O ensino da História, a formação de professores e a Pós-graduação

Autores

  • Marieta de Moraes Ferreira Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22456/1983-201X.68383

Palavras-chave:

Ensino de história, Formação de professores, Mestrados profissionais

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar algumas reflexões sobre os desafios para a formação dos professores da educação básica tendo como eixo o ensino de história. A ideia básica é acompanhar os diferentes momentos desse percurso, que se inicia com as primeiras licenciaturas nos anos trinta; as transformações profundas trazidas pelo regime militar, com a Reforma Universitária a e a expansão das pós-graduações; e finalmente  a emergência dos mestrados profissionais, em especial o ProfHistória.

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Biografia do Autor

Marieta de Moraes Ferreira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Marieta de Moraes Ferreira é doutora em História, professora titular do Instituto de História da UFRJ, coordenadora nacional do prof História, pesquisadora da FGV. Publicou inúmeros trabalhos  merecendo destaque  “A História como Oficio”,  FGV editora , 2013. É uma das autoras do livro didático História em Curso, Editora do Brasil, são Paulo, 2016.

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Publicado

2017-05-26

Como Citar

Ferreira, M. de M. (2017). O ensino da História, a formação de professores e a Pós-graduação. Anos 90, 23(44), 21–50. https://doi.org/10.22456/1983-201X.68383

Edição

Seção

Dossiê: DILEMAS E POSSIBILIDADES DA PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA NO BRASIL