Projetos, ideias, cogitações e ... Quando as obras do porto do Rio de Janeiro vão começar?

Autores

  • Thais dos Santos Portella CPDOC/FGV

Palavras-chave:

Reforma do Rio de Janeiro, Charges, O Malho

Resumo

A reforma da Capital Federal brasileira no início do século XX gerou uma série de transformações na cidade, no modo de viver, no desenvolvimento político e cultural. As transformações ocorridas na urbe foram em diversos momentos pauta de matérias na imprensa diária. E também, como foco deste artigo sua temática foi abordada pela imprensa ilustrada., sendo narrada pelos chargistas. As consequências da reforma urbana na cidade do Rio de Janeiro foram, portanto, estimuladoras da criatividade de artistas e literatos. A reforma do Porto do Rio de Janeiro foi um dos temas muito destacado nos anos de 1903 e 1904  na revista O Malho, havendo cobranças e ironias com relação ao início delas. Essa reformulação foram anunciadas em novembro de 1902 e só efetivamente iniciadas em 1904. Desta forma, diversas charges foram produzidas para criticar e abordar a temática, ilustrando uma grande expectativa e cobranças com relação ao desenvolvimento das obras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thais dos Santos Portella, CPDOC/FGV

Doutoranda em História Política e Bens Culturais pelo CPDOC/FGV. Mestre em História Política e Cultura pela UERJ. Bacharel em História pela UERJ e Bacharel em Comunicação Social pela UFRJ.

Downloads

Publicado

2019-08-14

Como Citar

PORTELLA, T. dos S. Projetos, ideias, cogitações e ... Quando as obras do porto do Rio de Janeiro vão começar?. Revista Aedos, [S. l.], v. 11, n. 24, p. 210–224, 2019. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/87363. Acesso em: 1 jul. 2022.