A Pesquisa em História Medieval: relatos hagiográficos e processos de canonização

Autores

  • Igor Salomão Teixeira UFRGS

Palavras-chave:

Canonização. Hagiografia. Inquisição. Direito Medieval. Tomás de Aquino.

Resumo

O objetivo deste texto é apresentar, a partir do tema da mesa-redonda “Pesquisa em História Medieval”, algumas considerações historiográficas e metodológicas sobre a utilização de processos inquisitoriais e relatos hagiográficos em estudos sobre a santidade no final da Idade Média. Este texto parte da premissa que esses dois tipos de documentação devem ser lidos e analisados em conjunto quando se pretende estudar aquele fenômeno da sociedade medieval. Para tal, utilizamos o processo de canonização de Tomás de Aquino, que ocorreu entre 1319 e 1323, durante o papado de João XXII, a Ystoria sancti Thome de Aquino, escrita por Guilherme de Tocco, a Practica ou Manual do Inquisidor, escrito por Bernardo Gui e anotações inquisitoriais no Sul da França daquele período. Concluímos que uma análise separada dos processos – testemunhas, assuntos privilegiados, milagres atribuídos ao santo – podem levar a uma interpretação diferente do que quando se lê, além do processo, tanto a narrativa produzida simultaneamente, quanto outros tipos de processos, como os que investigavam as suspeitas de heresias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Igor Salomão Teixeira, UFRGS

Licenciado, Bacharel e Mestre em História. Atualmente, aluno de doutorado em História (bolsa CAPES) e Professor Substituto na Faculdade de Educação da UFRGS. Sua área de atuação em pesquisa é sobre os séculos finais do período medieval, especificamente sobre a Ordem dos Dominicanos, Tomás de Aquino, Hagiografia e Canonização. Como docente, leciona no setor de História da Educação.

Downloads

Publicado

2009-06-26

Como Citar

TEIXEIRA, I. S. A Pesquisa em História Medieval: relatos hagiográficos e processos de canonização. Revista Aedos, [S. l.], v. 2, n. 2, 2009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/9832. Acesso em: 16 abr. 2024.