Bordando as redes familiares: endogamia e exogamia matrimoniais na freguesia de Jacarepaguá, Rio de Janeiro (c.1750-c.1800)

Autores

  • Mareana Gonçalves Mathias da Silva Barbosa Programa de Pós-Graduação em História Social - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

antigo regime português, Jacarepaguá, estratégias matrimoniais

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o estudo de caso de duas famílias e suas estratégias matrimoniais entre 1750 e 1800, na freguesia rural de Jacarepaguá. Inseridos no Antigo Regime católico português, os personagens apresentados possuem uma forte noção de pertencimento à Monarquia portuguesa e suas regras, que eram observadas por cada um, por suas famílias e seus vizinhos, visto que se trata de uma paróquia rural, onde os laços são intrinsecamente ligados à moral religiosa, tanto que as principais formas de aliança eram a designação de padrinhos de batismo e a escolha familiar de cônjuges para o casamento. Através dos laços familiares, escravos, libertos e livres, convivendo no mesmo espaço e compartilhando da mesma tradição, inseriam estrangeiros a todo o tempo em sua lógica de funcionamento, garantindo a paz e a boa convivência.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mareana Gonçalves Mathias da Silva Barbosa, Programa de Pós-Graduação em História Social - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Bacharel, licenciada e mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, atualmente cursa o Doutorado na mesma instituição, no Programa de Pós-graduação em História Social, onde obteve o título de mestre.

É professora da rede municipal do município de Piraí desde 2015.

Downloads

Publicado

2021-04-09

Como Citar

BARBOSA, M. G. M. da S. Bordando as redes familiares: endogamia e exogamia matrimoniais na freguesia de Jacarepaguá, Rio de Janeiro (c.1750-c.1800). Revista Aedos, [S. l.], v. 12, n. 27, p. 435–463, 2021. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/97339. Acesso em: 29 mar. 2024.