Ação afirmativa e práticas pedagógicas para a educação do negro

Autores

  • Hilma de Pinho Souza Centro Universitário Barra Mansa
  • Andrea Paula Santos Oliveira Kamensk Universidade Federal do ABC
  • Suzana Lopes Salgado Ribeiro Universidade de Taubaté Centro Universitário do Sul de Minas

Palavras-chave:

ensino de história, cultura afro-brasileira e africana, educação básica, relação étnico-racial, diversidade.

Resumo

Neste artigo, apontam-se resultados de um trabalho que objetivou investigar os processos de inclusão para o negro e afrodescendente na escola pública. Por meio de uma pesquisa bibliográfica sobre a temática, da legislação vigente no Brasil nas últimas três décadas e por meio do registro de entrevistas de história oral, com orientadores pedagógicos envolvidos no processo de ensino, objetivou-se a apropriação dos conceitos e dos processos inerentes à inclusão para o negro no universo escolar. A partir desses dados o texto aponta reflexões sobre ações afirmativas e práticas pedagógicas para a educação do negro, em uma perspectiva de criação de uma escola efetivamente inclusiva. Neste contexto ganham relevância as discussões sobre como as ações afirmativas e o atendimento educacional especializado, os limites e possibilidades da legislação e a formação continuada podem contribuir para a universalização dos direitos e garantir uma educação para todos, a fim de consolidar suas ações para estabelecer espaços democráticos, que reconheçam as questões relacionadas à identidade e à diferença e busque a superação de estigmas e estereótipos.

 

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Publicado

2020-04-16

Como Citar

SOUZA, H. de P.; KAMENSK, A. P. S. O.; RIBEIRO, S. L. S. Ação afirmativa e práticas pedagógicas para a educação do negro. Revista Aedos, [S. l.], v. 11, n. 25, p. 484–506, 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/93836. Acesso em: 18 abr. 2024.