Ampliado para o dia primeiro de março o prazo para submissão de artigos no dossiê "Lutas feministas e LGBTQ+ pela democracia no Brasil"

2019-01-30

Foi ampliado para o dia 1 de março de 2019 o prazo para submissão de artigos ao dossiê "Lutas feministas e LGBTQ+ pela democracia no Brasil", organizado pelos doutores Joana Maria Pedro (UFSC) e Elias Ferreira Veras (UFAL), que será publicado na revista Anos 90.

Este dossiê pretende historicizar e problematizar as lutas feministas e LGBTQ+ (Lésbicas, Gays, Travestis, Transexuais etc.) pela democracia no Brasil. Privilegiamos como marcos temporais, a segunda metade do século XX, momento em que emerge, internacionalmente, e, no Brasil, os feminismos de “segunda onda” e o movimento homossexual; e as primeiras décadas do século XXI, quando esses movimentos multiplicam e diversificam sujeitos, reivindicações e estratégias de mobilização. Desse modo, serão bem vindas pesquisas que se preocupem em analisar historicamente as estratégias de resistências empreendidas por mulheres e LGBTQ+, a partir do final da ditadura civil-militar, no período da redemocratização, nos últimos governos democráticos, mas, também no tempo presente. Discutiremos de que modo a democracia - palavra presente nos panfletos, periódicos, publicações, manifestações de rua e outras intervenções – foi mobilizada nas lutas desses sujeitos. Se, a prática historiográfica – da reunião dos documentos à redação do livro – é inteiramente relativa à “estrutura da sociedade”, como aponta Michel de Certeau (2008), faz-se urgente pensar essas lutas no tempo presente, marcado pelo avanço do ultraconservadorismo e o aumento do feminicídio e da LGBTfobia.