Diversidade e sentidos do patrimônio cultural: uma proposta de leitura da trajetória de reconhecimento da cultura afro-brasileira como patrimônio nacional

Autores

  • Antonio Gilberto Ramos Nogueira

DOI:

https://doi.org/10.22456/1983-201X.6745

Palavras-chave:

Patrimônio cultural, Diversidade, Educação patrimonial, Identidade, Memória

Resumo

Considerando que o reconhecimento e a valorização da diversidade cultural pressupõem uma reeducação das relações étnico-raciais para além dos muros escolares, o texto busca articular as diretrizes que norteiam o processo de reelaboração da nova perspectiva de ensino para se pensar a questão da brasilidade à ressemantização do conceito de patrimônio cultural. Tomando como base os decretos e leis da política oficial de preservação do patrimônio cultural no Brasil do final do século XX, o texto reflete a trajetória de construção do patrimônio como um longo processo de luta para a valorização e reconhecimento da cultura afro-brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABREU, Marta. Cultura imaterial e patrimônio histórico nacional. In: Cultura Política e leituras do passado: historiografia e ensino de história. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.

ANDERSON, Benedict. Nação e Consciência Nacional. São Paulo: Ática, 1989.

BITTENCOURT, Circe M. F. Identidades e ensino da história no Brasil. In: Ensino da história e memória coletiva. Porto Alegre: Artmed, 2007.

CANCLINI, Nestor. O patrimônio cultural e a construção do imaginário nacional. In: Revista do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Brasília: IPHAN/MINC, n. 23, 1994.

CHOAY, Françoise. A alegoria do patrimônio. São Paulo: UNESP, 2001.

DEPARTAMENTO DE PATRIMÔNIO IMATERIAL/IPHAN. Os Sambas, as rodas, os bumbas, os meus e os bois: A trajetória da salvaguarda do patrimônio cultural imaterial no Brasil. Brasília: IPHAN, 2006.

FERNANDES, Ricardo O. Ensino de histórica e diversidade cultural: desafios e possibilidades. In: Caderno Cedes. Campinas: UNICAMP, vol. 25, n. 67, 2005.

FONSECA, Maria Cecília L. O patrimônio em processo: Trajetória da política federal de preservação no Brasil. Rio de Janeiro: UFRJIPHAN, 1997.

_________. Para além da pedra e cal: por uma concepção ampla de patrimônio cultural. In: Memória e Patrimônio: Ensaios Contemporâneos. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

GOFF, Jacques Le. História e Memória. Campinas: UNICAMP, 1992.

GOMES, Nilma Lino. Educação e diversidade étnico-cultural. In: Diversidade na educação: reflexões e experiências. Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 2003.

GONÇALVES, Reginaldo. A retórica da perda: os discursos do patrimônio cultural no Brasil. Rio de Janeiro: UFRJIPHAN, 1996.

GUIMARÃES, Manoel Luís Salgado. Nação e Civilização nos Trópicos: O IHGB e o Projeto de uma História Nacional. In: Estudos Históricos. Rio de Janeiro: FGV/CPDOC, 1988.

HORTA, GRUMBERG e MONTEIRO (org.). Guia básico de educação patrimonial. Brasília: IPHANMuseu Imperial, 1999.

IANNI, Otavio. Otavio Ianni: o preconceito racial no Brasil (Entrevista). In: Estudos Avançados: O negro no Brasil. São Paulo: USP, 2004, n. 50.

MENDONÇA, VIANA, NOGUEIRA, LODY. O Ofício de Baianas de acarajé - patrimônio cultural. In: Registro e políticas de salvaguarda para as culturas populares. Rio de Janeiro: IPHAN/CNFCP, 2005. (Encontros e Estudos).

NOGUEIRA, Antonio Gilberto R. Por um inventário dos sentidos: Mário de Andrade e a concepção de patrimônio e inventário. (Prêmio Silvio Romero 2004) São Paulo: HUCITECFAPESP, 2005.

_________. O Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e a Redescoberta do Brasil: A sacralizaçao da memória em pedra e cal. São Paulo: PUC-SP, 1995. (Dissertação de Mestrado).

NORA, Pierre. Entre Memória e História: A problemática dos lugares. In: Projeto História: História & Cultura. São Paulo: PUC, n. 10,1993.

RODRIGUES, Marly. Preservar e consumir: o patrimônio histórico e o turismo. In: Turismo e Patrimônio Cultural. São Paulo: Contexto, 2001.

SANDRONI, Carlos. Questões em torno do dossiê do samba de roda. In: Registro e políticas de salvaguarda para as culturas populares. Rio de Janeiro: IPHAN/CNFCP, 2005. (Encontros e Estudos).

SANT’ANNA, Márcia. A face imaterial do patrimônio cultural: os novos instrumentos de reconhecimento e valorização. In: Memória e Patrimônio: Ensaios Contemporâneos. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

SEGALA, Lygia. Identidade, educação e patrimônio: trabalho do Laboep. Revista Eletrônica IPHAN. Disponível em: http://www.revista.iphan.gov.br/materia.php?id=138

VIEIRA, Camila. A difícil vida de lá. In: O POVO: Vida & Arte. Fortaleza: 20/11/2006, p. 7.

Downloads

Publicado

2008-07-01

Como Citar

Nogueira, A. G. R. (2008). Diversidade e sentidos do patrimônio cultural: uma proposta de leitura da trajetória de reconhecimento da cultura afro-brasileira como patrimônio nacional. Anos 90, 15(27), 233–255. https://doi.org/10.22456/1983-201X.6745

Edição

Seção

Dossiê: África - Brasil