Da clausura ao Santo Oficio: o caminho para o convento de uma ré na inquisição.

Autores

  • Andressa Guimarães Barbosa Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Convento, Inquisição, Lisboa

Resumo

Joanna Maria de Nazareth se torna ré na Inquisição de Lisboa no ano de 1718 por seu envolvimento com praticas de feitiçaria e pela negação a vários dogmas católicos. Entretanto essa mulher chega a mesa do Santo Oficio trazendo consigo o status de religiosa professa no convento das Flamengas Clarissas de Alcântara. Com base nisso o presente artigo objetiva analisar os caminhos que levaram essa mulher ao convento, bem como o seu viver nesse espaço antes do processo ter início, de forma que seja possível compreender as razões que levaram uma mulher que foi ré no Santo Oficio a professar os votos de religiosa alguns anos antes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andressa Guimarães Barbosa, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Graduada e mestranda em história pela UFRRJ. Desenvolve pesquisa na área de historia moderna, com enfasse em inquisição e heresias em Portugal.

Downloads

Publicado

2021-10-07

Como Citar

BARBOSA, A. G. Da clausura ao Santo Oficio: o caminho para o convento de uma ré na inquisição. Revista Aedos, [S. l.], v. 13, n. 28, p. 613–653, 2021. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/96817. Acesso em: 28 mar. 2024.