“Educar pel’O Exemplo”: educação e intersecções de raça, gênero e classe na imprensa negra de Porto Alegre no pós-abolição

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1983-201X.113082

Palavras-chave:

pós-abolição, imprensa negra, educação, raça, gênero e classe, Porto Alegre

Resumo

Com o objetivo de refletir sobre as lutas políticas protagonizadas por indivíduos e grupos negros no pós-abolição, o presente artigo parte do ponto de vista de intelectuais reunidos na imprensa negra de Porto Alegre, mais exatamente durante a primeira fase do jornal O Exemplo (1892-1897). Seu programa voltava-se ao combate ao racismo e à ignorância e, além da garantia de uma escolarização formal de qualidade, pretendiam também “educar pel’O Exemplo”. Explorando o duplo sentido dessa expressão e as relações mantidas com o público, analisamos os sentidos atribuídos à instrução e à educação, com ênfase nas relações e expectativas de gênero no interior dessa coletividade. Assim, esperamos ainda oferecer reflexões sobre como as intersecções de raça e gênero concorreram para a construção de desigualdades sociais e agenciamentos políticos no pós-abolição.

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Biografia do Autor

Melina Kleinert Perussatto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora na área de Ensino de História do Departamento de Ensino e Currículo da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Doutora em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Publicado

2022-10-21

Como Citar

Perussatto, M. K. (2022). “Educar pel’O Exemplo”: educação e intersecções de raça, gênero e classe na imprensa negra de Porto Alegre no pós-abolição. Anos 90, 29, 1–13. https://doi.org/10.22456/1983-201X.113082

Edição

Seção

Artigos