O jornal Vida Operária e a instrução educacional como instrumento de inserção política

Autores

  • Luciano Everton Costa Teles Universidade do Estado do Amazonas - CEST

DOI:

https://doi.org/10.22456/1983-201X.36592

Palavras-chave:

Primeira República, Jornal Vida Operária, Instrução educacional, Processo político eleitoral

Resumo

O presente texto tem como objetivo caracterizar o sistema político da Primeira República Brasileira, revelando como a imprensa operária no Amazonas, em especial o jornal Vida Operária, posicionou-se frente a este sistema político, destacando as críticas, a proposta de ação política operária e o destaque dado à instrução (educação, no caso saber ler e escrever, sobretudo) como instrumento de participação política.

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Biografia do Autor

Luciano Everton Costa Teles, Universidade do Estado do Amazonas - CEST

Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal do Amazonas (2004) e Mestrado em História Social pela mesma Instituição (2008). Foi professor e coordenador do curso de Licenciatura Plena em História do Centro Universitário Nilton Lins. Atuou ainda como professor substituto da UFAM e como assessor pedagógico da Gerência de Educação Escolar Indígena. Atualmente faz parte do grupo de pesquisa História da Imprensa no Amazonas e atua como professor Assistente da Universidade do Estado do Amazonas (Unidade de Tefé), desenvolvendo atividades principalmente nos seguintes temas: História e Imprensa no Amazonas, História do Trabalho, História e Educação Escolar Indígena.

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Publicado

2013-10-01

Como Citar

Teles, L. E. C. (2013). O jornal Vida Operária e a instrução educacional como instrumento de inserção política. Anos 90, 21(39), 311–336. https://doi.org/10.22456/1983-201X.36592