Pelos olhos de uma criança: as ditaduras militares latino-americanas no cinema contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.22456/1983-201X.29295Palavras-chave:
Ditadura, América Latina, Memória, Cinema, InfânciaResumo
Neste artigo, refletimos sobre como alguns cineastas tem retratado o passado recente das ditaduras militares em seus filmes. Abordaremos o tema a partir de um recorte bastante comum adotado por alguns filmes: a estratégia discursiva de montar filmes a partir do olhar de protagonistas crianças. Para isso analisaremos os filmes recentes: “Kamchatka” (Marcelo Piñeyro, Argentina, 2002), “Machuca” (Andrés Wood, Chile, 2004) e “O ano que meus pais saíram de férias” (Cao Hamburguer, Brasil, 2006). Verificaremos como, ao lidar com “passados doloridos”, com um objeto ainda quente, o olhar infantil enreda a narrativa em uma aura de inocência perdida e de fim de ilusões infantis por meio de uma experiência traumática. E o trauma pessoal passa a ser a metonímia (muitas vezes autobiográfica) daquilo que é visto como um trauma coletivo.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Adjovanes Thadeu. O regime militar em festa: as comemorações do Sesquicentenário da Independência brasileira. In: FREIXO, Adriano de; MUNTEAL FILHO, Oswaldo (org.). A ditadura em debate: Estado e sociedade nos anos de autoritarismo. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005.
ARAÚJO, Maria Paula. Esquerdas, juventude e radicalidade na América Latina nos anos de 1960 e 1970. In: FICO, Carlos et al. Ditadura e Democracia na América Latina: Balanço histórico e perspectivas. 1. ed. [S.l.]: FGV, 2008. Cap. 10, p. 247-274
ARENDT, Hanna. Entre o passado e o presente. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1974, p. 284.
BOPPRÉ, Fernando C. Tempo passado: cultura da memória e guinada subjetiva: um contraponto ao boom da memória nos estudos históricas. Revista Esboços. ISSN 20.
CALVEIRO, Pilar. Política y/o violência. Una aproximación a la guerrilla de los años 70. Buenos Aires: Grupo Editorial Norma, 2005.
CAPELATO, Maria Helena et al. História e cinema: São Paulo: Alameda, 2007.
CARDOSO, Irene. Para uma crítica do presente, São Paulo: Ed. 34, 2001, p. 286
CERTEAU, Michel de. A Escrita da História. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982, p. 65-67.
CORDEIRO, Janaína Martins. Anos de Chumbo ou anos de ouro? A memória social sobre o governo Médici. Estud. Hist. (RIO. J) online 2009, v. 22, n. 43, p. 85-104.
FREDRIGO, Fabiana de Souza. 1998. Franca: UNESP, 1998.
______. “A influência das mobilizações sociais nas transições à democracia: o caso chileno”.In: Caminhos da História da América no Brasil: tendências e encontros de um campo historiográfico. ALMEIDA, Jaime de (org.). Brasília: ANPHLAC, 2005. p. 20.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. O preço de uma reconciliação extorquida. In: TELES, Edson; SAFATLE, Vladimir (org.). O que resta da ditadura. [S.l.]: Boitempo, 2008.
GARCÉS, Mario. Historia y memoria del 11 de septiembre de 1973 en la población La Legua de Santiago de Chile, 2005. Disponível em: http://www.historizarelpasadovivo.cl/downloads/garces.pdf. Acesso em: 22 maio 2011.
GUIMARÃES, Manoel Luiz Salgado. O presente do passado: as artes de Clio em tempos de memória. In: ABREU, Martha; SOIHET, Rachel; GONTIJO, Rebeca (Org.). Cultura política e leituras do passado: historiografia e ensino de História. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007. p. 23-42.
JÚNIOR, Francisco das Chagas Fernandes. Cinema e Historiografia: trajetória de um objeto historiográfico (1971-2010). História da Historiografia, Ouro Preto, n,8., Abr. 2012, p. 151-173. Disponível em: http://www.labhoi.uff.br/sites/default/files/oficina_do_labhoi_no_2_-_historia_e_cinema.pdf. Acesso em: maio 2012
KAMCHATKA. Direção: Marcelo Piñeyro. Produção: Pablo Bossi, Óscar Kramer, Francisco Ramos. Intérpretes: Ricardo Darín, Cecilia Roth, Héctor Alterio, Fernanda Mistral, Tomás Fonzi, Mónica Scapparone, Milton De La Canal, Matías Del Pozo. Roteiro: Marcelo Figueras, Marcelo Piñeyro. Alquimia Cinema S.A.; Oscar Kramer S.A., Patagonik Film Group; Telévision Española, 2002. Via digital (105 min.).
KEHL, Maria Rita. Tortura e sintoma social. In: TELES, Edson; SAFATLE, Vladimir (org.). O que resta da ditadura. [S.l.]: Boitempo, 2008.
KORNIS, Mônica Almeida. Cinema e História: um debate metodológico. Rio de Janeiro: Estudos Históricos, v. 5, 1992. 24 p.
MACHUCA. Direção: Andrés Wood. Produção: Gerardo Herrero, Mamoun Hassan, Andrés Wood. Intérpretes: Matías Quer, Ariel Mateluna Martelli, Aline Küppenheim, Ernesto Malbran, Francisco Reyes, Andrea García-Huidobro, Pablo Krögh Federico Luppi, Gabriela Medina. Roteiro: Roberto Brodsky, Mamoun Hassan, Andrés Wood. Santiago: Buena Vista International, 2004. 1 DVD (120 min.).
NAPOLITANO, Marcos. A escrita fi lmica da história e a monumentalização do passado: uma análise comparada de Amistad e Danton. In: CAPELATO, Maria Helena; MORRETIN, Eduardo; NAPOLITANO, Marcos; SALIBA, Elias Thomé (Org.). História e Cinema: dimensões históricas do audiovisual. São Paulo: Alameda, 2007. p. 65.
NÓVOA, Jorge Luiz Bezerra. Apologia da relação cinema-história. O olho da História, v. 1, n. 1, p.109-122, 1995. Disponível em: http://www.oolhodahistoria.ufba.br/01apolog.html. Acesso em: maio 2012.
O ANO em que meus pais saíram de férias. Direção: Cao Hamburguer. Produção: Caio Gullane, Cao Hamburguer e Fabiano Gullane. Intérpretes: Michel Joelsas, Germano Haiut, Daniela Piepszyk, Caio Blat, Paulo Autran, Simone Spoladore, Eduardo Moreira, Liliana Castro. Roteiro: Cláudio Galperin, Bráulio Mantovani, Anna Muylaert e Cao Hamburguer. Rio de Janeiro: Buena Vista International, 2006. 1 DVD (110 min.).
REIS, Daniel Aarão. Ditadura e sociedade: as reconstruções da memória. In: REIS, Daniel Aarão; RIDENTI, Marcelo; MOTTA, Rodrigo Patto Sá. O golpe militar e a ditadura: quarenta anos depois (1964-2004). São Paulo: Edusc, 2004.
RICOUER, Paul. A Memória, a história, o esquecimento. Campinas: Unicamp, 2007.
ROLLEMBERG, Denise. “Esquecimento das memórias”. In: MARTINS FILHO, João Roberto. O golpe de 1964 e o regime militar: novas perspectivas. São Carlos: Ed. UFSCar, 2006. p. 81-91. SARLO, Beatriz. Tempo passado: cultura da memória e guinada subjetiva. São Paulo.
ROMERO, Luis Alberto. A memória, o historiador e o cidadão. A memória do Processo argentino e os problemas da democracia. Topoi, v. 8, n. 15, jul. 2007.
SARLO, Beatriz. Tempo passado: cultura da memória e guinada subjetiva. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
SOUZA, Maria Luiza Rodrigues. Um Estudo das Narrativas Cinematográficas sobre as Ditaduras Militares no Brasil ( 1964 – 1985) e na Argentina ( 1976 -1983). 234 fl. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
SILVA, Oliveira Walkiria. Construções de memórias da Ditadura Militar Brasileira: entre o trauma e o esquecimento. Cad. Pesq. Cdhis, Uberlândia, v.23, n.2, jul./dez. 2010.
SORLIN, Pierre. Sociologie du Cinéma. Paris, Aubier: 1982. Terceira parte, II Filme e Ideologia, estabelecimento de uma amostra, a construção tempo-espaço, pontos de fixação, sistemas relacionais, p. 199-205, 218-242.
TODOROV, T. Les abus de la mémoire. Paris: Éditions Arléa, 1995.
XAVIER, Ismail. O Discurso cinematográfi co: A opacidade e a transparencia. 4. ed. [S.l.]: Paz e Terra, 2008.
WINN, Peter. A Revolução Chilena. 1. ed. [S.l.]: Unesp, 2010.