A Comissão de Terras e os indígenas no projeto de colonização na Primeira República – Norte do Rio Grande do Sul

Autores

  • João Carlos Tedesco
  • Rosane Neumann Universidade de Passo Fundo PPGH/UPF

DOI:

https://doi.org/10.22456/1983-201X.90486

Palavras-chave:

Primeira República. Rio Grande do Sul. Toldos indígenas. Proteção fraterna. Intrusão.

Resumo

O presente artigo trata da política de proteção fraterna dos indígenas e a intrusão das terras em seus toldos, articulado ao projeto de colonização implementado pelo governo republicano no norte do Rio Grande do Sul, via Diretoria de Terras e Colonização; analisa inicialmente a política de proteção fraterna dos indígenas, traçada e defendida por Torres Gonçalves e, em seguida, a delimitação do espaço dos toldos indígenas e a liberação das terras públicas para colonização, bem como os desdobramentos dessa política no cotidiano da atuação da Comissão de Terras e Colonização. As fontes giram em torno do Relatório da Diretoria de Terras e Colonização do Estado, entre 1910 e 1920. Conclui-se que a política de proteção fraterna do governo positivista, em particular, de sua ala mais humanista, confrontava-se com funcionáriospúblicos inescrupulosos, que não conheciam a realidade dos indígenas e imprimiam ações que produziam conflitos no interior da esfera pública encarregada dos processos de colonização e junto aos indígenas; bem como que havia múltiplos interesses em torno da terra, fato esse que resultou nos aldeamentos indígenas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Carlos Tedesco

Doutor em Ciências sociais; pós-doutor pela Universidade de Verona - Itália

Referências

ALMEIDA, Maria Regina Celestino de. Os Índios na História do Brasil no Século XIX: da invisibilidade ao protagonismo. Revista História Hoje, v. 1, n. 2, 2013.

BECKER, Ítala. O índio Kaingang no Rio Grande do Sul. São Leopoldo: Editora Unisinos, 1995.

BESCHOREN, Maximiliano. Impressões de viagem na província do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Martins Livreiro, 1989.

BRASIL. Congresso Nacional. Annaes da Câmara dos Deputados – Sessão 09 nov. 1917. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, vol. X, 1918, p. 515. Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional.

BRASIL. Decreto nº 426 de 24 de julho de 1845. Contém o Regulamento acerca das Missões de catequese, e civilização dos Índios. Disponível em: https://bit.ly/2M4EMBY. Acesso em: 22 jan. 2019.

BRASIL. Ministério da Agricultura, Industria e Commercio. Relatório do ministro José Rufino Bezerra Cavalcanti ao presidente da República. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1916. Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional.

CAFRUNI, Jorge. Passo Fundo das Missões: estudo histórico do período jesuítico. Passo Fundo: Editora Nação, 1966.

CARDOSO DE OLIVEIRA, Roberto. Sociologia do Brasil indígena. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro; Brasília: UNB, 1978.

CUNHA, Manuela Carneiro da. Política indigenista no século XIX. In: CUNHA, Manuela Carneiro da. (org.). História dos índios do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras: Secretaria Municipal de Cultura: Fapesp, 1992.

DORNELLES, Soraia Sales. De Coroados a Kaingang: as experiências vividas pelos indígenas no contexto de imigração alemã e italiana no Rio Grande do Sul do século XIX e início do XX. Dissertação (Mestrado). Porto

Alegre. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), 2011.

FRANCISCO, Aline Ramos. Kaingang: uma história das interações entre nativos e ocidentais durante a conquista e a colonização no sul do Planalto Meridional. Tese (Doutorado em História). Porto Alegre. Pontifícia

Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, 2013.

GAGLIARDI, José Mauro. O indígena e a república. São Paulo: HUCITEC: USP, 1989.

IOTTI, Luiza Horn. Imigração e colonização: legislação de 1747-1915. Caxias do Sul: EDUCS; Porto Alegre: Assembléia Legislativa do RS, 2001.

KLIEMANN, Luiza H. RS: terra e poder. História da questão agrária. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1986.

LAROQUE, Luis Fernando. Lideranças Kaingang no Brasil Meridional (1808-1889). Pesquisas – Antropologia, n. 56. São Leopoldo: Instituto Anchietano de Pesquisas, p. 1-220, 2007.

MACHADO, Ironita Policarpo. Entre justiça e lucro: Rio Grande do Sul-1980-1930. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2012.

MENSAGEM enviada à Assembleia dos Representantes do Estado do Rio Grande do Sul, pelo Dr. Carlos Barbosa Gonçalves, na 3ª sessão ordinária da 6ª legislatura, em 20 de setembro de 1911. Porto Alegre: Oficinas

Gráficas da Livraria Globo, 1911.

MENSAGEM enviada à Assembleia dos Representantes do Estado do Rio Grande do Sul, pelo presidente Antonio Augusto Borges de Medeiros, na 1ª sessão ordinária da 8ª legislatura, em 20 de setembro de 1917.

Porto Alegre: Oficinas Gráficas d’A Federação, 1917.

MENSAGEM enviada à Assembleia dos Representantes do Estado do Rio Grande do Sul, pelo presidente Antonio Augusto Borges de Medeiros, na 2ª sessão ordinária da 8ª legislatura, em 20 de setembro de 1918.

Porto Alegre: Oficinas Gráficas d’A Federação, 1918.

MENSAGEM enviada à Assembleia dos Representantes do Estado do Rio Grande do Sul, pelo presidente Antonio Augusto Borges de Medeiros, na 1ª sessão ordinária da 8ª legislatura, em 20 de setembro de 1914.

Porto Alegre: Oficinas Gráficas d’A Federação, 1914.

MENSAGEM enviada à Assembleia dos Representantes do Estado do Rio Grande do Sul, pelo Dr. Carlos Barbosa Gonçalves, na 3ª sessão ordinária da 6ª legislatura, em 20 de setembro de 1911. Porto Alegre: Oficinas

Gráficas da Livraria Globo, 1911.

MOTTA, Márcia. Nas fronteiras do poder. Conflito e direito a terra no Brasil do século XIX. 2. ed. Niterói: EDUFF, 2008.

NEUMANN, Rosane Marcia. Uma Alemanha em miniatura: o projeto de imigração e colonização étnico particular da Colonizadora Meyer no noroeste do Rio Grande do Sul: 1897-1932. São Leopoldo: Oikos: UNISINOS, 2016.

PEZAT, Paulo R. Augusto Compte e os fetichistas: estudo sobre as relações entre a Igreja Positivista, o Brasil, o Partido Republicano Rio-Grandense e a política indigenista na República Velha. 1997. Dissertação (Mestrado em História), UFRGS, Porto Alegre, 1997.

PEZAT, Paulo R. Carlos Torres Gonçalves, a família, a pátria e a humanidade: a recepção do positivismo por um filho espiritual de Auguste Comte e de Clotilde de Vaux no Brasil (1875-1974). Tese (Doutorado em História), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2003.

RELATÓRIO apresentado ao Exmo. Sr. Dr. Getúlio Vargas, Presidente do Estado do Rio Grande do Sul pelo Eng.º Civil João Fernandes Moreira, Secretário de Estado dos Negócios das Obras Públicas em 25 de julho

de 1929. Porto Alegre: Oficinas Gráficas d’A Federação, 1929.

RELATÓRIO apresentado ao Dr. A. A. Borges de Medeiros, Presidente do Estado do Rio Grande do Sul pelo Engenheiro Ildefonso Soares Pinto, Secretário de Estado dos Negócios das Obras Públicas em 15 de agosto

de 1922. Porto Alegre: Oficinas Gráficas d’A Federação, 1922.

RELATÓRIO apresentado ao Dr. A. A. Borges de Medeiros presidente do Estado do Rio Grande do Sul, pelo Engenheiro Ildefonso Soares Pinto, secretário de Estado dos Negócios das Obras Públicas. Porto Alegre,

Oficinas Gráficas d’A Federação, 1920.

RELATÓRIO da Diretora de Terras e Colonização apresentado pelo Dr. Ildefonso Soares Pinto ao Dr. A. A. Borges de Medeiros, em 27 de agosto de 1919. Porto Alegre: Oficinas Gráficas d’A Federação, 1919.

RELATÓRIO apresentado ao Exmo. Sr. General Salvador Ayres Pinheiro Machado, Vice-Presidente, em exercício, do Estado do Rio Grande do Sul, pelo Dr. Protásio Alves, Secretaria de Estado, Interino, dos Negócios das

Obras Públicas, em 9 de setembro de 1916. Porto Alegre: Officinas Typographicas da Livraria do Globo, 1916.

RELATÓRIO da Secretaria de Estado dos Negócios das Obras Públicas apresentado ao Exmo Dr. Carlos Barbosa Gonçalves, Presidente do Rio Grande do Sul, pelo Secretário de Estado Candido José de Godoy, em 8

de setembro de 1911. Porto Alegre: Officinas Typographicas da Livraria do Globo, 1911.

RELATÓRIO sobre os indígenas do Rio Grande do Sul, 9 de junho de 1910. Anexo ao Relatório da Secretaria de Estado dos Negócios das Obras Públicas apresentado ao Exmo Sr. Dr. Carlos Barbosa Gonçalves, Presidente do Rio Grande do Sul, pelo Secretário de Estado Candido José de Godoy, em 10 de setembro de 1910. Porto

Alegre: Officinas Typographicas da Livraria do Globo, 1910, p. 147-157.

RELATÓRIO da Secretaria de Estado dos Negócios das Obras Públicas apresentado ao Exmo. Sr. Dr. Carlos Barbosa Gonçalves, Presidente do Rio Grande do Sul, pelo Secretário de Estado Candido José de Godoy. Porto Alegre, 10 de setembro de 1910. Porto Alegre: Officinas Typographicas da Livraria do Globo, 1910.

RICOEUR, Paul. Historia y memoria. La escritura de la historia y la representación del pasado. Historizar el pasado vivo en América Latina. Santiago de Chile, 2007, p. 1-27. Disponível em: http://www.historizarelpasadovivo.cl/downloads/ricoeur.pdf. Acesso em: 10 nov. 2018.

RODRIGUES, Cíntia Régia. As populações nativas sob a luz da modernidade: a proteção fraterna no Rio Grande do Sul (1908-1928). São Leopoldo. UNISINOS, 2007. Tese (Doutorado em História), Programa de Pós-Graduação em História. Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2007.

RÜCKERT, Aldomar; KUJAWA, Henrique. A questão territorial Mato Preto no município de Getúlio Vargas, Erebango e Erechim/RS. Porto Alegre: Ed. da UFRGS; Passo Fundo: IMED, 2010. (Relatório de Pesquisa).

RÜCKERT, Aldomar; KUJAWA, Henrique. A questão territorial Passo Grande do Forquilha no município de Sananduva e Cacique Doble/RS. Porto Alegre: Ed. da UFRGS; Passo Fundo: IMED, 2010a. (Relatório de Pesquisa).

SILVA, Lígia Osório. Terras devolutas e latifúndio: efeitos da lei de 1850. 2. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2008.

SILVA, Marcio Antônio Both da. Caboclos e Colonos. Encontros e desencontros, ocupação e conflitos nas matas do Rio Grande do Sul (1850-1889). Curitiba: Prisma, 2016.

SIMONIAN, Ligia. Terra de posseiros: um estudo sobre as políticas de terras indígenas. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social), Rio de Janeiro: Ed. da UFRJ, 1981.

SPONCHIADO, Breno Antônio. O Positivismo e a colonização do norte do Rio Grande do Sul. Frederico Westphalen: Ed. da URI, 2005.

TRAMONTINI, M. J. A organização social dos imigrantes – a Colônia de São Leopoldo na fase pioneira (1824-1850). São Leopoldo: Ed. da UNISINOS, 2000.

WITTMANN, Luisa Tombini. O vapor e o botoque: imigrantes alemães e índios Xokleng no Vale do Itajaí/SC (1850-1926). Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2007.

Downloads

Publicado

2020-09-14

Como Citar

Tedesco, J. C., & Neumann, R. (2020). A Comissão de Terras e os indígenas no projeto de colonização na Primeira República – Norte do Rio Grande do Sul. Anos 90, 27, 1–21. https://doi.org/10.22456/1983-201X.90486

Edição

Seção

Artigos