Chamada para submissão de artigos ao dossiê "Exercício do poder na Idade média e suas representações; novas fronteiras, novos significados"

2018-03-16

Está aberto, até o dia 1 de novembro de 2018, prazo para submissão de artigos ao dossiê "Exercício do poder na Idade média e suas representações; novas fronteiras, novos significados", organizado por Igor Salomão Teixeira (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), José Manuel Cerda Costabal (Universidad Gabriela Mistral, Santiago – Chile) e Renato Viana Boy (Universidade Federal da Fronteira Sul)

Este dossiê buscará contemplar pesquisas dedicadas ao medievo estruturadas em problemas historiográficos atuais e em questões relacionadas à escrita da História no período, às relações de poder, à justiça e à história política. O dossiê proposto visa ampliar a visibilidade da produção historiográfica latino-americana no campo dos estudos medievais. Tem, portanto, o intuito de receber contribuições de pesquisadores ligados a centros de pesquisas da América Latina que se dedicam à temática em suas diferentes abordagens historiográficas.

O dossiê, intitulado “Exercício do poder na Idade média e suas representações; novas fronteiras, novos significados”, é uma proposta da RED/e Latino-Americana de Estudos Medievais, que reúne pesquisadores da Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica e México. A justificativa desta proposta se fundamenta no fato de, nas últimas duas décadas, ser possível perceber um crescimento substancial do campo de pesquisa. Junto a este crescimento quantitativo, observa-se ainda uma diversidade e originalidade nas abordagens historiográficas, temáticas e conceituais desses trabalhos, fortalecendo esta área de pesquisa entre historiadores não europeus. Sendo assim, tem um potencial para ampla participação de pesquisadores de fora do Brasil, o que vai ao encontro à proposta inerente da Anos 90 e do PPG em História da UFRGS em relação à internacionalização da pesquisa produzida no Brasil e reconhecimento dos espaços acadêmicos brasileiros como espaços importantes para a produção de conhecimento na América Latina.