais, na formação educacional das meninas através do ensino do bordado no final do século XIX e início do XX. Assim, é analisado como bordar foi um saber transposto do espaço doméstico para a vivência escolar, consolidando a concepção deste trabalho manual como uma atividade exclusivamente feminina e destacando a integração entre o desenhar e o bordar ao longo de sua prática em sala de aula. A compreensão deste tema é costurada pela análise acerca do cenário político e social da época, através do desenvolvimento da educação formal e os ideais de feminilidade vigentes entre o Brasil colonial, imperial e republicano. A partir deste estudo, identificam-se aspectos que influenciam no século XXI a continuidade da criação de bordaduras no cenário brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Nascimento Pereira (Brasil), Universidade Estadual de Feira de Santana

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Desenho, Cultura e Interatividade, Departamento de Letras e Artes, Universidade Estadual de Feira de Santana.

Gláucia Maria Costa Trinchão (Brasil), Universidade Estadual de Feira de Santana

Professora Titular do Departamento de Letras e Artes, Universidade Estadual de Feira de Santana.

Downloads

Publicado

2021-02-22

Como Citar

Pereira (Brasil), C. N., & Trinchão (Brasil), G. M. C. (2021). O bordado com ferramenta educacional no Brasil entre os séculos XIX e XX. Revista História Da Educação, 25, e101244. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/101244

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo