As linguagens da tradição no Benim: poder e religião

Autores

  • Sheila Conceição Silva Lima
  • Solange Passy Fonseca

DOI:

https://doi.org/10.22456/1983-201X.18933

Palavras-chave:

Benim, Século XIII, Origem, Poder, Religiosidade

Resumo

Este artigo diz respeito às origens de Benim, reino tradicional de África, habitado pelo povo Edo, localizado a oeste do Niger, que tem como principal característica a apropriação da religiosidade e de sua mitologia, base de sua religião tradicional, que fundamentou a construção e o desenvolvimento social e político do reino. O reino de Benim está ligado à Ifé por seu fundador e lendário Oranyan, filho de Oduduwa que, posteriormente, seria o rei de Oyó. A tradição fala também de uma primeira dinastia em que doze reis foram soberanos no século XII. Na primeira metade do século XIII, é Eweka que institui o colégio eleitoral de sete membros e Ewedo seu sucessor, que consolida o reino de Benim através da herança da coroa de Oranyan, ou seja, da dinastia dos reis estrangeiros, como garante o tamborete do ogiso. Este simbolizava toda a autoridade confiada ao guardião da ancestralidade e dos cultos tradicionais que davam sustentabilidade ao dignatário real, na condução do poder. Poder esse de um matiz segmentário tecido e costurado pela religiosidade. A constituição desse espaço imaginário garante a perpetuação do passado nas concepções do presente e inaugura o futuro, estabelecendo o poder e a resistência de um povo, o qual tem a esfera do sagrado como norteador e organizador da esfera do temporal e resguarda aos reis iniciados a manutenção de suas hierarquias e tradições.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sheila Conceição Silva Lima

Sheila Conceição Silva Lima é Doutoranda do Programa de Pós-Graduaçãoda  Universidade  do  Estado  do  Rio de  Janeiro, com  pesquisa  financiada pela CAPES

Solange Passy Fonseca

Solange Passy Fonseca é Pós-Graduanda em História da África e Diás-pora  Africana,  pelas  Faculdades Integradas  Simonsen.

Referências

APPIAH, Kwame Anthony. A Casa de Meu Pai. A África na Filosofia da Cultura. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.

BALANDIER, George. Modernidad y Poder. Madrid e Barcelona: Jucar Universidad, 1988.

COELHO, Virgílio. Em busca de Kábàsà: uma tentativa de explicação da estrutura político-administrativa do Reino de Ndòngò. In: Estudos Afro-Asiáticos, n 32, 1997 p. 135-162.

EGAREVBA, Jacob. A short History of Benim. 3ª ed. Ibadan: Ibadan University Press, 1969.

LEITE, Fábio. A Questão da Palavra em sociedades negro-africanas. In: Juana E. Santos (Org.). Democracia e Diversidade Humana. Salvador: Secneb, 1992, Texto acessado em www.casadasafricas.org.br, em 2008.

___________. Valores Civilizatórios em sociedades negro-africanas. In: Introdução aos Estudos à África Contemporânea. São Paulo: Centro de Estudos Africanos da USP, 1984, p. 103-118.

MAESTRI, Mário. História da África Negra Pré-Colonial. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988.

M’BOKOLO, Elikia. África Negra. História e Civilizações. Tomo I. Lisboa: Vulgata, 2003.

OLIVIER, Roland. A Experiência Africana. Da pré-história aos dias atuais. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1994.

PRIORE, Mary Del e VENÂNCIO, Renato Pinto. Ancestrais. Uma introdução à História da África Atlântica. Rio de janeiro: Editora Campus, 2004.

REIS, João José. Notas sobre a Escravidão na África Pré-Colonial. In: Estudos Afro-Asiáticos, n. 14, 1987, p. 5-21.

SILVA, Alberto da Costa e. A Enxada e a Lança. A África antes dos Portugueses. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006.

___________. A história da África e sua importância para o Brasil. In: Um Rio chamado Atlântico. A África no Brasil e o Brasil na África. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1996.

VERGER, Pierre. Notas sobre o culto aos orixás e voduns. São Paulo: Edusp, 2000.

WALDMAN, Maurício. Africanidade, Espaço e Tradição: a topologia do imaginário espacial tradicional africano na fala ‘griot’ sobre Sundjata Keita do Mali. In: África. Revista do Centro de Estudos Africanos. São Paulo: Humanitas, 2000, p. 219-268.

Downloads

Publicado

2009-12-30

Como Citar

Lima, S. C. S., & Fonseca, S. P. (2009). As linguagens da tradição no Benim: poder e religião. Anos 90, 16(30), 251–271. https://doi.org/10.22456/1983-201X.18933